Herbert Beuerle (1911-1994)

Obra e Biografia

29/06/2012

Beuerle, Herbert (1911-1994) HPD nº 67

Nasceu: 13 de abril de 1911 em Düsseldorf, (Westfália) Alemanha;
Faleceu: 13 de fevereiro de 1994 em Gelnhausen, (Hessen) Alemanha.

Depois de servir como chantre (Kantor) em Berlim, Herbert Beuerle assumiu o cargo de organista em Dassel (Baixa Saxônia) e orientador da Liga Cristã de Cantores (não ligada à Igreja oficial). De 1952 até 1976 era chantre no Burckhardthaus (Casa Burckhardt)1 em Gelnhausen (Hessen).
Beuerle é compositor de muitos cânones e de arranjos para hinos, dos quais alguns tiveram aceitação no novo hinário Evangelisches Gesangbuch da Igreja Evangélica na Alemanha.

Em nosso hinário Herbert Beuerle consta como autor da melodia de HPD nº 67 Cristo venceu a morte, a letra é de Martha Müller-Zitzke.
Hartmut Handt, um membro da Liga Cristã de Cantores, deu o seguinte testemunho:

Herbert Beuerle chamou-se, às vezes, de Reisender in Tonwaren (viajante com produtos de TON2). Ele gostava de tais brincadeiras, e não economizava com histórias pitorescas do rico tesouro de suas experiências. Quem conhecia Herbert Beuerle, não o pode esquecer. Além de ser um compositor abençoado ele teve a capacidade de levar as pessoas cantar. Ao lado de vários outros dons o seu carisma principal eram as horas do Offenes Singen (horas de canto abertas para todos). Nunca esquecerei como, no morro Killesberg de Stuttgart, por ocasião do centenário da Liga Cristã de Cantores, ele (que não tinha uma estatura alta) conseguiu cativar cerca de 2.000 pessoas para entoarem cânticos. Gosto de lembrar, também, como ele preparava regentes de coros para o Dia da Igreja. Sou grato que pude participar do seu último treinamento deste tipo em Schlüchtern. Que fenômeno admirável ele foi! Apesar de não dominar bem a língua inglesa, ele realizou uma oficina sobre Canto Comunitário com músicos eclesiásticos americanos. Os participantes voltaram a seus campos de trabalho não só mais animados, mas também mais qualificados. E como era importante e acertado o seu conselho a jovens pais: O melhor que podem fazer para vossos filhos é que cantem com eles a noite ao leva-los para a cama. E como agiu com sabedoria e atenção quando colaborou com músicos de gerações e estilos diferentes, nos encontros anuais com autores de textos e de melodias da Juventude Evangélica, em Willingen, onde ele participava até avançada idade. Ali se experimentaram novas formas de música e fizeram as composições para os Hinos dos Meses. Beuerle foi uma pessoa a quem cantores e cantoras têm muito a agradecer. .

Fontes: Kleines Nachschlagewerk zum Evangelischen Gesangbuch para Baviera e Türingia, Munique, s.d.
Hartmut Handt em http://www.cs-vsg.de/index1.html?/journal/jour01_3.html

Notas:

1 Casa fundada pelo Pastor Johannes Burckhardt (1853-1914) em Berlim-Dahlem para atender a juventude evangélica feminina. Em 1945 foi fundada a filial em Gelnhausen.
2 A palavra alemã Ton, além de ser som ou tomem português, também pode ter o significado de argila, barro.

 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Melodia
ID: 15704
REDE DE RECURSOS
+
Deus governa com a sua Palavra santa os corações e as consciências e as santifica e lhes dá a bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br