Êxodo 16.2-4,9-15 - 10º Domingo Após Pentecostes - 01/08/2021

Caderno de Cultos 2021 - Sínodo Mato Grosso

01/08/2021

01/08/2021 - 10º Domingo Após Pentecostes
Prédica: Êxodo 16.2-4,9-15
Leituras bíblicas: Salmo 78. 23-29 * Efésios 4.1-16 * João 6.24-35
Cor litúrgica: verde
Pastora Camila Laís Karsten

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA:
Jesus diz: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. João 14.23.
Bom dia/Boa tarde/Boa noite. Como é bom e agradável podermos nos reunir em culto. Aqui estamos para nos reabastecermos de fé, esperança e amor para continuarmos a nossa missão em nosso mundo. Aqui também estamos para colocar diante da cruz tudo aquilo que temos em nosso coração. Que Deus nos conduza e abençoe este nosso encontro. Que todas as pessoas possam se sentir bem, acolhidos e acolhidas.

CANTO DE ENTRADA
Nº 9 - Hinário Livro de Canto – Esta é tua casa

SAUDAÇÃO
Estamos reunidos e reunidas em nome do nosso Trino Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 33 - Hinário Livro de Canto – Vaso novo

CONFISSÃO DE PECADOS
O culto é o lugar onde Deus se encontra com seu povo reunido. Aqui Ele nos acolhe em seus braços e nos ouve. Sabemos que somos pessoas pecadoras, não precisamos esconder isso Deus, pois ele sabe! E em sua infinita graça e misericórdia nos oferece seu perdão. Para isso precisamos apenas confessar à Ele, tudo que pensamos, falamos e agimos de forma errada.
Oremos: Querido e bondoso Deus, graças lhe rendemos por este encontro. Graças por nossas vidas e também daqueles e daquelas que amamos. Senhor, reconhecemos que nem sempre conseguimos agir e fazer o que é a Tua vontade, por vezes até nos esquecemos de ouvir e sentir aquilo que tens proposto a cada um e cada uma de nós. Pecamos em pensamentos, palavras, ações e omissões. O pecado nos afasta de Ti, rompe relações, destrói famílias e amizades. Não queremos viver assim, Senhor. Nos achegamos sob Tua presença, humildemente para te pedir: Tem compaixão de nós e nos perdoe.

ANÚNCIO DO PERDÃO
A Palavra nos diz: “então, se o meu povo, que pertence somente a mim, se arrepender, abandonar os seus pecados e orar a mim, eu os ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados” (2 Crônicas 7.14).
Assim, se vocês, com sinceridade confessaram os seus pecados a Deus, recebem dele o perdão. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

KYRIE
Comunidade reconciliada com Deus e consigo mesma é chamada a clamar pelas dores do nosso mundo. Enquanto cantamos nos lembremos de tantas situações de dor que vemos em nosso dia a dia.
Nº 56 - Hinário Livro de Canto – Pelas dores deste mundo

 

GLÓRIA IN EXCELSIS
Deus ouve o clamor do seu povo e nunca os abandona. Deus ouve o nosso clamor e nunca nos deixará só. Esse Deus é grandioso, amoroso, bondoso. Ele é único em nossas vidas. Tudo que temos e somos vem das bondosas mãos dEle. Por isso, somente Ele é digno de toda nossa honra e toda nossa glória. O glorificamos cantando:
Nº 72 - Hinário Livro de Canto – Glória

ORAÇÃO DO DIA
Deus de amor, aqui estamos para ouvirmos a Tua Palavra. Aquiete nossos corações e nossas mentes para que possamos refletir sobre a Tua vontade em nossas vidas. Que o Espírito Santo nos mova a sermos pessoas que lutam por vida digna a todas as pessoas e que buscam sempre por transformação. Por Cristo Jesus, teu Filho amado que vive contigo e com o Espírito Santo de eternidade a eternidade. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Salmo 78. 23-29*

2ª Leitura Bíblica Efésios 4.1-16*
Aclamamos o Santo Evangelho, cantando Aleluia
Nº 188 - Hinário Livro de Canto – Aleluia
3ª Leitura Bíblica João 6.24-35

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 150 - Hinário Livro de Canto – Buscai primeiro

PREGAÇÃO de Êxodo 16.2-4,9-15
Que a graça, a paz e o amor de Deus estejam presentes em nossos corações. Amém.
Querida comunidade, o texto do evangelho que acabamos de ouvir, nos narra a história de uma multidão que queria mais de Jesus. Eles viram Jesus multiplicar pães e peixes afim de saciar a fome de toda aquela multidão. Fome é assunto sério, e quando alguém faz o alimento se multiplicar a ponto de ser suficiente para todas as pessoas, esse alguém se torna importante. Por isso a multidão segue Jesus, aquelas pessoas querem mais. Então Jesus diz: Parem de vir atrás de mim querendo apenas o pão que mata a fome, nem só de pão viverá o homem! Vocês não entenderam meus gestos. E a multidão diz: O que Deus quer que nós façamos? O que o senhor vai fazer para nós crermos em ti? E então neste diálogo surge a passagem bíblica de Êxodo 16.2-4,9-15 (Ler o texto).
No texto de Êxodo que lemos e ouvimos sobre o povo de Deus que está no deserto, esse mesmo povo que reclamava da escravidão no Egito, agora reclama da fome e ainda dizem que preferiam não ter saído de lá. Deus cumpre sua promessa e alimenta seu povo com o maná e as codornas.
É certo que o povo de Deus costuma reclamar, ou em outras versões bíblicas, murmurar bastante. A murmuração é comum na história do povo de Deus, principalmente na passagem pelo deserto. Começam reclamando da escravidão que viviam no Egito e clamam a Deus por libertação. Deus ouve o clamor do povo e os liberta. Porém, o caminho da liberdade não é algo fácil, é penoso, difícil, certamente não foi como eles imaginavam que seria. Então as reclamações/murmuros continuam a cada dificuldade que encontram no caminhar: falta de água, falta de comida, ameaça de inimigos... E a cada dificuldade encontrada, pensam que seria melhor ter continuado como estavam, no Egito.
A cada reclamação/murmuro Moisés intercedia pelo povo a Deus, e Deus ouvia o clamor do seu povo e os atendia. A cada dificuldade Deus estava ao lado de seu povo e nunca os abandonou. E tudo aconteceu como tinha que acontecer, como Deus havia preparado para eles. Não foi como eles imaginavam, nem como gostariam, mas foi o melhor.
Meus irmãos, minhas irmãs. Como é difícil, as vezes, ou muitas vezes, aceitar a vontade de Deus em nossas vidas. Como é difícil, as vezes, ou muitas vezes, aceitar que Deus guie as nossas vidas e confiar que o melhor para cada um e cada uma de nós Ele fará. E aí nós também reclamamos/murmuramos. Afinal somos também o povo de Deus! Assim como nossos antepassados reclamavam, nós hoje continuamos a reclamar.
Sabemos que é nas primeiras dificuldades da vida que algumas pessoas usam de desculpas para se afastar de Deus. Mas, com certeza, não é isso que Deus quer. Deus é amoroso, misericordioso e quer nos ouvir. Que escutar aquilo que estamos sentindo e como estamos nos sentindo. Sem medo, pois, Ele nos conhece melhor que ninguém.
Para cada pessoa, Deus tem um propósito. Ele nos dá um caminho para seguir, nos acompanha, nos protege, nos abençoa para que possamos seguir esse nosso caminho. Só que esse caminho nem sempre é o mesmo e como nós imaginamos. E aí nos frustramos, reclamamos e murmuramos com Deus. Mas Ele nos ouve, e o melhor em nossas vidas fará.
O texto do evangelho de João e o texto de Êxodo nos trazem a temática do pão. Pão que sacia a fome corporal e pão que sacia o espiritual. Jesus nos ensina que nem só de pão viverá o homem (Mt 4.4). Isso não quer dizer que não precisamos do pão. Precisamos do pão e do Pão da Vida. Ambos descem do céu, porém é o segundo, o próprio Jesus, que dá vida ao mundo e é por isso o mais importante.
Que possamos em nosso dia a dia, aprender a confiar mais nos propósitos que Deus tem pra nós, que possamos continuar seguindo nosso caminho com a certeza da presença de Deus. Ele está conosco todos os dias e nos dá, tudo aquilo que necessitamos para viver. Amém

HINO
Nº 326 - HPD II – O povo de Deus no deserto andava.

CONFISSÃO DE FÉ
Queremos confessar a nossa fé nesse Deus que é o mesmo de eternidade a eternidade. Que fez, faz e ainda fará muito em nossa vida:
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO
As ofertas deste domingo são locais. E a nossa comunidade destina para: _______________________.
Recolhemos as ofertas enquanto cantamos:
Nº 75 - Hinário Livro de Canto – Água cristalina


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
Querido e bondoso Deus, graças lhe rendemos por tua presença gloriosa em nossas vidas. Graças que no nosso caminhar Tu estás presente nos dando tudo aquilo que necessitamos. Graças por este momento de culto, por nossa família, saúde...
Intercedemos pelo nosso mundo, país, estados e municípios. Pedimos por todas as pessoas que passam por dificuldades, dor, solidão. Esteja, Deus de amor, com cada uma dessas situações e seja aquilo que cada uma necessita.
Intercedemos por nossa comunidade, paróquia, IECLB, pessoas ministras, lideranças e membros, continues nos protegendo, abençoando e nos motivando a, com coragem, anunciar e denunciar as injustiças, buscando por vida digna a todos os povos.
Entregamos em Tuas bondosas mãos a nossa vida e confiamos que o melhor para cada um e cada uma de nós Tu fará. Em nome do Teu Filho amado, Jesus Cristo, nós oramos:
PAI NOSSO...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que a benção do Deus de Sara, Abrão e Hagar. Que a benção do Filho nascido de Maria. Que a benção do Santo Espírito de amor, te envolvam com carinho como o abraço de uma pessoa amada. Em nome do Pai, do Filho e Espírito Santo. Amém.

ENVIO
Vamos em paz e sirvamos ao nossa Deus com júbilo e alegria.
Comunidade: Demos graças a Deus.

CANTO FINAL
Nº 309 - Hinário Livro de Canto – Despedida
 


Autor(a): Pastora Camila Laís Karsten
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 10º Domingo após Pentecostes
Testamento: Antigo / Livro: Êxodo / Capitulo: 16 / Versículo Inicial: 2 / Versículo Final: 15
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2021
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 63471
REDE DE RECURSOS
+
Cristo, juntamente com todos os santos, assume a nossa forma pelo seu amor, luta ao nosso lado contra o pecado, a morte e todo o mal. Em consequência, inflamados de amor, nós assumimos a sua forma, confiamos em sua justiça, vida e bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br