Graça , dom , presente...

Romanos 5.1-2

09/08/2014

“Justificados, pois mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso pela fé a esta graça...” Rm 5.1-2
Graça , dom , presente... Quem de nós não gosta de ganhar presentes, não é mesmo? Há diferentes formas de se presentear. Porém, não há dúvida que o maior presente que recebemos de Deus é a própria vida.
Nos primeiros 8 capítulos da carta aos Romanos, onde estão inseridos os versículos acima, Paulo expôs sucessivamente as doutrinas da justificação, santificação e glorificação. Resumindo, ele ensina que a justiça de Deus vem pela fé e não pela lei, regras, tradições, rituais, etc.
O povo de Israel era um povo que vivia muito fechado em suas tradições e costumes e interpretaram mal o seu chamado e vocação achando que era o único povo escolhido por Deus, para formar uma raça separada das demais, cuja bênção seria transferida automaticamente de geração a geração através de um ritual, de um sinal chamado circuncisão.
Vivendo em seu mundo e a sua maneira, esse povo esqueceu-se das bênçãos de Deus. É claro que eles esperavam o Messias com grande ansiedade. Porém, quando Jesus veio ao mundo, os israelitas ficaram muito frustrados pois , ao invés de forte e poderoso, Cristo veio humilde, sem formosura ou encanto. Ou seja, a “embalagem” na qual o grande presente da humanidade veio embrulhado não agradou. Essa falta de beleza na embalagem transformou-se num motivo de tropeço na fé para muitos que se diziam fiéis.
Querido irmão, querida irmã, também nós muitas vezes, a exemplo dos israelitas, nos deixamos levar pelas aparências, nos esquecendo de que, nem sempre embalagens bonitas guardam grandes tesouros; muitas vezes os grandes tesouros estão em embalagens bem simples.
Há um conhecido provérbio que nos ajuda a superar esse preconceito que diz: “não julgues um livro pela capa”. Aliás, essa atitude de se deixar levar pela aparência faz parte do nosso cotidiano.
Quando vamos ao supermercado, por exemplo, escolhemos as frutas e verduras sempre a maior, a mais bonita, mesmo que ela venha carregada de agrotóxicos. Também nós, como os israelitas, nos desviamos da presença de Deus, deixamos de conhecer a sua vontade e temos dificuldades de aceitar as revelações de Deus que vêm diferente daquilo que esperávamos. Ou seja, a embalagem não agradou, por isso é descartada.
Por amor ao mundo perdido, Deus enviou seu filho Jesus Cristo para nos dar vida nova e salvação. Que presente maravilhoso! Vamos cuidar com carinho desta maravilhosa graça. Que assim seja. Amém.

Pastor Adi Pfeiffer - Comunidade Evangélica Ijuí - CEI


Autor(a): Pastor Adi Pfeiffer - Comunidade Evangélica Ijuí
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Testamento: Novo / Livro: Romanos / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 2
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 29381
REDE DE RECURSOS
+
A lei inteira se resume em um mandamento só: ame os outros como você ama a você mesmo.
Gálatas 5.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br