Fardo leve

Artigo

01/11/2005


No contexto de fim de ano, faço aqui uma breve retrospectiva. Em 30 de outubro, o Sínodo Norte Catarinense celebrou o seu 1º Dia da Igreja; a motivação foi especial. A IECLB lembrou, em 9 de outubro, o centenário de fundação do antigo Sínodo Luterano de SC/PR.

O Dia Sinodal da Igreja, em Joinville, tinha também como fonte de inspiração o próprio Dia da Reforma. Em 31/10/1517, Lutero afixou as 95 Teses na porta principal da Igreja do Castelo, em Wittenberg. As Teses testemunham o pensamento teológico do Movimento da Reforma.

A presença de quatro mil pessoas no Dia da Igreja revelou a vocação de unidade da Igreja sinodal. O encontro foi inaugurado com culto eucarístico muito especial e transcorreu num espírito que refletiu profundidade e leveza ao mesmo tempo.

Agradecemos ao Senhor da Igreja que motivou a participação de tantas pessoas de quase todos os recantos da geografia sinodal. Muitas vozes agradecidas externaram a sua alegria e o encanto pelo convívio. Essa experiência a serviço da unidade nos ajuda a entender melhor quando Cristo contradisse os senhores da lei e afirmou: meu fardo é leve.

Sob a graça de Deus, inúmeras pessoas se tornaram sujeitas de uma história de boa qualidade, repleta de testemunhos em palavras e ações. Aliás, a história das comunidades evangélicas no Brasil mostrou que o projeto luterano teve uma característica ambiciosa e foi um projeto marcado pela persistência.

Destaco ainda um outro detalhe. É tempo de Advento. Deus rasga os céus e vem ao nosso encontro, na pessoa de seu único Filho. Deus rompe com a neblina do egoísmo e da desesperança; acena com a possibilidade de vida nova. À medida que experimentamos a sua proximidade, descobrimos que Ele não impõe fardos pesados, mas compartilha a sua bondade e oferece a riqueza do seu perdão. Vida assim, marcada pela leveza do Evangelho, só pode desembocar em atitudes humanas sábias e promover vida de respeito ao próximo.

Manfredo Siegle
pastor sinodal do Sínodo Norte-catarinense
da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
em Joinville - SC

O Caminho - 12/2005


Autor(a): Manfredo Siegle
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Natureza do Texto: Artigo
ID: 7999
REDE DE RECURSOS
+
Orar é a obra mais primorosa, por isto é tão rara.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br