Heinrich August Hoffmann von Fallersleben (1798-1874)

Obra e Biografia

29/06/2012

Heinrich August Hoffmann von Fallersleben (1798-1874)

HPD nº 211,2

Fonte: de.wikipedia.org

Nasceu: 02 de abril de 1798 em Fallersleben, Baixa Saxônia (Alemanha)
Faleceu: 19 de janeiro de 1874 em Corvey, próximo de Höxter, Westfália (Alemanha)

August Heinrich era filho de Heinrich Wilhelm Hoffmann, comerciante, hoteleiro e burgomestre de Fallersleben (hoje bairro da cidade de Wolfsburg). Após da escola primária em Fallersleben, ele freqüentou o ginásio em Helmstedt, e em 1814 mudou para o Martino-Katarineum em Brunswig. Ali nasceram em maio de 1815 suas primeiras quatro poesias. A partir de 1816, com 18 anos de idade, começou a estudar teologia em Göttingen. Além disso interessou-se pela antiguidade clássica. Em 1818 chegou a conhecer os irmãos Grimm. Por incentivo deles passou a estudar filologia e literatura germânicas. Ainda no mesmo ano mudou para a Universidade em Bonn, onde teve como professores Ernst Moritz Arndt e Jacob Grimm. Em 1821 mudou para Berlim para trabalhar como bibliotecário. E em 1823 foi convidado a assumir o cargo de administrador da Biblioteca da Universidade de Breslau. Ali, em 1830 tornou-se professor para língua e literatura germânicas.

Em 1832 publicou em Breslau a “História do hino eclesiástico até os tempos de Lutero”. Com esta obra tornou-se pioneiro da hinologia evangélica. Em 1840 e 1841 editou, em duas partes, a coleção de 290 poesias “Unpolitische Lieder” (hinos apolíticos) que na época se tornaram um “best-seller”.

Por causa de suas idéias democrático-políticas, expressas nestas poesias, o governo da Prússia exonerou-o do cargo de professor em 1842. Um ano depois retirou lhe a cidadania prussiana e o expulsou dos territórios da Prússia. Hoffmann foi para o exílio, procurando abrigo em casas de amigos. Durante algum tempo achou refúgio numa propriedade feudal em Mecklenburgo. Na tranqüilidade da vida pastoril, observando a natureza com pássaros, abelhas, flores, nuvens, etc., nasceram suas mais bonitas canções infantis. A segunda estrofe do hino HPD nº 211 Matos formosos, prados viçosos são nosso encanto... da autoria de Hoffmann, reflete algo desta situação. (A melodia desta canção se encontra em “Schlesische Lieder” , Glaz, 1842).

Após a revolução de 1848, Hoffmann foi reabilitado e podia voltar para a sua terra natal. Em 1849, com 51 anos de idade, ele casou com uma sobrinha de 18 anos, Ida vom Berge, a filha de um pastor de Hannover-Bothfeld. Com ela teve um filho, Franz Friedrich, nascido 1855 em Weimar, o qual se tornou famoso pintor de paisagens.

Ainda no ano de 1855 a família mudou para Corvey, na Westfália, onde cinco anos mais tarde Hoffmann conseguiu ser empregado como bibliotecário no castelo do duque Victor I de Ratibor. Ainda no mesmo ano 1860 faleceu sua esposa Ida. O viúvo August Heinrich Hoffmann alcançou 75 anos de idade e faleceu, após ataque de apoplexia, aos 19 de janeiro de 1874. Ele foi sepultado no cemitério em Corvey, ao lado da esposa.

Hoffmann von Fallersleben é autor de 550 canções infantis. Para 80 delas ele mesmo criou as melodias. Além disso escreveu poesias de cunho político e canções patrióticas. Na Alemanha é conhecido principalmente como autor do hino nacional alemão.

Fontes: “Kleines Nachschlagewerk zum Evgl. Gesangbuch” edição para Baviera e Turíngia, s.d.
e Wikipedia


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 15583
REDE DE RECURSOS
+
Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha.
Filipenses 2.5
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br