Gisela Schmeling é a autora do logotipo atual

LOGOTIPO DO JOREV

01/08/1988

Gisela Schmeling é a autora do logotipo atual

Desde seu nascimento — 15 de novembro de 1971 — até hoje, com quase 17 anos de vida, o Jornal Evangélico mantém o seu logotipo inicial. A autora deste logotipo é Gisela Manha Schmeling, formada em Belas Artes pelo Instituto de Artes do Rio Grande do Sul. Gisela era secretária da ISAEC Gravações e Produções, em Porto Alegre, quando foi solicitada a criar o logotipo para o jornal nacional da sua Igreja.

Embora o desenho do logotipo não tenha sido alterado, mudou-se o fundo sobre o qual estava impresso: inicialmente vinha sendo aplicado sobre uma retículo preta, depois sobre um fundo totalmente preto. No entanto, já em 1981 iniciou-se um ensaio com o fundo branco, o que passou a ser norma a partir de 1982. A partir do jornal n° 13, de 1983 — primeira quinzena de julho —, foi alterada também a cor em que era impresso Jornal Evangélico no logotipo. Até o número 12 de 1983, a palavra jornal vinha sendo impressa na cor preta, e o evangélico em cor branca. A partir do número 13, a ordem seria invertida: Jornal ficou com a cor branca e o Evangélico, com a cor preta.

O tamanho também variou nestes 17 anos, assim como a localização na página. Durante 1971, 1972 e 1973 o logotipo foi impresso no alto da primeira página, de um lado a outro e na largura de 6 centímetros. Em 1974, no entanto, se iniciou variando tanto em relação ao tamanho quanto em relação à localização; em algumas edições saía no tamanho de 3,5cm por 14, e noutras, 5cm por 19. Saía também uma vez do alto da página, outra vez, no meio da página e até no pé da página, uma sistemática que perdurou até a edição de número 6 de 1978. Já a partir do próximo número, o logotipo teria sempre seu lugar fixo: ao alto da página, porém em tamanho pequeno, de 3,5cm por 14.

A variação de tamanho também teria seu fim com a edição de número 8 de 1981, quando se adotou um tamanho só, de 6cm por 26, o que continua sendo praticado até o presente momento.


Voltar para índice de Um Século de História de Nossa Imprensa 
 

HISTÓRIA
+
Quem quiser ser importante, que sirva aos outros.
Mateus 20.26
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br