Gênesis 18.1-10a - 6º Domingo Após Pentecostes - 21/07/2019

Caderno de Cultos 2019 - Sínodo do Mato Grosso

03/07/2019

21/07/2019 - 6º DOMINGO APÓS PENTECOSTES
Pregação: Gênesis 18.1-10a; Sl 15; Cl 1.15-28 Lc 10.38-42
Dulcenelda Schneider – Comunidade Evangélica Santarém - MT


ACOLHIDA
Bom dia, sejam todos bem vindos. Quero saudar a comunidade com as palavras das senhas diárias (ler as senhas). Que bom podermos estar neste culto alegres pelo o que Deus tem feito e tem sido em nossas vidas.
Agradecemos a presença das pessoas que nos visitam. Sejam bem vindas. O nosso desejo é que se sintam bem em nosso meio e que desejem retornar muitas outras vezes.

CANTO DE ENTRADA
20 - Livro de Canto – Jesus em tua presença

Ou: Nº ____________________________________________________

LITURGIA DE ABERTURA

SAUDAÇÃO
Estamos reunidos em nome do Trino Deus. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

CANTOS DE INVOCAÇÃO
93 - Livro de Canto – A tí Senhor, elevo a minha alma

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Confessemos os nossos pecados. Temos nas palavras de Davi do Salmo 32.3 a motivação. Ele diz: “Enquanto eu mantinha escondido os meus pecados e o meu corpo definhava de tanto gemer...” Esconder o pecado faz mal. Diante disso, convido todas a ficarmos um tempo em silêncio. Esse tempo é a oportunidade que temos de colocar diante de Deus os nossos pecados cometidos em palavras, pensamentos e atitudes.

ANÚNCIO DO PERDÃO
No mesmo Salmo 32.1, Davi compartilha do perdão dizendo: “Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados”, Que os nossos corações também encontrem essa paz e felicidade.

KYRIE
Como pecadores que se sabem perdoados e reconciliados com Deus, unamos as nossas vozes para clamar pelas dores deste mundo. Juntos cantamos: 56 – Livro de Canto – Pelas dores deste mundo.

GLÓRIA IN EXCELSIS
Glorifiquemos o nosso Deus cantando: 183 – Livro de Canto – Glorificado, seja teu nome.

ORAÇÃO DO DIA
Senhor Deus e Pai, estamos em tua presença e agradecemos pelas muitas bênçãos que dia a dia o Senhor tem derramado em nossas vidas. Obrigada pelo Teu cuidado, proteção e por tudo que tu nos dás. Obrigada inclusive pelas dificuldades por que cremos que elas, mediante a fé, se transformam em bênção. Abençoe-nos também agora com a Tua Palavra. Que essa semente que será lançada encontre terra boa, corações receptivos que correspondem ao Teu amor, em nome de Jesus Cristo. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Leituras: Salmo 15

2ª Leitura Bíblica: Colossenses 1.15-28

3ª Leitura Bíblica: Lucas 10.38-42

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
152 - Livro de Canto – Pela Palavra de Deus

PREGAÇÃO
Texto da Pregação Gênesis 18.1-10a

Este é um texto, que fala sobre o dia em que Abraão tem um encontro sobrenatural com Deus. Abraão o patriarca do povo de Deus, não é apenas o pai espiritual de Israel. É pai de todos os que creem, pai da fé. Coube a ele nos ensinar o que significa ter fé. Abraão já com idade bem avançada, não é mais um menino, não um adolescente e nem um homem de meia idade. Conforme diz o texto, ele já está bem mais próximo do que a gente pode dizer do fim, do que do começo. Abraão um homem que sempre foi obediente a Deus. Não nos deixou lamentos, mesmo quando a esperança se tornou absurda, ele acreditou.
Abraão obedecia a Deus; Abraão cria em Deus. Abraão tinha de Deus o crédito de, quando Deus mandava ele obedecia incondicionalmente. Por ele se viu no mundo o que é ter esperança. Ele era o eleito de Deus e herdeiro da promessa de que todas as nações seriam abençoadas em sua posteridade. Que significa ser o eleito de Deus? É ver recusado o desejo de juventude na primavera da vida, para só obter tal favor na velhice.
Ele está passando um momento nesse texto sagrado, em que as coisas não estão fáceis e, não estão fáceis mesmo. Não era a questão financeira que abatia Abraão, não era a questão de felicidade profissional que abatia Abraão, não era um problema de saúde que abatia Abraão; era uma complexidade de fatos que passava na mente dele, dentre eles talvez o mais grave na ótica da cultura oriental o fato de ele não poder ter sucessor, ou seja, tudo o que ele tinha feito ele sabia que iria para as mãos de outro. Abração chega a diz: Senhor meu servo Eliéser vai herdar tudo eu não terei sucessor, e ele sofria muito por esse motivo
Nosso texto fala desse homem de fé chamado Abraão e de sua mulher Sara. Ele é o homem que alcançou graça diante de Deus, sendo justificado por sua fé.
O seu dinheiro não compraria saída, nada daria certo pra ele acabou, não tem como, ele não tem chance de resolver seu problema.
Deus quer tratar direto com o ser humano. Esse Deus vem ao nosso encontroe se apresenta. É Ele, o Senhor que chama, desafia, tira do anonimato, da solidão, da alienação degradante, da tristeza e conduz o ser humano para enfrentar os desafios da vida.
Ele então um dia, recebe uma visita. Deus sempre fez questão de visitar os angustiados.
Na Biblia temos várias textos que nos deixam testemunhos vivos do agir de Deus no momento de angustia que seu povo:
Hagar - um dia acabou a água, a comida, a esperança, o futuro de Hagar e a Bíblia diz que o Senhor mandou o anjo,
Daniel - um dia Daniel foi jogado numa cova cheia de leões famintos e a Bíblia diz que o senhor mandou um anjo fechar a boca dos leões.
Você já conseguiu imaginar essa cena? Você diante de leões famintos pronto para ser devorado? De repente um anjo fechar a boca dos leões?
A Bíblia diz que Sadraque, Mesaque e Abdinego estavam numa fornalha e a Bíblia diz que um quarto homem foi lá andar com eles.
A Bíblia dá vários exemplos em que Deus visita pessoas angustiadas.
Isso me dá uma tranquilidade muito grande porque eu fico falando comigo mesmo: Senhor se eu estou vivendo esse momento, eu sei que o Senhor não vai me abandonar,
eu sei que o Senhor não vai me deixar ficar à margem do destino. Meu Deus visita o angustiado.
Abraão está sentado na porta. 11 horas da manhã, e nada
Ele também não está esperando nada, você já ficou na vida, algum dia em que você ficou perguntando que hora são agora, olhando, não tendo o que fazer, sem assunto para conversar? Tá tudo ruim.
A coisa é lá dentro de Abraão, não é dinheiro do banco que o preocupava não, é coisa que o dinheiro não compra que o preocupava.
meio-dia, sol escaldante, 50 graus, Abraão está sentado, olhando de um lado para o outro.
Abraão não andava sozinho, Abraão tinha uma nação com ele. Então quando Abraão estava sentado ali, o que passou de gente pra lá e pra cá. Alguns querendo conversar mas ele não está muito afim. Já é meio dia, ele está lá desde manhã, 50 graus nas costas na porta da tenda,
Ele olha para o lado, ele vê três anjos.
A Bíblia diz que Abraão levanta e não espera eles virem. Ele levanta e ele se joga nos pés dos anjos, e diz Meu Senhor ... (v.3)
Deus quer tratar direto com o ser humano. Esse Deus vem ao nosso encontro e se apresenta. É Ele o Senhor que chama, desafia, tira do anonimato, da solidão, da alienação degradante, da tristeza e conduz o ser humano para enfrentar desafios da vida.
Presta atenção no que Deus vai falar, Sara ficou dentro da tenda, Abraão ficou
no meio do sol. Sara era uma mulher que estava desanimada, os desanimados senhores e senhoras, tudo que eles querem é sombra e água fresca.
Desanimado não aceita que tem chance de vencer.
Desanimado diz eu vou dormir que eu não aguento mais um sol
Há muita gente que resolveu entregar os pontos e se enfiar dentro da tenda
Há muita gente que resolveu jogar a toalha e dizer, eu não aguento mais o sol
Queridos irmãos e irmãs, se alguma vez você já passou ou está passando por esse momento de desânimo, que saibamos, Deus nunca nos abandona na porta da tenda.
O texto também realça a hospitalidade de Abraão. Abraão oferece uma maravilhosa acolhida a seus hóspedes inesperados.
A hospitalidade gera a promessa. Este é o presente dos visitantes: o anúncio do nascimento de Isaque (Isaque significa alegra-se). Sara riu em seu íntimo, mas não foi castigada por isso. Seu riso é fruto de sua incredulidade diante do fato de já estarem com uma idade avançada. Para Sara seria impossível o anúncio dos anjos. Abraão também achou graça da promessa de um filho a um homem de 100 anos.
Somos assim: crentes incrédulos. Somos chamados a crer que o poder é de Deus (Sl 61.11). “Acaso para Deus há cousa demasiadamente difícil?”
Que o Senhor nos dê a confiança e a fé de Abraão. Amém
.
HINO
172 - Livro de Canto – Não temas pois que eu te remi

CONFISSÃO DE FÉ
Como comunidade cristã aqui reunida, queremos confessar a nossa fé em Deus dizendo todos juntos as palavras do credo apostólico. Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
84 - Livro de Canto – Por tudo o que tens feito

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________

Senhor agradecemos por esse culto e pela Palavra lançada em nossos corações. Que possamos viver em total dependência de Ti. Agradecemos pelos aniversariantes porque sabemos que a vida é dádiva das tuas mãos. Que o Senhor conceda saúde renove a fé e a esperança na certeza da ressurreição e vida Eterna. Queremos interceder pelas pessoas que precisam de cuidados especiais. (nome das pessoas). Intercedemos pelo nosso pais, por todas as autoridades, que possam buscar sempre orientação em ti. Dê a cada um sabedoria e discernimento no exercício lhe confiado. Abençoa a nossa comunidade conduza em tudo que fizermos. Assim pedimos e agradecemos em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. E tudo o mais queremos incluir na oração que Jesus Cristo nos ensinou:

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o Senhor te abençoe e te guarde, que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti, que o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a sua Paz. Amém.

ENVIO
Vamos em paz e sirvamos ao Senhor com alegria. Um bom domingo e uma abençoada semana a todos

CANTO FINAL
2 - Livro de Canto – Que a graça do Senhor Jesus
 


Autor(a): Miss. Dulcenelda Schneider
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 6º Domingo após Pentecostes
Testamento: Antigo / Livro: Gênesis / Capitulo: 18 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 10
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2019
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 52423
REDE DE RECURSOS
+
Eu anunciarei a tua fidelidade e te louvarei o dia inteiro.
Salmo 35.28
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br