Fé verde: o amor é Ecológico - Gênesis 1.31 - Pa. Mara Sandra Parlow - 05 de agosto de 2020

Oração em tempos de Coronavírus

04/08/2020

 

Neste dia 5 de agosto do Ano do Senhor de 2020, meditamos acerca do cuidado com a Criação. Sob o título de nosso devocional: “Fé Verde : o amor é ecológico”, nos embasamos na palavra bíblica de Gênesis, capítulo 1, versículo 31, onde está escrito: “E Deus viu que tudo que havia feito era muito bom, a noite passou e veio a manhã, esse foi o sexto dia”.

No sexto dia, Deus mesmo celebrou a sua Criação, e Deus viu que tudo que havia feito era muito bom. Sim, nosso amado Deus e criador de todas as coisas, criou tudo perfeitamente. A natureza e todas as criaturas de Deus têm um funcionamento irreparável aos olhos humanos e desde a concepção humana. Tudo foi pensado e concebido de modo perfeito. E a nós foi concedida a tarefa de cuidar de tudo isso. Não estamos acima de outras criaturas, mas estamos junto, pertencendo à Criação, com a tarefa particular de cuidar de tudo que Deus criou. 

Em meio à pandemia do coronavirus, muito temos nos perguntado: o que está acontecendo com a natureza da qual fazemos parte? O que está acontecendo no Planeta onde vivemos, este planetinha azul que tem apresentado sinais de descuido e sofrimento? 

Em verdade, a Terra geme, geme em dores de sofrimento e isso nos afeta diretamente. O que temos feito com o que Deus viu que era muito bom?
Nós somos convocados através de uma fé verde a nos ocuparmos do tema da Criação e do seu cuidado. O nosso amor cristão precisa ser ecológico, ou seja, precisa ter uma lógica eco engajada e sim, estamos convocados terminantemente a pensar sobre isso e a agir em favor da Criação Divina. Em síntese: agir em torno desse tema do amor cristão que também se faz ecologicamente engajado.

Afinal, constatamos, por exemplo, que cada pessoa adulta hoje gera para o Planeta um quilo de resíduo plástico por mês. Sem reciclagem, sem cuidado, sem destinação correta. Se nós partirmos somente desse exemplo, vemos que temos muito para pensar e muito a corrigir em nosso trajeto como seres chamados por Deus para cuidar da vida e de todas as formas vivas no Planeta.

Certa vez, ganhei de minha filha um coração pintado em verde e perguntei a ela: “Filha, é essa a cor do nosso coração?”. Ao que ela respondeu: “Sim, mamãe! Nosso coração precisa ser verde, porque nós precisamos amar a natureza”. Minha filha era pequena e até hoje lembro e digo a “Ó, nosso coração é verde, filha...”. 

Então nesse dia, buscando a consciência do tanto de responsabilidade que temos para com a Vida, em meio a uma pandemia que nos afeta, que nos entristece, que nos retira do convívio social, nós podemos pensar a partir do Amor de Deus que temos muito a fazer em favor da sua criação.

Oremos: Querido e amado Deus, dá-nos um coração verde. Dá-nos um olhar atento à Tua Criação perfeita. Dá que não fiquemos estáticos diante da pandemia, mas que saibamos cuidar da nossa saúde e fiquemos alertas em relação ao que temos feito com tantas outras criaturas Tuas. Dá-nos forças, ó Deus, para que possamos atuar no cuidado e no bom e correto encaminhamento dos resíduos que produzimos. Que defendamos as matas, e tenhamos a coragem de defender a vida incondicionalmente. Conduza-nos nesse tempo de recolhimento a pensarmos profundamente acerca de novas condutas e a sermos agentes de Vida e de cuidado com a Vida! Amém.

MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
Consulta, primeiro, a palavra do Senhor.
2Crônicas 18.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br