Finados

vida e morte

31/10/2016

O dia de finados nos remete a lembranças de pessoas que viveram próximos a nós , e de repente nos deixou. Seja por acidente, por doenças, por falta de humanidade, com tantas guerrras sangrentas no mundo, por si próprio. Nunca entenderemos de fato porque alguém morre.... queremos sempre achar que ainda era cedo..que não precisava ser ela. A morte leva nossa capacidade de pensar ao limite...e nunca acharemos a razão para compreende-la.

Mas o que devemos mesmo fazer no dia de finados? já que neste dia a maioria de nós  vai para cemitérios, onde o corpo foi colocado e oferecemos flores, velas e orações.

Começamos  a lamentar a partida de nosso ente  querido, choramos por ser tão dolorido a sua perda, descrevemos  nossas dores com palavras de angústias e sofrimento. Não que seja errado fazer isso, na hora da dor, nem sabemos muito o que fazer. E estar ali no cemitério trás sempre a lemrança do dia em que a morte os levou.

É uma forma de nos sentirmos reconfortados, de deixar a saudade falar por nós

E se começarmos a olhar para este dia diferente? Se chegarmos  ao túmulo e em vez de tristezas, deixarmos as lembranças dos momentos bons surgirem? momentos de vida...de alegrias juntos.

Difícil?..muito... mas se também lembrarmos que Jesus foi morto , teve um túmulo...mas ressuscitou, e o melhor de tudo está vivo entre nós, dentro de nós. Nos faz ter fé de que nossos queridos que partiram  também terão a sua volta. E a fé e a esperança na ressurreição do corpo é o que nos mantém firmes nos ensinamentos de Deus..

Vamos aos cemitérios, vamos chorar se preciso  for, mas vamos nos alegrar, nos lembrar de todos que já se foram, e acreditar que um dia todos nós seremos merecedores da ressurreição assim como foi Jesus Cristo...

Que possamos fazer do dia de Finados...um dia de poder lembrar também da vida, e não só da morte...


Autor(a): Claudiana Friedel
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Jaraguá do Sul - Apóstolo Tiago
Título da publicação: Finados / Editora: Claudiana / Ano: 2016 / Volume: 42
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 40146
REDE DE RECURSOS
+
Ninguém deve fazer tudo o que tem direito a fazer. Cada qual deve olhar para o que é útil e o que é benéfico para o seu irmão, para a sua irmã.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br