Helmut Walcha (1907-1991)

Obra e Biografia

29/06/2012

Helmut Walcha (1907-1991)  HPD nº 6

Nasceu em 27 de outubro de 1907 em Leipzig, Alemanha.
Faleceu em11 de agosto de 1991 em Frankfurt/Main, Alemanha.

Helmut Walcha era um organista alemão cego que se especializou nos trabalhos dos mestres barrocos holandeses e alemães e é conhecido pelas suas gravações em CD das obras completas de órgão de Johann Sebastian Bach, inclusive a obra inacabada A Arte de Fuga.

Como resultado de uma vacinação de varíola, Walcha teve visão fraca desde a infância, e com 15 anos ficou completamente cego. Apesar disso ele se tornou estudante no Conservatório de Música em Leipzig, sob orientação de Günther Ramin (1898-1956), e conseguiu tornar-se um grande intérprete de Bach. Ele aprendeu peças novas, tendo os músicos (incluindo a sua mãe na infância dele e a sua esposa em anos posteriores) tocado para ele quatro vezes (cada mão separadamente, a parte de pedal separadamente, e a peça completa). Tendo ouvido perfeito, ele memorizava a peça enquanto escutava. De 1926 até 1929 ele era o substituto de Ramin na Igreja São Tomé em Leipzig. De 1929 até 1944, sendo organista na Igreja da Paz em Frankfurt/Meno, ele apresentava regularmente ciclos de concertos de órgão. A partir de 1933 ele lecionava no Conservatório de Hoch. Em 1938 tornou-se professor de órgão na Escola Superior de Música. Depois da 2ª Guerra Mundial ele fundou o Instituto para Música Sacra em Frankfurt/Meno. De 1946 até 1981 era o organista na Dreikönigskirche (Igreja dos Tres Reis) no Bairro Sachsenhausen. Ali iniciou em 1947 as Orgelvesper (véspera com concertos de órgão aos sábados a tarde).

Walcha possuía visão interna musical. Ele podia pressentir simultaneamente as linhas múltiplas de Bach e podia compartilhar todas elas com o ouvinte, não as aglomerando com graus desnecessários por causa de volume, habilitando o drama completamente da música, uma visão de seu gênio arquitetônico, e permitindo atenção qualquer hora a qualquer linha.

Walcha também compôs para o órgão. Ele publicou quatro volumes de prelúdios originais para corais, como também arranjos para órgão de trabalhos orquestrais escritos por outros.

Ele lecionou música de órgão e composição (ilustrou as aulas, ele próprio tocando) na Faculdade de Música e Artes Apresentáveis em Frankfurt/Main. Uma outra contribuição para a musicologia é a sua tentativa de concluir o final (inacabado) da fuga A Arte de Fuga.

Para o hino HPD nº 6 De tua fonte, ó Deus, sacia os peregrinos, por amor! existe um arranjo a 3 vozes da autoria de Helmut Walcha, no cancioneiro Das Junge Lied, sob nº 51 . Porém, o autor da melodia deste hino é Otto Riethmüller (1889-1938).


Fontes: Wikipedia, a enciclopédia grátis: http://de.wikipedia.org/
Kleines Nachschlagewerk zum Evgl. Gesangbuch für Bayern und Thüringen , Munique 1995


 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Melodia
ID: 15777
REDE DE RECURSOS
+
A vida cristã não consiste em sermos piedosos, mas em nos tornarmos piedosos. Não em sermos saudáveis, mas em sermos curados. Não importa o ser, mas o tornar-se. A vida cristã não é descanso, mas um constante exercitar-se.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br