Franz Xaver Gruber (1797-1863)

Obra e Biografia

29/06/2012

Franz Xaver Gruber (1797-1863) Melodia HPD nº 13

Nasceu: 25 de novembro de 1787 em Unterweizberg, Paróquia Hochburg, Austria
Faleceu: 7 de junho de 1863 em Hallein, próximo de Salzburgo.

Franz Xaver Gruber era filho de um tecelão de linho. O pai se opunha tenazmente ao talento musical do filho. Mas Franz começou a aprender a tocar órgão escondido do pai. Um dia, o organista local, que era seu professor, adoeceu. O jovem Franz, então com 12 anos de idade, substituiu-o no órgão, surpreendendo a todos. E durante toda a doença do organista oficial foi Franz quem acompanhou os hinos da comunidade. Diante disso, o velho Gruber teve que ceder, e deixou-o estudar para tornar-se organista e mestre-escola. Depois de diplomado, foi trabalhar em Oberndorf (de 1807 até 1829), onde sua vida se cruzou com a do padre Joseph Mohr (1792-1848).

Os dois, o padre e o organista, logo se tornaram grandes amigos, ligados pelo amor de Deus e interesse pela música. Ambos comentavam a falta de um hino simples que cantasse com pureza o nascimento de Jesus. Na véspera do Natal de 1818, o padre Mohr deixou-se levar pela quietude e beleza dos picos montanhosos envoltos em neve, lá fora, e pela paz que transmitiam. E acabou escrevendo seis versos de Noite feliz. Na manhã seguinte foi correndo à casa do professor Franz Gruber. Mostrou-lhe os versos. E Gruber, inspirado pela singeleza e beleza dos versos, musicou-os imediatamente. Ainda na noite do Natal o novo hino foi apresentado à comunidade no ofício religioso. Os fiéis ficaram emocionados.

Um ano mais tarde, um perito, que veio para Oberndorf a fim de consertar o órgão, ouviu a melodia de Gruber. Gostou tanto do hino que levou uma cópia da música para sua aldeia natal, no Vale do Zillertal, no Tirol. A partir dali, letra e melodia espalharam-se pelo mundo, com sucesso cada vez maior. Mas não se sabendo os nomes dos autores, pensou-se que era uma canção folclórica do Tirol.

Finalmente, em 1854, o Imperador Frederico Guilherme IV chegou a ouvir este hino, quando apresentado pelo coro da Capela Imperial de Berlim. E ele ordenou que se procurasse pelos autores. O padre Mohr então já havia falecido. Mas Franz Xaver Gruber, que (após seis anos em Berndorf) desde 1835 trabalhava como organista e regente do coral na paróquia de Hellein (próximo de Salzburgo) pôde dar todos os detalhes a respeito da origem de letra e melodia do seu hino de Natal.

Este hino “Noite feliz, na versão do Padre Pedro Sinzig (1876-1952), encontra-se no nosso hinário “Hinos do Povo de Deus” sob nº 13.

Fontes: Herta Pauli em Noite Feliz, artigo no jornal O Caminho de dezembro de 1985
e Friedrich Wilhelm Bautz Gruber, Franz em BBKL, Volume II (1990), Coluna 363 = www.bautz.de/bbkl


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Melodia
ID: 15732
REDE DE RECURSOS
+
Ajuda-nos, Senhor, nosso Deus, porque em ti confiamos.
2Crônicas 14.11
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br