Hebreus 9.11-14 - 23º Domingo Após Pentecostes – Dia da Reforma - 31/10/2021

Caderno de Cultos 2021 - Sínodo Mato Grosso

25/10/2021

31/10/2021 - 23º Domingo Após Pentecostes – Dia da Reforma
PREGAÇÃO: Hebreus 9.11-14 - LEITURAS: Deuteronômio 6.1-9 * Salmo 119.1-8 * Marcos 12.28-34
Autor – Rafael Carneiro/ Paróquia de Matupá - MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia amada igreja, sejam todos bem vindos em nosso meio. O Salmo 119.8 diz:

Como são felizes os que andam em caminhos irrepreensíveis, que vivem conforme a lei do Senhor! Como são felizes os que obedecem aos seus estatutos e de todo o coração o buscam! Não praticam o mal e andam nos caminhos do Senhor. Tu mesmo ordenaste os teus preceitos para que sejam fielmente obedecidos. Quem dera fossem firmados os meus caminhos na obediência aos teus decretos. Então não ficaria decepcionado ao considerar todos os teus mandamentos. Eu te louvarei de coração sincero quando aprender as tuas justas ordenanças. Obedecerei aos teus decretos; nunca me abandones.

Esta palavra nos convida a buscar o caminho do Senhor, louvar a ele com sinceridade de coração. Que seja assim neste tempo de culto.

Temos visitantes? (Após apresentação). Sejam todos bem-vindos.

CANTO DE ENTRADA
Nº - Hinário – Reunidos aqui

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Celebramos este culto em nome de Deus Pai acolhedor, em nome de Jesus Cristo, doador e amoroso e em nome do Espírito Santo orientador e condutor. Que neste culto possamos experimentar o agir reformador de Deus em nossas vidas.


CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº - Hinário – Castelo Forte

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Confissão de pecados

ANÚNCIO DO PERDÃO
Anúncio do Perdão

KYRIE
Com a graça que nos alcança, colocamos nas tuas mãos Senhor, pessoas que tem sofrido a indiferença, a solidão, a tristeza e a falta de esperança. Clamamos pela tua misericórdia pelo mundo cantando:
Nº 56 – Livro de Canto - Pelas dores de mundo, ó Senhor

GLÓRIA IN EXCELSIS
Glorificamos a Deus cantando: Glória a Deus nas alturas:
“Glória, glória, glória a Deus nas alturas. Gloria, gloria, paz entre nós, paz entre nós!”
ORAÇÃO DO DIA
Amado Deus, tua é a glória Senhor. Gratidão porque nos visita pessoalmente por meio do Senhor Jesus. A tua palavra nos dá rumo, sem ela não podemos viver. Somente tu, por meio do teu Espírito Santo, atua por transformações reformadoras na tua igreja. É isso o que te pedimos agora, amém!

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Deuteronômio 6.1-9

2ª Leitura Bíblica: Marcos 12.28-34


CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº - Hinário – Estou pronto Senhor

PREGAÇÃO

Amados irmãos, imagina que todo culto cada um de vocês devesse trazer um cordeiro até a igreja, e eu como ministro tivesse o trabalho e dever de matar um por um, derramar o sangue do animal pelo altar e em seguida queimar. A intensão disso seria que o sangue seria símbolo de perdão dos seus pecados, e a fumaça do fogo com o animal seria símbolo da nossa adoração a Deus subindo aos céus. Pois é, era mais ou menos essa a cultura, era isso que faziam os israelitas no AT. Te convido a ler comigo o livro de Hebreus 9:11-14, para que possamos compreender o porquê isso já não é mais necessário em nossos cultos, e como se dá a partir da nova aliança de Jesus o nosso encontro com Deus (Leitura bíblica).
O livro de Hebreus é uma carta do livro sagrado que serve aos cristãos em geral. Porém originalmente era endereçada a judeus que se converteram a Jesus e que tinham familiaridade com o AT, mas estavam sendo tentados a retornar para o judaísmo ou judaizar o evangelho. Estes convertidos começavam a afirmavam coisas do tipo: 1) Precisamos voltar com os sacrifícios, 2) precisamos cumprir os ritos todos estabelecidos por Moisés, circuncisão etc...
Então vem um livro como este, o Livro das “coisas melhores” (poderia ser este o nome de Hebreus) atestando convicta e enfaticamente Jesus Cristo sendo tudo o que precisamos. Confiar exclusivamente em Cristo, cuja morte expiatória, ressurreição e ascensão abriram caminho para a verdadeiro casa celestial. Confiar de que apenas a fé em arrependimento nos dá perdão e uma consciência alegre, sem mais serem necessários todos estes ritos do AT. VOCÊ JÁ OUVIU, “O SANGUE DE CRISTO TEM PODER? Pois é, ela é radicalmente verdadeira. No AT Deus havia dado uma ordem ao seu povo de Israel, em que está baseada toda a expiação sacrificial do culto judaico:

“A vida da carne está no sangue, e eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para que com ele se faça expiação por vós; porque é o sangue que efetua expiação por intermédio da vida inerente nele” (Lv 17.11).

O sangue do sacrifício também tinha força para reconciliar, purificar e santificar. O derramar do sangue de bodes e de touros e a cinza de uma novilha na “água purificadora” (Nm 19) constituíam atos simbólicos que recebiam seu poder pela palavra determinadora de Deus. Ainda que estes sacrifícios provisórios qualificassem os israelitas para buscarem a comunhão com Deus, não era possível alcançar através deles uma purificação permanente da consciência e uma renovação do coração.
Por isso veio Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! O sangue do Cristo é sangue sacrificial, o qual ele ofereceu a Deus em obediência perfeita (Rm 5.19; Fp 2.8; Hb 5.8), por ocasião de sua auto-entrega na cruz. Com seu sofrimento e morte Jesus realizou o verdadeiro sacrifício para o aniquilamento dos pecados e erigiu, no lugar de todos os sacrifícios oferecidos pelas pessoas, o sacrifício perfeito de sua vida. Desta forma concretizou a reconciliação do ser humano com Deus. Por meio de seu sangue sacrificial. Cristo redimiu e libertou o novo povo de Deus, a comunhão dos fiéis, do poder do diabo e de todas as forças malignas. É tão grande o poder do pecado, tão infinitamente profunda a queda do ser humano, que foi necessário tamanho sacrifício para superar o abismo entre Deus e o ser humano.
No sangue de Jesus também reside o poder da santificação (Hb 13.12) e a superação de poderes hostis a Deus (Ap 12.11). Uma força transformadora e renovadora jorra para dentro de nossa vida a partir da morte propiciatória de Jesus quando aceitamos a sua libertação pela fé. Em decorrência, seu santo sangue também nos possibilita uma vida na presença de Deus. Embora seremos até a morte simultaneamente justos e pecadores, como dizia Lutero na reforma. O sangue de Cristo vem para potencializar o ser justo até a perfeita comunhão com Deus na eternidade, a um só tempo seu sangue é força para a nossa constante luta por aniquilar o pecador que existe em nós dia a dia.
Por isso, você e eu não precisamos destes ritos antigos mais. (exceto os sacramentos ordenados por Jesus do Batismo e Ceia) não precisamos matar animal (a não ser pra churrasco rs); não precisamos sacrifícios, não precisamos benzedura. O que nós precisamos é entregar nossa vida e depositar nossa fé apenas em Cristo, e isso basta! Todo tipo de superstição a mais, produz o efeito contrário e nos afastará dele. Pois com isso estamos dizendo que Cristo não é o suficiente.
Meus queridos, eu tenho visto que este tem sido um ano desafiador, muito difícil. Eu sei que pela pandemia, 2020 e 2021 não têm sido fácil de ser compreendido, muito menos vivido. Mas sempre haverá duas formas de se ver o ano. 1) pelo que eu vivi durante o ano; 2) Ou pelo que este ano vai fazer na minha história.
Muitas vezes as piores dificuldades da sua vida te conectam a Palavra de Deus. Te conectam a Deus, ao seu ES e a Jesus Cristo. Eu acredito que este tempo tem sido um tempo onde Deus está nos chamando para a sua Palavra, para sua Escritura Sagrada. Pois muitas vezes nós abandonamos. A humanidade se encanta com tanta coisa que abandona a Voz de Deus na escritura. E ao contrário, a voz da Reforma Luterana soa dizendo e nos lembrando: “somente a Palavra, somente Cristo, Somente a Graça e somente a Escritura.
Então eu te desafio a gastar tempo com a Palavra, duvide de suas dúvidas e permita Deus te abençoar. E o detalhe é que sempre que você se voltar pra Palavra de Deus, você vai encontrar o Filho Dele, Jesus ali, conectando todas as coisas. Lutero dizia que Cristo é a chave pra compreender a Escritura. Ou seja, Cristo é o centro da Pregação e da Bíblia (o Livro de Hebreus ajuda muito neste ponto!).
Para finalizar quero contar um exemplo pessoal: Se você está numa cidade desconhecida a procura de um endereço no centro, algo bem comum de se fazer é perguntar pelas ruas principais. Isso eu aprendi quando trabalhei de motoboy em Curitiba no início do casamento. Aprendi nas minhas entregas à lugares desconhecidos, perguntar pelas ruas principais, tendo o centro como norte e direção.
Da mesma forma, se você está num trecho da bíblia e não compreende, você deve continuar ali mas ao mesmo tempo se perguntar pelo centro, que é Jesus Cristo, e os caminhos que levam aquela passagem para Cristo. Você vai perceber que tudo que está ali fala Dele e tem princípios muito importantes pra tua vida. Assim como cada região que eu conhecia de Curitiba me fazia ter maior benefício ao conhecer o todo da cidade, assim, se a bíblia fosse uma cidade, todo metro quadrado importa! E Cristo é o centro.
Amados, o Espírito de Cristo torna pra nós as palavras estáticas da bíblia em manifestação dinâmica dos princípios de Deus em nossas vidas: No amor, paz, justiça, santidade, etc. E se isso acontecer na sua vida, ao fim deste ano, apesar de tudo que tem acontecido, você vai se alegrar e dizer: obrigado por 2021! E essa é a minha oração por você. Qualquer outro feito nosso não se compara a uma transformação pelo ES de Jesus em nossos corações!
Deus constantemente está te procurando, pra transmitir a você a visão Dele, os propósitos dele pra sua vida. A questão é, você está atento, sensível e disponível? Deus quer falar de forma especial a você pela Palavra Dele. A questão é, você está gastando tempo com a bíblia? Deus quer transformar os seus tímidos ritos religiosos em espiritualidade centrada em Jesus, que conhece de onde veio pelo Criador e é ousado no poder do seu Espírito Santo para transformação em si e ao seu redor. Amém!

HINO
Nº - Hinário – Senhor meu Deus

CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta ao Evangelho lido e pregado, queremos confessar juntos a nossa fé com as Palavra do Credo Apostólico, que dizem: Creio em Deus Pai, ...


CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº - Hinário – Deus sempre me ama


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Bênção

ENVIO
Envio

CANTO FINAL
Nº - Hinário – Vem derrama a paz.
 


Autor(a): Missionário Rafael Fernando de Oliveira Carneiro
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Dia da Reforma
Natureza do Domingo: Dia da Reforma

Testamento: Novo / Livro: Hebreus / Capitulo: 9 / Versículo Inicial: 11 / Versículo Final: 14
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2021
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 63510
REDE DE RECURSOS
+
O Senhor guardará você. Ele está sempre ao seu lado para protegê-lo. Ele o guardará quando você for e quando voltar, agora e sempre.
Salmo 121.5 e 8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br