Gustav Knak (1806-1878)

Obra e Biografia

29/06/2012

Gustav Knak (1806-1878) HPD nº 99

Nasceu 12 de julho de 1806 em Berlim, Alemanha Faleceu 27 de junho de 1878 numa viagem em Dünnow, próximo de Stolpmünde, Pomerânia.

Gustav Friedrich Ludwig KNAK, pregador evangelista, incentivador da missão e autor de hinos evangélicos, era filho do comissário de justiça Ludwig Knak com Friederike ns. Straube. Após o falecimento do pai (1819), Gustav passou a ser educado pelo tio, o Prepósito Straube em Mittenwalde, com cujo filho Karl manteve amizade até o fim da vida. Com 14 anos de idade Gustav freqüentou o ginásio Friedrich Wilhelm em Berlim, que concluiu em 1826 como primus omnium. Depois estudou até 1829 na Universidade em Berlim. Ali iniciou as primeiras experiências em poesia.

Em 1829 Knak trabalhou como professor de religião na Schola Collecta em Königs-wusterhausen, próximo de Berlim. Ali teve sua primeira polêmica contra o racionalismo, discutindo com o Superintendente do lugar. Isto o fortaleceu na sua posição como luterano convicto e intransigente. A partir de 1830 Knak trabalhou numa concepção menos racionalista e mais sensata do hinário eclesiástico. Os resultados foram incluídos mais tarde no Bunsensches Gesangbuch (hinário editado por Christian Bunsen em 1833).

Em 1832 Gustav Knak fundou em Mittenwalde um Missionslesestunden-Verein (Sociedade missionária cujos membros se reuniam para horas de leitura), do qual nasceu em 1834 em Mittenwalde a exemplar Sociedade Auxiliadora na Missão.

Em 1833 Gustav Knak voltou a estudar em Berlim para se preparar ao segundo Exame Teológico. Mais e mais ele se distanciou das idéias do idealismo e da teologia de Schleiermacher1. Ele encontrou novos amigos e refúgio no movimento de reavivamento.

Em 1834 ele assumiu o pastorado em Wusterwitz (Pomerânia). Ali pregou com sucesso a mensagem do perdão dos pecados por graça, pela fé. Tornaram-se famosas suas horas bíblicas para crianças, onde pais chegaram à fé viva através de seus filhos. Ali ele tornou-se um dos grandes iniciadores de Festas Missionárias, nas quais pessoas interessadas tanto na missão externa quanto na interna se reuniram para celebrações. Além disso, ele era membro da Sociedade Luterana na Província Pomerana (fundado1848 em Naugard/Pomerânia) que procurou manter a confissão luterana dentro da Igreja da União.

Após dezesseis anos de atividades em Wusterwitz, Knak aceitou em 1850 o convite de assumir o pastorado na Betlehemskirche (Igreja Belém) da Comunidade Boêmio-Luterana em Berlim, como sucessor de Johannes Evangelista Gossner2. Na capital da Prússia ele continuou a dedicar-se à missão, assumiu a direção de várias sociedades missionárias, e dedicou-se à missão entre judeus e não-cristãos. Além de sua ativa colaboração na Sociedade Missionária de Berlim ele, junto com a esposa Mathilde, deu principalmente atenção à Missão na China. Com suas prédicas ricamente ilustradas ele levou muitas pessoas a colaborarem nas missões. Seu cristianismo orientado no pietismo foi duramente criticado pelos teólogos iluministas de Berlim. Mas Knak permaneceu firme num confessionalismo luterano intransigente.

Como poeta de hinos evangélicos Knak foi aceito amplamente. Em 1843 ele editou a coleção Zionsharfe (Harpa de Sião). A canção Lass mich gehn, lass mich gehn, dass ich Jesum möge sehn de Knak é uma das canções populares cristãos que encontrou eco em muitos outros hinários. De sua autoria é o hino »Zieht in Frieden eure Pfade« (EG nº 114) = HPD nº 99 Ide em paz a vossa via. A graça do Senhor vos guia. E´ um voto de bênção para evangelistas e missionários que dedicam sua vida a levar o evangelho aos que ainda não o conheciam.

Fonte: Wolfdietrich v. Kloeden , artigo Knak em www.bautz.de/bbkl Biographisch-Bibliographisches Kirchenlexikon Volume IV (1992), Coluna 109-112.

Notas:

1 Friedrich Schleiermacher (1768-1834), teólogo evangélico, pregador e filósofo, defensor de um idealismo romântico religioso.
2 Johannes Evangelista Gossner (1773-1858) fundador da Sociedade Missionária Gossner.

 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 15595
REDE DE RECURSOS
+
Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.
Filipenses 4.6
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br