Fé, economia e política no contexto da Reforma. O que isto tem a ver conosco hoje?

Encontro de formação de Lideranças

02/04/2017

Encontro
Daniel
Lauri 1
Lauri 2
Lauri 3
Lauri 4
Encontro 2
4
1 | 1
Ampliar

No último sábado (02/04), das 08h às 13h, na Paróquia do ABCD (Santo André-SP), tivemos mais um encontro de formação de Lideranças da União Paroquial São Paulo, alusivo aos 500 anos da Reforma. Iniciamos o encontro cantando hinos de Lutero e ouvindo duas peças de Bach, executadas pelo maestro Ionan Daniel.

O tema abordado foi Fé, economia e política no contexto da Reforma. O que isto tem a ver conosco hoje? O facilitador foi o P. Dr. Lauri Emilio Wirth, que inicialmente situou os/as presentes sobre o contexto histórico do movimento da Reforma e a seguir discorreu sobre vários subtemas como: o mapa da Alemanha e da Europa na época, o espírito econômico que pairava, a lei da oferta e da procura, a formação de monopólios, o surgimento dos primeiros banqueiros, empréstimos, do liberalismo ao neoliberalismo, liberdade e desejo ilimitado, a liberdade do mercado e a culpa, mercado como juiz transcendental, o ser humano, direitos humanos e a igualdade entre os seres, Calvino, e os Reinos civil e religioso em Lutero.

Lauri fez pontes muito interessantes entre o século XVI e os dias de hoje. Somos gratos/as pela oportunidade ímpar.

Cerca de 50 pessoas participaram do evento, que inquietou, ofereceu luzes para o nosso agir hodierno e animou a todos/as.  

COMUNICAÇÃO
+
Certamente vocês sabem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês.
1Coríntios 3.16
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br