Geraldo Grützmann (*1962)

Obra e Biografia

29/06/2012

Geraldo Grützmann – HPD nº 440 e 479 

Nasci no dia 2 de julho de 1962 (numa noite fria de 2ª-feira) em São Paulo das Missões – RS. Sou o 7º dos 8 filhos do casal de pequenos agricultores Emílio R. C. Grützmann e Alida Wagner Grützmann (ambos já falecidos). Há quase 21 anos sou casado com Rose Mari Berendonk Grützmann. Temos um filho e uma filha: Diego (17 anos) e Letícia (13 anos No ano 2012 estarei completando 25 anos de Ministério Pastoral (incluído o período de atividades antes da Ordenação).

A escola que frequentei até a 4° Série (Escola Pinheiro Machado da Linha Barão) ficava a seis quilômetros da casa de meus pais e com carinho lembro do Professor Schwarz, que me acompanhou nos primeiros passos da alfabetização. Ainda, com 12 anos, tive que deixar a minha família para poder concluir o 1° Grau. Essa etapa foi concluída em 1977 na Escola Evangélica Martim Lutero em Vila Dona Otília – Roque Gonzales – RS. Sou grato em especial às famílias que abriram as portas de suas casas para que eu tivesse um lugar para morar. Para os estudos do 2° Grau, novos caminhos tiveram que ser percorridos. Por três anos morei no internato da Escola Evangélica Ivoti – Ivoti – RS, onde concluí o curso de Técnico Tradutor e Intérprete, em dezembro de 1980. Em 1981 ingressei na Escola Superior de Teologia, em São Leopoldo – RS, tendo concluído o curso de Bacharel em Teologia em junho de 1987. Neste período também tive a oportunidade de participar do intercâmbio de estudantes sendo que por dois semestres frequentei a Augusta Hochschule em Neuendettelsau – Alemanha. Meu estágio prático realizei na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Centro, em Curitiba – PR.

Após a minha formatura na Faculdade de Teologia em São Leopoldo, fui enviado pela Direção da IECLB para atuar na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Rio Possmoser, onde permaneci de 01/08/1987 a 31/12/1997. Em Rio Possmoser ocorreu a minha Ordenação ao Ministério Pastoral em 03/02/1991.

Em abril de 1993 fui eleito para o cargo de Pastor Distrital do Distrito Eclesiástico Sul do Espírito Santo, tendo exercido a função pelo mandato de dois anos.

No âmbito da IECLB participei da Comissão de Elaboração do Hinário da IECLB Volume 2 (HPD 2 - publicado em 2000) e o Conselho Nacional de Liturgia.

Após mais de dez anos de atuação no meu primeiro campo de trabalho, candidatei-me e fui aceito na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana, em Santa Teresa. Nesta Paróquia trabalhei de 01/01/1998 a 31/05/2004. - Durante o período em que atuei na Paróquia de Santa Teresa realizei a pesquisa histórica na Comunidade de 25 de Julho, resultando na publicação do Livreto: “Centenário da Igreja Luterana em 25 de Julho – Santa Teresa.”

Tendo sido convidado pelo Conselho Diretor da IECLB para assumir o cargo de Assessor Teológico no Centro de Missão ao Norte do Elba (Alemanha), iniciei as atividades em Breklum em 01/06/2004, fazendo parte do programa de intercâmbio entre a IECLB e a Igreja Evangélica da Alemanha . Após este primeiro período, o Contrato de Trabalho foi renovado por mais quatro anos. Voltamos para o Brasil em 2012.

Geraldo Grützmann é autor de letra e melodia de dois hinos do segundo volume do hinário Hinos do Povo de Deus:
“Somos Gente que espera crente” (HPD 440) e
“Pela força do amor, lado a lado caminhar” (HPD 479).

Há outras canções gravadas em CD ou em folhas de canto. Em parceria com a esposa, também criou o texto do Hino de Santa Maria de Jetibá (Melodia por Valdir Weber).

Fonte: Curriculum Vitae de Gruetzmann Geraldo (em 2011)

Notas:

1  Desde o início da década de 90 do século passado a IECLB tem uma parceria com a Igreja Evangélica Luterana do Norte do Elba, hoje: Igreja Evangélica Luterana do Norte da Alemanha.onde Lothar Hoch atuou de 1992 a 1996, sendo sucedido pelo colega brasileiro pastor Ari Knebelkamp e esse, de 2004 a 2012 pelo pastor Geraldo Grützmann

2 Veja: http://pt.wikisource.org/wiki/Hino_do_munic%C3%ADpio_de_Santa_Maria_de_Jetib%C3%A1
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 18132
REDE DE RECURSOS
+
Mal tenho começado a crer. Em coisas de fé, vou ter que ser aprendiz até morrer.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br