Ezequiel 33.7-11 - 14º Domingo após Pentecostes - 06/09/2020

Caderno de Cultos 2020 - Sínodo Mato Grosso

06/09/2020

06/09/2020 - 14º Domingo após Pentecostes
Pregação: Ezequiel 33.7-11; Leituras: Salmo 119.33-40; Romanos 13.8-14; Mateus 18.15-20
Diácono Vanderlei Hüther – Paróquia de Sorriso - MT


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia/ Boa tarde/ Boa noite.
Que alegria podermos nos reunir para celebrarmos este culto. Como é bom podermos estarmos juntas/ juntos uns dos outros/outras e também podermos estar na presença do nosso Deus.
Nos encontrarmos com Deus é uma alegria, e muito mais do que isso, é um privilégio.
Aqui encontramos o Deus que nos criou, nos guardou e nos salvou. Encontramos o Deus que entregou a sua vida, em Jesus Cristo, para nos livrar da perdição e da condenação do pecado.
Com isso, gostaria de saudar a cada um e cada uma de vocês com as palavras que são Lema para esta nova semana. Palavras da epístola aos Filipenses 4.4, que convida a alegrar-nos: “Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se”.
Que o bondoso Espírito de Deus possa nos guiar neste culto e encher nosso coração de alegria. Que Deus esteja conosco. Amém.

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
398 – HPD II – Alegrai-vos sempre no Senhor
Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Como já dito antes, é uma alegria estar aqui, na casa de Deus (e se ainda estivermos celebrando cultos virtuais lembrar que cada lar também é casa de Deus – nosso corpo é templo do Espírito Santo). Assim, celebramos este culto em nome do Triúno Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
85 – HPD I – Vem, Espírito Divino

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Senhor, nosso Deus! Com alegria nos reunimos na tua presença neste momento. Com gratidão nos apresentamos diante de ti. Trazemos, Senhor, conosco tudo o que temos feito e vivido nestes últimos dias, também nossos erros.
Senhor amado, queremos assim confessar nossas falhas a Ti. Pedir perdão por aquilo que fizemos, ou até mesmo deixamos de fazer. Pedir perdão por falharmos Contigo, com nosso próximo e também com a tua criação. Dá-nos, ó Deus, o teu Espírito de sabedoria e conhecimento para que possamos encontrar o caminho que nos leva para junto de Ti e da Salvação. Assim, Pai amado, nos entregamos nas tuas mãos pedindo perdão. E fazemos isso em nome de Jesus Cristo, nossos Senhor e Salvador. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Na primeira carta aos Tessalonicenses 5.23 nos é dito assim: Que Deus, que nos dá a paz, faça com que vocês sejam completamente dedicados a ele. E que ele conserve o espirito, a alma e o corpo de vocês livre de toda mancha, para o dia em que vier o nosso Senhor Jesus Cristo.
Na cruz, por seu sangue, Cristo nos limpa e nos lava de toda impureza e de todo pecado. Assim, vos anuncio que, por Cristo Jesus recebemos o pleno perdão, e todos os nossos pecados são perdoados. Em nome do Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

KYRIE
O mundo ainda sente as dores deixadas pelo Covid-19. Nosso país, nossa cidade, comunidade, nossas famílias são afetadas de forma direta e/ou indireta.
Por todo o sofrimento gerado queremos interceder cantando:
Pelas dores deste mundo – Kyrie Eleison

GLÓRIA IN EXCELSIS
Em gratidão pelo amor, pelo cuidado e pelo perdão que recebemos, bendigamos o nome do Senhor, cantando:
263 – HPD I – Bendirei ao Senhor

ORAÇÃO DO DIA
Senhor amado! Que bom que podemos estarmos reunidos em culto – físico ou virtual, para nos nutrirmos da tua Palavra, da Tua sabedoria e do Teu conhecimento. Orienta-nos e monstra o caminhando pelo qual devemos andar. Conceda-nos, o Teu Espírito Santo para abrir nossos olhos, mentes, corações e ouvidos. Isso nós te pedimos, ó Deus, em nome de Jesus Cristo, que contigo e o Espírito Santo, vive e reina, de eternidade a eternidade. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Salmo 119.33-40

2ª Leitura Bíblica: Mateus 18.15-20

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
379 - HPD II – Estou pronto, Senhor

3ª Leitura Bíblica: Ezequiel 33.7-11

PREGAÇÃO
Queridos irmãos e irmãs na Fé em Jesus Cristo, nosso Senhor.
Que a Graça, a Paz e o amor de Deus esteja com cada uma e com cada um de vocês, hoje e sempre. Amém.

Hoje o nosso texto bíblico fala sobre duas situações, não distintas, mas complementares. Uma delas é sobre a visão de Deus sobre o pecador, e a outra é sobre a nossa, mais especificamente sobre a nossa missão como vigias/atalaias!
Mas antes de entrar no texto bíblico de Ezequiel precisamos entender o contexto de onde este profeta vem.

Ezequiel vive e atua em um dos momentos mais difíceis para o povo de Israel: o exílio babilônico. Nascido dentro de uma família sacerdotal, ele é levado para a Babilônia por volta do ano 598 a.C., e lá vive com outros exilados. Neste tempo, o profeta se dá conta de que este exilio não seria tão rápido o quanto eles pensavam, seria um longo tempo.
Depois de praticamente 5 anos na Babilônia, Ezequiel é chamado por Deus; e na sua vocação ele é chamado e comparado a um vigia. Os vigias das torres eram pessoas responsáveis de avisar os moradores da cidade caso algum perigo estivesse se aproximando. O vigia (ou atalaia) era tão responsável pela segurança do povo que, caso algo acontecesse e ele não avisasse, poderia pagar com sua própria vida. Assim sendo, Ezequiel foi um profeta chamado para avisar o povo sobre as ameaças que estavam chegando, ou até mesmo já haviam chegado!
A missão de Ezequiel, pode ser facilmente comparada com a missão que nós recebemos no dia do nosso batismo: Anunciar o arrependimento, o perdão dos pecados e a vida nova trazida por Jesus – é sobre isso que o texto do evangelho deste dia nos chama. Nós, quando batizados, recebemos junto da salvação uma missão!
O P. Dr. Roger Wanke, em sua reflexão homilética, diz que este texto bíblico possui um forte apelo missionário! Deus não chama seus profetas, e nem mesmo a sua igreja para permanecer na mesma maneira de sempre – em sua zono de conforto. “Deus chama a viver a missão que ele mesmo nos concede. Pelo fato de Deus amar os perdidos, os perversos e querer a sua salvação, ele chama a sua igreja para anunciar o evangelho, convidado pessoas a se converterem de seus maus caminhos, a fim de segui-lo pela fé, em amor e para a esperança”. (PL 44)
Neste sentido, o texto bíblico da prédica de hoje nos apresenta qual é a verdadeira intencionalidade missionária de Deus, ademais da grande responsabilidade que nós, pessoas cristãs, recebemos de Deus. Deus não se agrada com a perdição e a condenação das pessoas! Ele não quer isso. Mas bem o contrário, Ele chama cada pessoa cristã – você e eu, para anunciar o juízo e a salvação oferecida por Cristo na Cruz.
Nossa tarefa e missão enquanto cristãos, comunidade e igreja é anunciar a Boa Nova da Salvação de Jesus Cristo, clamando e anunciando a mudança de uma vida pecaminosa para uma vida junto de Deus.
Importantíssimo lembrar que a nossa tarefa não é julgar. De forma alguma! Nossa tarefa é conduzir as pessoas para Jesus, o Salvador. Ele é o verdadeiro vigia/atalaia de Deus. “Jesus Cristo assume esse papel. Tanto que ele pagou com a sua vida pelo pecado tanto do perverso como do justo. O nosso sangue e o dos outros não é mais cobrado de nós mesmo”.
Querida comunidade. Não esqueçamos que a nossa tarefa, a tarefa das Igreja Cristã, é e continua sendo a de “chamar o perverso à conversão e trazer-lhe a salvação. Jesus, o verdadeiro Filho do Homem, veio para buscar e salvar o perdido (Mc 10.45)”. (PL 44)
Meditemos nestas palavras e entreguemo-nos à Missão de Deus.
Que Deus nos acompanhe. Que assim seja. Amém.


HINO
589 - LC – Deus fará que tua vida
585 - LC – Oh, bem cego andei


CONFISSÃO DE FÉ
Pela Palavra anunciada, professemos nossa fé com as palavras do Credo Apostólico.
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
460 – HPD II – Conta as bênçãos


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Sejam alertas e fiquem firmes na fé. Sejam corajosos e fortes. Façam todo trabalho com amor.
Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com vocês. E que o meu amor esteja com todos vocês, pois estamos unidos com Cristo Jesus. (Apóstolo Paulo)
Assim, que o Senhor te abençoe e te guarde. Que Ele faça resplandecer o seu rosto sobe ti e tenha misericórdia por ti. Que o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Amém. (+)


ENVIO
Vamos na paz do Senhor e sirvamos a Ele com alegria.

CANTO FINAL
287 - LC – Cuida bem
 


Autor(a): Diácono Vanderlei Hüther
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 14º Domingo após Pentecostes
Testamento: Antigo / Livro: Ezequiel / Capitulo: 33 / Versículo Inicial: 7 / Versículo Final: 11
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2020
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 58414
REDE DE RECURSOS
+
À casa de Deus não pertence nada mais que a presença de Deus com a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br