Filipenses 2.5-11 - Ano Novo - 01.01.2015

Caderno de Cultos 2015

01/01/2015

01/01/2015- Ano Novo (Nome de Jesus)
Pregação: Fp 2.5-11; Leituras: Nm 6.22-27; Lc 2.15-21
P. Valdir Hobus – Claudia - MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Boa noite! Sejam todos bem-vindos. Com grande alegria nos encontramos como comunidade de fé nesta data especial. Um novo ano se inicia. Como é bom podermos iniciar essa nova etapa na companhia de irmãos e irmãs na fé.
Saudar a todos com o texto das Senhas Diárias para este dia. (ler)

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Nº 314 - Hinário – De bons poderes
Para quem não conhece a melodia: https://www.youtube.com/watch?v=aN7dGz6NH5M

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Comunidade reunida em esperança e fé é comunidade fortalecida para ser testemunho num novo ano que começa. Por isso, ao nos reunirmos, o fazemos em nome de nosso Trino Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº328 - Hinário – Um só rebanho

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Convidamos a comunidade para se colocar em pé. Oramos.
Querido e bondoso Deus, Agradecemos-te por nossa vida. Mais um ano termina, e outro começa. Como é bom saber que estiveste ao nosso lado até aqui, e certamente permanecerás conosco nos dias que se seguem. Gratos te somos por isso. Contudo, nem sempre reconhecemos ou aceitamos tua orientação em nossas vidas. Cometemos pecados e por isso nos afastamos de ti. (Tempo para confissão em silêncio). Pedimos-te, perdoa-nos Senhor. Em nome de Cristo Jesus, Amém!

ANÚNCIO DO PERDÃO
A todos que com sinceridade confessam seus pecados, Deus concede seu perdão, como dizem as Escrituras: “Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam”. Salmos 86:5

KYRIE
Agradecidos pelo perdão recebido, somos desafiados a olharmos a nossa volta, e vermos as inúmeras situações de dor e sofrimento. Ao cantarmos o próximo hino, nos colocamos ao lado destas pessoas, e clamamos pela misericórdia de Deus.
Cantamos: Pelas dores deste mundo ó Senhor

GLÓRIA IN EXCELSIS
Convido a juntos louvarmos ao nosso Deus cantando Glórias.
Glória, glória....

ORAÇÃO DO DIA
Deus Eterno, agradecemos-te pelo perdão recebido. Abrimos nossos corações e mentes neste momento para receber a tua Palavra. Dá-nos o alimento que necessitamos. Fortalece-nos para este novo ano que começa. Fala conosco, Senhor. Assim, oramos em nome de Cristo, Amém!

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Nm 6.22-27

2ª Leitura Bíblica: Fp 2.5-11

Preparamo-nos para a leitura do Evangelho. Para isso nos colocamos em pé, e juntos aclamamos cantando: Aleluia!
Aleluia, aleluia, aleluia....

3ª Leitura Bíblica: Lc 2.15-21

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº - Hinário – Título do Hino

PREGAÇÃO
Prioridades para 2015

Estimados irmãos, estimadas irmãs. Diante de nós se descortina um novo ano. A poucos dias estivemos envolvidos em festividades. Advento foi tempo de reflexão e preparo para a chegada do natal. Para muitos, o natal foi uma data de compras, faxina e trabalho para preparar tudo de forma perfeita. Assim como no preparo de um casamento, são muitos dias, até meses de preparo para poucas horas de festa, da mesma forma o natal também acaba se tornando apenas tempo de correria para um breve momento em torno de uma mesa servida com guloseimas.
O que deve-se ao fato de que muitas vezes as prioridades estão invertidas. O sentido do natal passou a ser transferido para o que era secundário, e o que realmente importa, passou a ser relegado para um segundo plano.
Contudo, hoje é o dia no qual muitos de nós olhamos para o novo ano e fazemos planos, promessas e até compromissos: “esse ano vai ser diferente”, “2015 vou dedicar mais tempo pra família”, “quero mudar de vida”, e por aí vai.
Tudo isso já ouvimos ou falamos no ano passado. A exatamente um ano fizemos as mesmas promessas, pronunciamos os mesmos votos, firmamos os mesmos compromissos.
O Texto de Filipenses nos convida a olharmos para 2015 de maneira a não perdermos o foco. Existe algo que deveria estar na primeira linha de nossas listas de compromissos para o novo ano. Somente assim será possível fazer um ano diferente, que realmente tenha sentido e que não passe em branco.
Paulo nos dá pistas valiosas para uma vida com sentido, com profundidade, e que não caia na mesmice das promessas não cumpridas, dos desejos não realizados, e dos compromissos esquecidos.
Ele diz: “Tenham o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha.” (v.5) Mas que modo de pensar é este?
Quero destacar três atitudes que podemos tomar como referencia para nossa vida:
1) HUMILDADE: Jesus Cristo, como sabemos e afirmamos em nosso credo, é o único Filho de Deus, e portanto, da mesma natureza de Deus. Ele é a segunda pessoa da Trindade, ou seja, ele é Deus. Contudo, enquanto esteve aqui na terra, foi humano como todos nós, com uma exceção: ele nunca pecou. Afirmamos que Jesus Cristo é o Deus que se encarnou, o Emanuel (Deus conosco) que celebramos no natal.
Contudo, tendo ele a natureza de Deus, mesmo assim não tentou ficar igual a Deus, mas em tudo tornou-se um servo. Abriu mão de toda a glória, honra e majestade. Sofreu as dores deste mundo imperfeito, foi humilhado, castigado, morto e sepultado. E tudo isso por amor.
Amor não apenas pelos que o amavam, mas também pelos seus inimigos. Amor não pelos que se diziam perfeitos, mas por aqueles que reconheciam que eram pecadores e não mereciam amor nenhum.
Eis aí uma boa pista para um 2015 melhor: humildade. Quantas vezes nos tornamos arrogantes, prepotentes e orgulhosos? Temos orgulho até de nossa religiosidade, de nossa devoção. Mas com isso, corremos o risco de julgar aqueles que achamos não serem bons o suficiente. Apontamos o dedo e condenamos. Ao contrário de Cristo, queremos sim ser como Deus, e se possível, até sentar no trono de Deus para julgar o mundo.
Amor é uma palavra chave para mudar essa atitude. Amar como Jesus amou, incondicionalmente.
Amar não somente aqueles que nos amam, mas também os nossos inimigos. Perdoar não só os que supostamente merecem, mas a todos que buscam pelo nosso perdão.
Sabemos que este amor é humanamente impossível, e para isso precisamos recorrer àquele que é a fonte de todo o amor: o próprio Deus. Somente quando assumimos que sozinhos não somos capazes, e em humildade buscarmos auxilio de Deus, é que poderemos ter o mesmo modo de pensar que Jesus Cristo teve.
2) OBEDIENCIA: Outra palavra chave destacada por Paulo no texto de hoje fala que Jesus Cristo foi obediente, e obediente até a morte. Obedecer é fácil quando o que se espera de nós é o mesmo que nós desejamos. Porém, quando a vontade de Deus difere da nossa, então a história muda.
Obedecer, segundo a maneira como Cristo obedeceu, significa que muitas vezes temos que abrir mão de nosso querer para seguir o querer de Deus para nossa vida.
É comum vermos pessoas pedindo para Deus abençoar algum projeto de vida. Mas é raro vermos as pessoas perguntando se este projeto é da vontade de Deus.
Algo do tipo: “Deus, que seja feita a tua vontade, mas que essa vontade seja a mesma que a minha”.
Se queremos um 2015 diferente, se desejamos ter o mesmo modo de pensar que Cristo teve, então precisamos aprender a obedecer a vontade de Deus, mesmo quando essa vontade não é a nossa vontade. E mais uma vez, isso só é possível quando buscamos auxilio no próprio Deus.
3) RECONHECER CRISTO COMO SENHOR: Paulo termina falando que o objetivo de tudo isso é para que todo joelho se dobre diante de Cristo, e declare abertamente que ele É o Senhor.
Reconhecer Cristo como Senhor, e dar a ele toda honra e toda a glória, deveria ser a prioridade para nossa vida no novo ano. O centro da nossa fé é Cristo Jesus. Não são as bênçãos, as alegrias, os milagres, mas o Senhorio de Cristo em nossa vida que deve ser a razão de nossa fé. Isso significa que precisamos colocar prioridades em nossa vida: o que realmente importa? O que tem valor para nós?
Como afirmou Lutero, naquilo no qual nós colocamos nosso coração, isso será nosso Deus. Quer seja o trabalho, o dinheiro, a diversão, o estudo, alguma pessoa, enfim, o que ocupar o centro de nossa vida, será nosso deus.
Que possamos deixar o centro de nossa vida unicamente para Deus. E dar a ele toda Honra e toda a Glória.
Assim, teremos o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus teve, e certamente 2015 será um bom ano. Independente do que aconteça, firmados em Cristo, a vida vale a pena ser vivida.
Desejo a todos um abençoado 2015, em humildade, obediência e fé em Cristo Jesus. Amém.
HINO
Nº474 - Hinário – Ontem ele foi, hoje ele é.

CONFISSÃO DE FÉ
Após ouvirmos e meditarmos na Palavra de Deus, juntos confessamos nossa fé com as palavras do Credo Apostólico:

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 166 - Hinário – Dá-nos olhos claros


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Levantar pedidos de intercessão e/ou agradecimentos.
Oremos: Senhor Deus, Graças te damos por mais um culto no qual tu nos servistes com tua Palavra e teu amor. Ao nos despedirmos, colocamos em tuas mãos nossos pedidos e agradecimentos (lembrar os nomes e motivos).
Intercedemos ainda por nossa Igreja, que sempre permaneça firme na missão de te servir e anunciar o Evangelho. Oramos por nosso país, e pelos governantes. Que tenham sabedoria e dignidade ao exercerem suas funções.
E, pedimos-te ainda, Abençoa-nos neste novo ano que inicia. Que sejamos instrumentos teus, obedientes aos ensinos de Cristo. Que nosso testemunho possa ajudar outras pessoas a encontrarem o sentido da vida. Que nossa alegria seja contagiante e motivadora na vida dos que nos cercam.
Guarda-nos em tuas bondosas mãos.
E aquilo que ainda temos em nossos corações, agora expressamos juntos na oração que Cristo ensinou, dizendo....
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Deus, fonte e origem de todas as bênçãos, derrame sobre vós a abundância da sua graça
e vos conserve sãos e salvos durante todo o ano.

ENVIO
Ide na Paz do Senhor, e sirvam a Ele com Alegria. Amém

CANTO FINAL
Nº 374- Hinário – Vamos agora em paz


Autor(a): Valdir Hobus
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Domingo: Ano Novo

Testamento: Novo / Livro: Filipenses / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 5 / Versículo Final: 11
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2015
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 31255
REDE DE RECURSOS
+
Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta.
Tiago 2.17
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br