Gênesis 3.1-13

Prédica

18/08/2002

 

 Gênesis 3.1-13

Saudação apostólica:

Tenho observado no cotidiano das pessoas que uma das coisas que mais aflige e atormenta a vida é o sofrimento.

E quando falamos sobre o sofrimento humano logo nos enchemos de questionamentos, de dúvidas, perguntas que exigem uma resposta rápida e concisa.

Claro que, na nossa sociedade, as respostas existem, muitas vem rapidamente até nós, através de igrejas, segmentos religiosos, movimentos pela vida, enfim, muitas pessoas querem Ter o poder de dar respostas ao sofrimento das pessoas, as vezes, de forma muito superficial, e isso tende a gerar mais sofrimento ao invés de tranquilizar as pessoas.

Uma pergunta essencial que fazemos quando falamos em sofrimento é: Existe vida sem sofrimento? Toda pessoa sofre, independente do lugar onde vive ou como vive. Mas o que talvez não entendemos é porque temos de sofre?

Desejo ler o texto bíblico que nos ajuda a compreender o porquê do sofrimento humano. (Gn 3.1-13).

Sempre ouvimos falar que desde nosso nascimento somos considerados pecadores perante Deus. Como descendentes de Adão, nós já não vivemos no paraíso, mas sim vivemos numa situação de pecado, por causa da desobediência do ser humano a Deus e do desejo de querer ser igual a Deus, desde este fato estamos vivendo numa situação de dor, de pecado, de sofrimento constantes em nossa vida.

Neste texto fica claro que o pecado é uma postura humano cuja raiz é o desejo de ser igual a Deus. No vs. 6 fala que o fruto proibido era o fruto do conhecimento, da sabedoria. Somente Deus possuía este conhecimento e quando o homem e a mulher provam desse fruto querem se igualar a Deus, ou seja, Ter conhecimento. E este conhecimento adquirido pelo ser humano conduz ao medo. Podemos observar que as respostas que o homem e a mulher dão a Deus é uma tentativa de se eximir de sua própria responsabilidade. A resposta mais fácil e cômoda é sempre colocar a culpa nos outros e nunca assumir nosso próprio erro, nosso pecado. Somente se cada um de nós assumir nossa responsabilidade pelos nossos atos é que podemos receber a graça e o perdão de Deus.

Isso é importante porque várias vezes a nossa vida somos tentados a colocar a culpa em Deus. Ah, mas foi Deus que quis assim, não fomos nós. Damos graças a Deus pelo bem que recebemos e o culpamos pela maldade e sofrimento que encaramos.

No texto bíblico não foi diferente: Quando Deus pergunta, porque vocês comeram do fruto do conhecimento? O homem responde a mulher que tu me deste me deu o fruto, de forma direta o homem culpa a mulher, mas deforma indireta ele culpa a Deus por tudo que aconteceu, porque foi deus quem deu a mulher para ser companheira do homem. A mulher, logo em seguida, culpa a serpente. Aí então ocorre o pecado, o fato do ser humano não assumir o erro de experimentar o fruto do conhecimento para querer ser como Deus.

Querida comunidade isto explica porque temos uma vida de sofrimento e porque nascemos numa situação de pecado perante Deus. Nós não vivemos mais no paraíso e por isso estamos sujeitos a conviver com a dor. Há pessoas que sonham com o dia em que morte e lágrimas não mais existirão, é a esperança que Jesus Cristo veio nos trazer de uma nova vida. Mas enquanto vivemos aqui a única coisa que nos resta é lutar juntos para diminuir o sofrimento que aflige a vida humana.

Talvez cada um de nó tenha perguntado a si próprio: por que? Porque tanta dor? Porque eu, porque alguém da minha família tem de sofre?

Talvez se mudássemos a pergunta encontraríamos uma resposta mais plausível: Para que? Na vida pode demorar muito tempo até reconhecer que algo absurdo tenha sentido, mas u sentido para as perguntas acerca do sofrimento humano poderia ser este: as pessoas capazes de sofrer se tornam capazes de amar mais. O sofrimento pode ajudar a pessoa a ver com outros olhos o que antes não via: permitam-me um exemplo:
(história- porque sofrer?)

É claro que podemos amadurecer com os sofrimentos dessa vida mas não podemos de jeito nenhum nos conformar com ele e achar que tudo é vontade de Deus. Deus não deseja o sofrimento para seus filhos e filhas, por isso, ele mesmo sofre, torna-se sofredor na cruz, desce ao inferno de nossa vida para que no sofrimento não nos sintamos abandonados por Ele. Quando choramos e sofremos estamos sempre nas mãos de Deus. Ele nos segura, fortalece e nos acompanha. O amor de Deus por nós é tão grande que ele nos dá o que tem de mais preciosos: Seu filho, Jesus Cristo. Por causa de Cristo, Deus não deseja que as pessoas sofram, mas deseja uma vida boa, vida em abundância.

É triste perceber que muitos seguem colocando a culpa em Deus por tanta barbaridade que existe como fome, guerras, violência, destruição da natureza, consequência do agir do ser humano e não de Deus.

A vontade de Deus não é que as pessoas morram na porta de hospitais, ou por uma bala perdida, que morram assassinadas por causa de dinheiro, poder... esta vontade é do ser humano. Deus não espera que nos conformemos com as injustiças que causam o sofrimento. Deus nos dá uma chance de escolher entre a vida ou a morte e somos nós que temos de optar, o que é melhor praticar, a vida ou a morte, a bênção ou a maldição.

A responsabilidade por escolher a morte é nossa e não de Deus. Ele nos dá a liberdade para optar escolher como vamos agir, depende de nós. A transformação das coisas que estão erradas no mundo, do sofrimento pessoal e social depende de nós.

Deus não é e não pode ser culpado por tanta desgraça, miséria, discórdia que há neste mundo. Não foi Deus que optou ou quis assim, fomos somente nós, seres humanos que criamos situações de guerra, de morte, somos nós que criamos intrigas na nossa relação com o próximo, nossos amigos, e temos dificuldade em perdoar, em recomeçar e dizer, desculpe, eu errei, desejo recomeçar novamente.

Não podemos culpar sempre Deus pelas guerras, pelos sofrimentos, pela fome no mundo, pela destruição do meio-ambiente, pelas mágoas que nos causamos mutuamente, pelas doenças que matam pessoas boas e inocentes. Por acaso não é o egoísmo pessoal e a ganância de povos inteiros a raiz de todo o mal que existe no mundo? Será que a causa de tudo isso não é fato de que nos mesmos sempre queremos determinar o que é bom ou o que é mal, ao invés de deixarmos Deus dizer isto a nós, porque ele sabe melhor que nós?

Será que a pergunta: como pode Deus permitir uma coisa dessas? Não se volta contra nós, como pode o ser humano, como podemos nós permitir uma coisa dessas?

A bíblia nos diz que no princípio tudo era muito bom. Não sabemos por que Deus permitiu que agora muitas coisas sejam ruins. Não entendemos por que ele deixa que o mal e os maus façam o que bem entendem, não compreendemos porque nos faz esperar até o fim do mundo para acabar com a aflição, com a dor e sofrimento, quando Deus irá enxugar dos olhos toda a lágrima.

Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo.

Depoimento de uma pessoa com câncer. (livro Caminhando com os doentes terminais)


Pastora Cristina Scherer
Palmas-TO


Publicado originalmente no site Grupo Emaús 


Autor(a): Cristina Scherer
Âmbito: IECLB / Sinodo: Brasil Central / Paróquia: Palmas (TO)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 41195
REDE DE RECURSOS
+
Vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se revestiram com as qualidades do próprio Cristo.
Gálatas 3.27
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br