História Paróquia Cristo Bom Pastor - Joinville/SC

Hoje
Constru.I.C.B.P
1 | 1
Ampliar

A Igreja Cristo Bom Pastor foi inaugurada no dia 2 de fevereiro de 1941. Mas a história da Paróquia já teve seu início algum tempo antes. Até esta época a única Igreja de Confissão Luterana em Joinville era a Igreja da Paz, na rua Princesa Isabel. E como a cidade estava em franco crescimento, os moradores luteranos da zona Sul começaram a articular o desejo de ver construída uma nova Igreja na região, facilitando o acesso dos fiéis que moravam longe do centro. Em 1938, este desejo começou a tomar forma a partir da compra de um terreno na rua Eugênio Moreira. O lançamento da pedra fundamental da Igreja Cristo Bom Pastor ocorreu no dia 5 de novembro de 1939. Seguiu-se neste tempo um esforço e empenho da comunidade local para a consolidação do projeto de construção, inclusive mediante o levantamento dos recursos necessários através de contribuições e doações dos próprios membros. Nesta época havia apenas um pastor luterano na cidade (Hans Muller), que veio a falecer prematuramente. Gerhard Huber foi o primeiro pastor de dedicação exclusiva da Paróquia Cristo Bom Pastor.

Atualmente, o trabalho pastoral está a cargo de Renato Creutzberg. Carlo Kadur é o atual presidente paroquial. Geograficamente situada na rua Eugênio Moreira a segunda Igreja Luterana construída em Joinville, foi durante muito tempo chamada de Igreja da zona Sul, Igreja da rua Anita Garibaldi e até Igreja do distrito Sul. O nome Cristo Bom Pastor foi implantado somente em 1967. Mas ainda hoje ela continua sendo, para muitos, a Igreja da rua Anita Garibaldi. Desde a sua fundação, a paróquia vem crescendo e melhorando seus espaços físicos e se adaptando a novas necessidades trazidas pela passagem do tempo. Além das mais variadas atividades e da manutenção de um jardim de infância, pode-se recordar a aquisição de harmônio, sinos, órgão de tubos, o relógio da torre, construção do salão paroquial, casa pastoral, ala comercial e ginásio coberto. Apesar das agruras, não faltaram mãos amorosas que, alicerçadas no amor de Deus e no propósito da Igreja, mantiveram e mantêm acesa a chama do trabalho na Paróquia Cristo Bom Pastor.

O ano 2001 foi dedicado à restauração e renovação da Igreja Cristo Bom Pastor, em função do seu sexagésimo aniversário. Assim, além de um culto festivo de gratidão a Deus no dia 2 de fevereiro, houve uma celebração e festa de reinauguração e devolução da igreja devidamente restaurada à comunidade no dia 23 de setembro.

A Paróquia Cristo Bom Pastor conta tão somente com a Igreja sede, constituindo-se numa única comunidade. Atualmente, pertencem à Paróquia Cristo Bom Pastor 1664 pessoas. Como em muitas outras comunidades, há vários grupos de atuação: OASE, JE, dança sênior, culto infantil, coral, grupo de canto;grupos de casais e assistência social. Mas não são apenas as crianças que recebem atenção. A Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE) possui dois grupos distintos na paróquia: o grupo Rebeca (à tarde) e Amigas em Cristo (à noite). As reuniões são realizadas sempre em clima de amizade e fraternidade. O grupo Rebeca começou os trabalhos após um convite feito em culto pelo pastor Otto Tolefsonn, em 1966. Hoje, são 65 integrantes. O Grupo Amigas em Cristo iniciou suas atividades no ano de 2003. Além do estudo bíblico, a OASE mantém um grupo de trabalhos manuais como bordado, pintura e crochê e um grupo que confecciona peças de enxoval que são entregues às mães carentes da Maternidade Darcy Vargas. O trabalho de assistência social amplia as doações arrecadando alimentos para a montagem de cestas básicas - um trabalho desenvolvido em conjunto com a Paróquia São Lucas. A receita obtida com a venda de seus trabalhos é revertida para a compra de utensílios para a cozinha da paróquia, reformas e doações a pessoas e famílias carentes (remédios por exemplo).

Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças.
Marcos 12.30
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br