Hebreus 11.1-3, 8-16 - 9º Domingo Após Pentecostes - 07/08/2022

Caderno de Cultos 2022 - Sínodo Mato Grosso

07/08/2022

07/08/2022 - 9º Domingo Após Pentecostes
Pregação: Hebreus 11.1-3, 8-16
Leituras: Gn 15.1-6; Lc 12.32-40
P. Lauri Jackson Lenz – Paróquia Evangélica do Araguaia - GO

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Sejam bem-vindos e bem-vindas. Deus em sua graça nos chama e nos acolhe nessa hora. Ele é o anfitrião e nós somos os seus convidados. Que bom que vocês disseram sim ao convite amoroso de Deus para esse Culto. Que esse encontro com Deus e com irmãos e irmãs na fé possa fortalecer vocês para a jornada da vida. Quero lembrar as palavras bíblicas do lema para essa semana que diz: “A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver.” (Hebreu 11.1) Diante de tantas incertezas e de tantas mentiras que são ditas em nosso tempo que as palavras da Carta aos Hebreus possam ser consolo e orientação.

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Nº 462 - LCI – Vem Espírito Divino

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Nós nos reunimos aqui hoje em nome do Trino Deus, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 466- LCI – Vento que anima e faz viver

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Nos testemunha 1 João 4.16: “Nós conhecemos o amor e cremos neste amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus permanece nele.” Mesmo sabendo disso, como pessoas pecadoras, enredamos por caminhos tortuosos e que muitas vezes passam longe de Cristo e de sua vontade. Ao invés de palavras amorosas, edificadoras, verdadeiras insistimos no ódio, nas mentiras em palavras que trazem sofrimento. Nisso pecamos e trazemos sofrimento para as nossas vidas e das pessoas que nos cercam. Por isso, peçamos perdão a Deus cantando o hino: Tem misericórdia de mim. (LCI Nº 31)


ANÚNCIO DO PERDÃO
“A tristeza de vocês se transformará em alegria” Deus não nos quer infelizes, não nos quer cabisbaixos e sem esperança. Ele alimenta a nossa fé e a nossa esperança. Deus ouve a nossa oração e conhece o nosso coração. Por isso, àqueles e àquelas que confessam seus pecados e deles se arrependem declaro: perdoados estão os teus pecados em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

KYRIE
Viemos para este culto buscando o encontro com Deus. Neste encontro, não nos afastamos do mundo e da sua realidade. Por isso, vamos unir nossas vozes àquelas que clamam e pedem por compaixão cantando Pelas dores deste mundo. (LCI Nº 56)

GLÓRIA IN EXCELSIS
Deus ouve o nosso clamor. Ele se volta a nós por meio da sua Palavra e dos Sacramentos. Por isso, proclamamos sua glória e o adoramos cantando: Glória

ORAÇÃO DO DIA
Santo e Todo-poderoso Deus. Graças te damos por tudo aquilo que fizeste em nossas vidas. Te somos gratos pela salvação revelada em Jesus Cristo. Te somos gratos pelo presente da fé, dádiva tua através da ação do Espírito Santo. Sê tu presente aqui em nosso meio e dá que tua Palavra nos oriente para uma vida em fé e esperança. Que assim como na Sagrada Escritura encontramos exemplos de fé como a de Abraão, também em nosso dia possamos dar bom testemunho e pelo ele outras pessoas possam vir a crer. Faze de nós teus instrumentos. É o que pedimos e agradecemos em nome de Jesus Cristo, teu Filho, que contigo e com o Espírito Santo vive e reina de eternidade a eternidade. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Gn 15.1-6

2ª Leitura Bíblica: Lc 12.32-40


CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 171 – LCI – Ontem, hoje e sempre

PREGAÇÃO
Texto da Pregação: Hb 11.1-3, 8-16

Queridos irmãos, queridas irmãs.

Você tem fé? No que ou em quem você deposita tua fé, tua confiança, tua esperança? No fundo, no fundo, todas as pessoas tem algum tipo de fé. Essa afirmação pode até parecer estranha em um primeiro momento, visto que há aqueles que dizem não ter fé. Fato é que não podemos em nossa sociedade contestar ou mesmo discriminar pessoas por causa daquilo em que creem ou não. Contudo, acredito que todas as pessoas tem alguma forma de fé, ainda que seja a fé de que Deus não exista, com o que enquanto Cristãos nós não concordamos.
A ciência diz que algo somente é verdadeiro e possível de ser provado se pode ser repetido, por exemplo a eficácia de uma vacina. Na fé olhamos além, cremos para além daquilo que nossos olhos podem ver ou testemunhar. Ter fé é lançar-se confiantemente nos braços de Deus. É contar com seu cuidado e amor mesmo diante de todas as evidencias que apontem o contrário. Se não fosse assim não seria fé e sim mero experimento.
O texto da carta aos Hebreus traz um testemunho bonito, ele nos lembra de pessoas do passado que em fé e confiança se deixaram guiar por Deus, relembra a história da criação e de tantos momentos em que Deus mostrou-se presente na vida das pessoas, momentos esses em que aquilo que parecia improvável aconteceu, em que Deus cumpriu suas palavras e promessas.
A revelação de Deus em Jesus Cristo, a história da Salvação também se encaixa dentro dessa perspectiva. Não temos a necessidade de provar o amor de Deus, não temos a necessidade de provar cientificamente a Ressurreição de nosso Senhor. Para nós Cristãos provar ou não é irrelevante, pois cremos e confiamos no testemunho bíblico, nas centenas de testemunhas que viram o Jesus ressurreto e para nós isso basta. E isto não é banalizar a situação. Muito pelo contrário! É justamente levar Deus a sério.
As primeiras palavras do nosso texto são uma preciosidade: “A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver.” Quem conhece o cerrado brasileiro sabe que no meio do ano vivemos uma intensa seca. São 5 meses em que praticamente não chove. Tudo se torna cinza, cor de palha seca. Muitas árvores perdem as suas folhas e seus troncos e galhos retorcidos ficam expostos. São meses em que a morte parece ter vencido. Mas, só parece. Em meio a tantos sinais de morte, do fogo que consome os campos, que traz tristeza e destruição, árvores começam a florescer. Sim, o cerrado fica em flor. E mais uma vez temos a certeza de que não será assim pra sempre e de que Deus não permite que a morte tenha a última palavra. E quando a estação fica ainda mais cruel, “o tempo vira” e vem as chuvas e em poucos dias tudo está verde novamente enchendo de vida as plantas e de alegria e esperança as pessoas e os animais.
Também nós que temos fé em Jesus Cristo passamos por tempos de deserto. Somos traídos, humilhados e temos dias ruins. São situações no trabalho, na família e muitas vezes dentro da própria Igreja que nos fazem titubear e baixar a cabeça. Contudo, é nessa hora que somos chamados a lembrar de Cristo Jesus, de que não estamos sozinhos, de que Nele podemos esperar; de que com fé podemos seguir adiante porque no final aqueles que tramam, que fazem planos que trazem sofrimento para a vida das outra pessoas não passarão.
Diante do mundo e de tudo aquilo que tens diante de ti: Tens fé? Em quem colocas a tua fé?
Que a nossa fé esteja firmada em nosso Senhor Jesus Cristo, nosso único e verdadeiro Salvador. Amém.

HINO
Nº 612 - LCI – Segura na mão de Deus


CONFISSÃO DE FÉ
Como é bom poder ouvir a Palavra de Deus. Como resposta a pregação confessemos a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)

Nº 192 – LCI – Creio, Senhor, que és Deus

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
Querido e amado Deus, graças nós te rendemos por esse momento de culto, de celebração. Te damos graças por cada pessoa que pode estar aqui para ouvir a Tua Palavra e celebrar. Tu conheces a cada uma dessas pessoas e sabes das suas necessidades; daquilo que elas experimentam no dia a dia. Por isso, nós Te pedimos: cuida de cada uma delas. Olha pelas pessoas enfermas, especialmente aquelas que foram citadas. Cuida das pessoas enlutadas. Alimenta a fé da tua Igreja e dá que a partir dela muitas pessoas se sintam fortalecidas e encorajada a lutarem contra as forças do mal em nosso mundo. Dá que possamos entender de uma vez por todas que tu e somente tu és o Senhor, o Messias, aquele no qual devemos colocar a nossa confiança. Ajuda teu povo a encontrar o caminho da reconciliação, o caminho da vida, o caminho que conduz a Ti. Te pedimos pelo mundo tão marcado por guerras, pela fome, por pessoas que precisam migrar fugindo da violência, da opressão e da morte. Acolhe os pedidos da Tua Comunidade e a Teu tempo e se for da Tua vontade atende-os, Senhor. É o que pedimos e agradecemos quando juntos oramos: Pai Nosso...


PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Deus de poder, que a ousadia de teu Espírito nos transforme; que a doçura de teu Espírito nos dirija; que os dons de teu Espírito nos capacitem para servir-te e adorar-te, agora e sempre. Por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

ENVIO
Vamos, pois, na paz de nosso Senhor Jesus Cristo e como filhos e filhas fiéis sirvamos em alegria.

CANTO FINAL
Nº 299 – LCI – Benção irlandesa
 


Autor(a): Pastor Lauri Jackson Lenz
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 9º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Hebreus / Capitulo: 11 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 16
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2022
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 67520
REDE DE RECURSOS
+
Ó Senhor Deus, o teu amor chega até o céu e a tua fidelidade vai até as nuvens. A tua justiça é firme como as grandes montanhas e os teus julgamentos são profundos como o mar.
Salmo 36.5-6
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br