Ezequiel 37.1-14 - 5º Domingo na Quaresma - 29/03/2020

Caderno de Cultos 2020 - Sínodo Mato Grosso

29/03/2020

29/03/2020 – 5º Domingo na Quaresma
Sl 130; Rm 8.6-11; Jo 11.1-45
Pregação: Ez 37.1-14
Missª Tatiane F. Ertmann Stele – Nova Mutum/MT


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia (ou boa noite) a todos. Sejam todos bem-vindos a este culto. Quero acolhe-los neste 5º Domingo na Quaresma com a Palavra do nosso Deus, conforme o Evangelho de Marcos 10.45 que diz: “Jesus Cristo diz: O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente.”
Neste tempo na Quaresma, que tenhamos corações sensíveis para perceber que aquele que se fez servo entre nós, é o Soberano Senhor, único capaz de transformar a nossa vida em vida verdadeira! Que sua oferta de amor seja motivo de vida e felicidade para nós! Amém.

Agradecemos a todos e a todas que nos visitam. Sejam também muito bem-vindos/as. É uma alegria tê-los/as conosco. O nosso desejo é que vocês sintam, por meio da nossa comunidade, o amor do próprio Deus. E que desejem estar conosco muitas outras vezes.

CANTO DE ENTRADA
27 – LIVRO DE CANTO DA IECLB – Teu povo.

SAUDAÇÃO
O profeta Joel 2.13 assim diz: Em sinal de arrependimento, não rasguem as roupas, mas sim o coração.” Não rasgar as vestes significa não viver apenas de rituais, e sim rasgar o coração diante de Deus. Deus quer uma conversão sincera, uma mudança de atitude de vida. “É tempo de limpar e enfeitar a casa por dentro. Convém que vivamos sempre de modo sábio e santo, dirigindo a nossa vontade e as nossas ações para aquilo que sabemos agradar a Deus” (Leão Magno). Que assim seja no tempo de Quaresma e em todos os outros dias da nossa vida.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
14 – LIVRO DE CANTO DA IECLB – Deus está presente.

CONFISSÃO DE PECADOS

Amado e benigno Senhor, Aba querido, Salvador Supremo, Espírito Santo direcionador das nossas vidas, Tu és Deus sobre tudo e todos! Quantas vezes temos sido falhos! Quantas vezes temos sido fracos! Quantas vezes temos sido indiferentes! Quantas vezes fechamos os nossos olhos para a tua maravilhosa graça e a tratamos como algo sem graça. Oh Deus, quão grande é nossa culpa frente ao teu amor. Merecemos somente castigo, sabemos disso! Por nossas próprias forças e vontades estaríamos perdidos!!! Agradecemos que tu não nos abandonas, e tendo enviado o Salvador, podemos ter esperança. Por isso ousamos clamar por misericórdia e perdão! Pedimos que apesar do nosso pecado e culpa, que tu nos perdoes pelo teu amor e tua compaixão! Socorre-nos e nos ensina a cada dia a viver para ti, no teu amor, no teu Evangelho. Entregamos nossas vidas em tua presença, e pedimos, corrigi-nos, quebra-nos e faze-nos de novo, como um vaso nas mãos do oleiro. Aceitamos tua correção, e anunciamos que tu és Deus, sobre as nossas vidas. Assim, que possamos seguir, na tua paz, no teu amor e no teu perdão. Faz-nos pessoas melhores Senhor, abre os nossos olhos e coração, para que saibamos olhar para a ti e para o próximo com um amor verdadeiro, assim como o de Cristo demonstrado por nós. Que tua luz nos guie e nela possamos caminhar todos os dias da nossa vida, redimidos e salvos por ti. Em nome do Salvador. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Assim diz a Palavra do Senhor: “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro mais”. (Isaías 43.25). Palavras de perdão e graça! Que todos possam acolhe-las como resposta ao pedido de perdão que colocaram diante do Senhor neste momento. E que a vida nova e a paz se concretizem em cada vida aqui! Amém.
KYRIE
Como filhos e filhas de Deus não queremos ser indiferentes aos sofrimentos deste mundo. Também neste período de reflexão, de aquietação, de contemplação do amor que Jesus tem por nós, e que foi demonstrado de forma intensa na cruz do Calvário, somos convidados a também olhar para o nosso meio e a transmitir o amor de Cristo às pessoas. Temos várias formas de fazê-lo, e aqui enquanto Igreja reunida também o podemos fazer orando e clamando a misericórdia de Deus pelas dores deste mundo. Que este momento sirva também de inspiração para que ao sair daqui possamos ir ao encontro das pessoas, como instrumentos da salvação e compaixão de Deus.

58 – LIVRO DE CANTO DA IECLB – Tem piedade, Senhor.

GLÓRIA IN EXCELSIS
Glórias a Deus pelo seu amor que nos alcança, nos corrigi, nos liberta, nos perdoa, e nos faz instrumentos do seu amor. Por isso, e por tudo mais que Deus sempre de novo nos acrescenta, cantemos alegremente, dando glórias a Deus:
73 – LIVRO DE CANTO DA IECLB – Ontem, hoje e para sempre.

ORAÇÃO DO DIA
Bondoso e amado Deus, nós te agradecemos pela oportunidade que tu nos dás de sermos teus filhos e filhas, agradecemos pelo teu cuidado, pelo teu perdão. Pelas vezes que mesmo não percebendo, tu estás conosco e nos guarda dos perigos. Agradecemos que neste dia, pudemos abrir os nossos olhos, e recebemos de ti, mais um dia de vida. Obrigada Senhor pelas tuas bênçãos infinitas. Agradecemos a Senhor, que também no sofrimento, tu estás conosco, nos consola e fortalece. Pedimos que tu abençoes também este momento de receber a Tua Palavra. Que sendo lançada, ela caia em nossos corações e encontre terra fértil, ou seja, que encontre corações receptivos ao teu amor. Em nome de Jesus. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Salmo 130
2ª Leitura Bíblica: Romanos 8.6-11
3ª Leitura Bíblica: João 11.1-45


CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
165 – LIVRO DE CANTO DA IECLB – Estou pronto Senhor

PREGAÇÃO: EZEQUIEL 37. 1-14

Ao ouvir este texto, é possível imaginar um vale profundo, cheio de ossos. Talvez pessoas que ali foram mortas e/ou jogadas. Talvez uma espécie de cova, mas que não foi tapada, onde ossos humanos podiam ser vistos por todos os lados, centenas de esqueletos humanos. Esta é a visão que Deus dá a Ezequiel.
Um lugar onde tudo foi consumido. Onde parece que a morte venceu! Não há ali nem um ser que respira, nenhum movimento, nada que demostre vida.
O texto em destaque trata-se de uma espécie de parábola. Assim como as parábolas de Jesus no Novo Testamento. Querem nos fazer refletir. Aqueles ossos secos são os seres humanos, na sua condição pecadora, espiritualmente mortos. O vale dos ossos secos é uma figura do que também Paulo fala aos romanos (8.6): “as pessoas que tem a mente controlada pela natureza humana acabarão morrendo espiritualmente”. Portanto, os ossos secos representam a condição de vida que se tem a partir do pecado. O pecado que domina, que toma posse. O pecado que suga e destrói a nossa vida.
Aquele vale dos ossos secos representa a todos os seres humanos, pois como a própria Palavra nos ensina, “todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus” (Romanos 3.23). Isto significa que nós todos aqui, e toda a humanidade, quer onde estiver, é pecadora. Ninguém é livre dessa culpa. Por mais que algumas pessoas desprezem este fato de que são pecadoras, desprezem o fato de que estão debaixo dos olhos de Deus, e que sua condição é desprezível, isso não altera em nada a sua condição. Cada ser é pecador. Podemos perceber bem isso se olharmos para a lei, para os mandamentos, para o que Jesus ensina – amar a Deus e ao próximo como Ele amou. O que a lei nos aponta, nos mostra? Não cumprimos o que de nós é esperado. Apesar de a lei servir para dar rumo, somos desobedientes. E por isso, nós mesmos, nos colocamos nesta condição de pecadores perdidos e condenados, por causa da nossa desobediência.
E é por isso que a graça de Deus tão anunciada, que se mostra de forma tão especial em Jesus Cristo, é algo maravilhoso. A vinda de Jesus, sua morte na cruz é imprescindível, precisa perpassar nossa razão, mente e coração. Passamos a ter vida verdadeira pela fé nesta ação de Deus em nosso favor.
O Evangelho nos aponta a única solução para que haja vida em meio ao vale de ossos secos. Aponta a abrir o coração para Jesus. Apesar da inclinação ao pecado, em Cristo, permitir-se a uma nova vida, controlada pelo Espírito Santo que habita em nós ao nos rendermos a Jesus reconhecendo-o como nosso Senhor e Salvador.
É isto que mostra a parábola de Ezequiel. Nossa natureza é pecadora. Os ossos secos representam a velha natureza, a condição em que estamos sem a graça de Deus. No entanto, quando a graça de Deus se manifesta, nossa natureza passa a ter nova oportunidade de vida.
Ezequiel, na sua visão, é chamado a pregar, a falar àqueles ossos secos. Dar-lhes oportunidade, falando de esperança, da vida nova que poderiam experimentar, como o Evangelho que fala da esperança de vida em Jesus. A partir daquela mensagem de esperança, algo inexplicável e inesperado acontece: os ossos secos passam a ter tendões, músculos e pele, e são maravilhosamente vivificados!!! Passam a respirar, tendo uma nova oportunidade de vida.
O que isso representa? O ouvir da Palavra com o coração aberto a Jesus certamente trará mudança de vida. Aquele que crê e vive a partir da fé em Jesus, sai do vale de ossos secos. Não deixa de ser pecador, porque a essência da velha natureza ainda está embutida. No entanto, há um mover do Espírito Santo, que modifica toda uma situação de destruição. Em Jesus nos é dada uma nova vida, uma vida controlada pelo Espírito Santo.
Há muita gente vivendo como vivos-mortos pois ainda não compreenderam a que Jesus veio. O romancista russo Fiodor Dostoieviski escreveu: há no homem um vazio do tamanho de Deus. O vazio no vale dos ossos secos só se preencheu a partir do que Deus realizou ali. Quer nos fazer refletir que apenas em Cristo, podemos ser preenchidos e vivificados.
Nos dias atuais temos visto o ser humano numa constante busca pela realização. Há em nós uma sensação de incompletude. Muitos se matam, e muitos outros estão sofrendo de depressão, stress, insônia, alcoolismo. Hoje há fobias de todos os tipos. A ansiedade é um mal generalizado. Isso tudo claramente aponta para um sentimento de vazio no ser humano. Como vemos na parábola dos ossos secos, a resposta para o vazio não é encontrada em nós mesmos. Não é encontrada no dinheiro. O magnata Rockfeller disse: Juntei milhões, mas eles não me trouxeram felicidade. Não é encontrada no poder. Alexandre, o Grande chorava após derrubar seus inimigos e dizia desconsolado: Não há mais mundos para conquistar. Não é encontrada nos prazeres terrenos. O escritor pornográfico Lord Byron disse antes de morrer: Tudo que me restou agora foram vermes, câncer e ressentimento. O preencher dos vazios, vem por ouvir a Palavra, deixar-se despertar pela ação de Cristo e do seu Espírito Santo desejando e abrindo espaço para que Deus mude a nossa história. É através dessa ação de amor que Deus tem preenchido milhões de pessoas no correr da História. Cada um de nós tem a mesma oportunidade. É uma escolha nossa: ficar no vale dos ossos secos como seres dominados pela natureza humana ou ser vivificados experimentando a nova natureza controlada pelo Espírito Santo.
Que o nosso corpo, alma, mente e coração estejam atentos à Palavra de Deus e abertos para a vida vivificada que só recebemos por Cristo Jesus. Todo aquele que assim o quiser, como Ezequiel no vale dos ossos secos, certamente será maravilhosamente surpreendido. Que Deus possa agir nas nossas vidas também. Amém.


HINO
459 – LIVRO DE CANTO DA IECLB – Santo Espírito clemente

CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta à Palavra, confessemos a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico:

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
473 – LIVRO DE CANTO DA IECLB – Nossa vida preciosa.

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Deus de bondade, pela tua infinita graça e teu amor intenso e profundo, queremos agradecer. Sempre de novo tu nos cercas com essa graça e amor, envolvendo nosso ser a perceber que somente em Ti podemos ser verdadeiramente felizes, somente em Ti podemos ser verdadeiramente libertos e salvos. Cumpre em nós o Senhor os teus propósitos de salvação. Abre os nossos olhos, pela direção do teu Espírito Santo, ilumina nosso ser. Abrimos nosso coração, entregamos nossa vida nas tuas mãos. Proclamamos que é a tua salvação, a tua mensagem de amor que de fato importa nessa vida. E que possamos viver nela, e a partir dela, no Caminho. Nos envolva de tal forma que não esqueçamos que o pecado só quer nos destruir e nos levar a ruina. Que sempre de novo possamos ser conduzidos, fortalecidos e animados pelo teu Espírito Santo vivificador. Deus de amor, também queremos lembrar com carinho de todos os aniversariantes, clamando o Deus que tua bondade se manifeste na vida de cada um deles e pedimos que os guarde em teu amor. Intercedemos pelos doentes, os enlutados, os que sofrem, se sentem preocupados, em situações difíceis. Tu és o Senhor de cada um/a deles/as! Tu podes curar, consolar, dar paz, fortalecer e animar a cada um e a cada uma. Os confiamos em tuas mãos Senhor bondoso, mãos seguras e poderosas! E que eles/as não esqueçam de cada um dos teus benefícios em seu favor, mas que os percebam para que teu nome seja exaltado. Que acima de tudo, nenhum destes queridos lembrados, e nenhum de nós aqui reunidos perca a esperança em Ti, mas que esteja aberto para que seu amor, Deus querido, seja experimentado e transmitido. Intercedemos ainda pelas autoridades do nosso país, estado e cidade. Que eles governem para o bem do teu povo. Cuida e orienta também a nossa IECLB em todo o âmbito nacional, também os trabalhos em nossa paróquia/comunidades. Que todos trabalhem para honra e glória do teu nome. Que sempre possamos em unidade caminhar, visando o que de fato é essencial. Assim Deus Salvador, entregamos tudo nas tuas mãos, na certeza que tu ouves a nossa oração, e que irá respondê-la conforme a tua santa vontade. Assim oramos em nome de Jesus que nos ensinou a dizer:

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o Senhor te abençoe e te guarde, que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti, que o Senhor levante o seu rosto sobre ti e te dê e acompanhe com a sua paz. Amém

ENVIO
Vamos todos na paz do nosso bondoso Deus. E que enquanto aqui estivermos pelo caminho, o sirvamos com alegria pelos seus grandes feitos em nosso favor. Amém. Abençoada semana.

CANTO FINAL
288 – LIVRO DE CANTO DA IECLB – Vem derrama a paz.
 


Autor(a): Missionária Tatiane Fick Ertmann Stele
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Quaresma
Perfil do Domingo: 5º Domingo na Quaresma
Testamento: Antigo / Livro: Ezequiel / Capitulo: 37 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 14
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2020
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 55083
REDE DE RECURSOS
+
Confie no Senhor. Tenha fé e coragem. Confie em Deus, o Senhor.
Salmo 27.14
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br