Hans G. Naumann recebe o título de "Professor honoris Causa"

07/11/2007

O homenageado com integrantes da mesa de honra - da esq.: secretária de administração de Ivoti, Margit Kern, pastor Homero Pinto, reitor Oneide Bobsin e cônsul Norbert Kürstgens
Naumann recebeu a veste de honra de Ruth Hinrichs
Naumann: %u201Csó posso receber este título dividindo-o com muitas outras pessoas%u201D
Camerata Ivoti e Grupo Mousikè trouxeram a homenagem musical e cantada
1 | 1
Ampliar

No Dia da Reforma Luterana, 31 de outubro, a Faculdades EST outorgou ao professor Hans Günther Naumann (84 anos) o título de Professor honoris Causa. Centenas de pastores, professores e lideranças da IECLB tiveram suas vidas marcadas pela formação recebida na Escola Normal Evangélica de Ivoti (hoje Instituto Evangélico Ivoti). Por várias décadas, Naumann esteve à frente do educandário, sucessor do Seminário de Professores do Sínodo Riograndense, criado em 1909 e fechado em 1939, em razão da Segunda Guerra Mundial.

Nascido no Rio de Janeiro em 1923, Naumann veio estudar em São Leopoldo em 1936, no então Instituto Pré-Teológico, e integra a primeira turma de 12 teólogos formados, em 1948, pela Escola de Teologia do Sínodo Riograndense (hoje, Faculdades EST), criada em 1946. De 1947 a 1952 cursou também a Faculdade de Filosofia/Letras Anglo-Germânicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), levando-o a aceitar o desafio de reestruturar a formação de professores do Sínodo, completando uma caminhada de quase 60 anos dedicados ao magistério na IECLB.

Em seu discurso, o reitor da EST, Oneide Bobsin (ex-aluno do homenageado) destacou o importante papel de Naumann na IECLB. “Pessoa ligada ao ensino, à teologia, às letras, às artes, à catequese, não como especialista nem como generalista, professor Naumann reúne em si saberes distintos, como o da música e do governo de uma instituição. Ele traduzia esta síntese, com autoridade, nos detalhes do cotidiano”, expressou Bobsin.

O pastor primeiro vice-presidente da IECLB, Homero Severo Pinto, saudou Naumann em nome da Presidência da Igreja e agradeceu por sua dedicação e contribuição na área da educação e da música, na participação em inúmeras comissões (entre elas, a de Música Sacra e do Hinário Hinos do Povo de Deus-HPD). “A IECLB lhe é muito grata por todo seu trabalho até aqui realizado”, reforçou Homero. Ele concluiu sua fala com estrofes do hino 114 do HPD – “Os teus servos reunidos, em sagrada união...” – cuja música foi criada por Naumann em 1978, a partir da letra de Tukuo Yamaguchi (1958), com tradução do pastor emérito Dr. Lindolfo Weingärtner, também da primeira turma de formandos da EST.

A presidente do Conselho Curador da EST, Dra. Ruth Hinrichs, saudou o laureado também em nome dos demais conselheiros, destacando que a proposta da outorga do título encaminhada pela Reitoria teve aprovação unânime, em reconhecimento à pessoa e à personalidade de Naumann.

 “Gratidão” e “constrangimento” marcaram a fala do professor Naumann. Ele expressou sua gratidão pela homenagem, pelo privilégio de ser da primeira turma de teólogos formados pela EST e pelas muitas oportunidades que lhe foram dadas... Constrangimento, “por uma homenagem que deveria ser de outros tantos professores, que não tiveram os mesmos privilégios e que também deram o melhor de si, cada um e cada uma no lugar em que foram colocados, sempre com os poucos ou os grandes dons que receberam, muitas vezes em posição de liderança e destaque, mas também em atividades muito modestas, difíceis, sem alardes nem honrarias, num aparente anonimato, atuando com dedicação e muito amor”.

TRIBUTO A WILLY FUCHS - Naumann disse saber perfeitamente que somente pode receber este título dividindo-o com muitas outras pessoas, citando um nome em especial: o do professor Willy Fuchs, hoje com 96 anos. Foi ele, por incumbência do então presidente do Sínodo Riograndense, pastor Dr. Hermann Dohms, que orientou e apoiou Naumann naqueles primeiros anos quando foi encarregado de reerguer e reestruturar o antigo Seminário de Professores. Este reinício se deu em 1950, quando Naumann tinha apenas de 26 anos. “Em verdade, não eu, e, sim, Willy Fuchs foi o diretor da nova Escola Normal Evangélica pelo menos nos primeiros quatro anos”, declarou Naumann.

Ele destacou que não pode mencionar todos os colegas que com ele atuaram, com os quais deve dividir este título, nem todas as instituições, governamentais e eclesiásticas, no Brasil e na Alemanha que apoiaram a Escola Normal. Mas, disse, um grupo não poderia deixar de mencionar, na sua visão, o mais importante. É o grupo daqueles jovens de outrora, “cuja caminhada tivemos o privilégio de acompanhar durante alguns anos decisivos de sua vida e que hoje vivem espalhados em muitos lugares deste país e do exterior, a maioria como professores e atividades afins, entre eles muitos pastores”. Provenientes de cidades, vilas e picadas, “eles trouxeram, já de casa, para os nossos institutos, seu espírito de criatividade e de engajamento que juntos conseguimos desenvolver e que eles lá fora continuaram desenvolvendo”, apontou o homenageado.

Ele lançou dois desafios. O primeiro visa à implantação de um projeto de resgate da biografia e da atuação de muitos professores e professoras que atuam nas vilas e cidades, em escolas públicas e de iniciativa comunitária. O segundo desafio deixado por Naumann é o resgate dos muitos hinos da tradição luterana que já não são cantados nas comunidades. “Os músicos, os regentes de corais, os coralistas deveriam reensinar estes hinos – ao lado de outros. É o que recomenda o bom senso, a ‘sofrosyne’, prudência, ponderação, circunspeção”, apontou Hans Günther Naumann.

A solenidade contou com a apresentação da Camerata Ivoti, da Associação Pró-Cultura e Arte Ivoti (Ascarte), e do Grupo Mousikè, da EST. Um coquetel encerrou o programa. Leia mais no site www.est.edu.br. 

(Fonte e fotos: Ingelore S. Koch-EST)

COMUNICAÇÃO
+
A intenção real de Deus é, portanto, que não permitamos venha qualquer pessoa sofrer dano e que, ao contrário, demonstremos todo o bem e o amor.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br