I Dia Sinodal da Igreja no Sínodo Norte Catarinense

Artigo

01/12/2005

O dia 30 de outubro de 2005 certamente passará a figurar como marco na história de nossa Igreja, especialmente para o Sínodo Norte Catarinense que, nesta data, celebrou o centenário do antigo Sínodo Luterano associado à lembrança da Reforma de Lutero. O encontro aconteceu na sede do Centro de Eventos Sítio Novo em Joinville e reuniu mais de 3.000 pessoas.

Unidos sob a graça de Deus, fazendo história!

Sob este tema motivador,com a presença de membros das 34 paróquias do Sínodo Norte Catarinense , além de convidados de outros sinodos o evento foi marcado pelo convívio fraternal entre todos os que ali estiveram e puderam sentir de perto quão numerosa e amorosa é a família sinodal, que junto aos seus pôde se alegrar e compartilhar sua história.

O dia foi mercado por diversas atividades, iniciando com o culto eucarístico que contou com a participação de um grande coral composto por cerca de 360 vozes, de membros vindos dos três núcleos sinodais, assim como, um conjunto de instrumentistas para acompanhá-lo. A regência do grande coral e do grupo de instrumentos esteve ao encargo da Professora Cladis Erzinger Steuernagel O sentimento de comunhão e celebração da unidade foi constante e muitos se emocionaram ao compartilhar o passado e ao sonhar com o futuro de nossa Igreja.

Na prédica, o Pastor Presidente Dr. Walter Altmann, lembrou que em 1905, não mais que dez pessoas reuniram-se na Estrada da Ilha para professar a sua confessionalidade. Porém, o testemunho, a determinação e o sonho dessas pessoas, amparados e guiados pela mão poderosa de Deus, fez com que fosse possível estarmos hoje comemorando 100 anos de existência comunitária. Esta comunidade é, sem dúvida, um exemplo de milagre do nosso Deus, pois nasceu do quase nada e hoje aqui está, comemorando sua história. Aqui nos reunimos como Igreja que quer dar testemunho de seu amor e de sua confessionalidade, pois somos luteranos unidos, sob a graça de Deus!

Findo o momento inicial de culto, houve o intervalo para o almoço e descanso, onde os participantes puderam se confraternizar e visitar os estandes que foram organizados por entidades ligadas à IECLB e pelos departamentos, do Sínodo Norte Catarinense que ali demonstraram suas atividades e projetos, divulgando assim os vários segmentos de nossa Igreja.

Após o almoço, iniciaram-se as apresentações artísticas, com a participação de uma Companhia Circense que animou a criançada com seus números de malabarismos e a alegria de seus palhaços. Na seqüência, o grupo de seresta Entre Amigos, de Joinville, deu um show de interpretação e bom gosto na escolha do repertório. Para animar ainda mais o evento, apresentaram-se, com toda sua beleza e disposição, os grupos de dança sênior das Paróquias Cristo Redentor, Apóstolos, OASE Pirabeiraba. Um grande momento da tarde ficou por conta do grupo de dança germânica folclórica Bergland de Corupá, que, com os grupos juvenil e adulto, avivaram à memória das nossas raízes, apresentando números folclóricos de altíssimo nível, demonstrando um grande trabalho de pesquisa e fidelidade cultural.

Os participantes do 1° Dia Sinodal da Igreja foram saudados pelo sr. Rolf Köhntopp, presidente do Conselho Sinodal; P. Dr. Walter Altmann, Pastor Presidente da IECLB; P. Mariane Beyer Ehrat, pastora Sinodal Vale do Itajaí; Sr. Rodrigo Bornhaldt, vice-prefeito de Joinville, e, o Governador do estado, sr. Luiz Henrique da Silveira.

Ao final do Dia da Igreja, todos receberam as bênçãos finais, e, com o espírito repleto de alegria e congraçamento, retornaram aos seus lares, convictos de que a Igreja cujo fundamento é Jesus Cristo, tem a memória no passado e compromisso com o futuro, pois seu fundamento é rocha!

O P. Sinodal Manfredo Siegle, junto ao Sr. Rolf Köhntopp, presidente do Conselho Sinodal, em sua mensagem, destacam: Ser sal da terra, assumir o papel de luz no mundo ou de cidade construída sobre o monte permanecem desafios que animam ainda mais a ser servidores e servidoras. Não somos melhores, mas a partir do Evangelho queremos aprender a servir melhor!

Assim aconteceu este I Dia Sinodal da Igreja, do Sínodo Norte Catarinense, que envolveu a todos, que surpreendeu a muitos, mas que, principalmente, uniu luteranos sob a graça de Deus, para celebrar a unidade e fazer história!

Manfredo Siegle
pastor sinodal do Sínodo Norte-catarinense
da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
em Joinville - SC
Diocese Informa - 12/2005


Autor(a): Manfredo Siegle
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Natureza do Texto: Artigo
ID: 8660
REDE DE RECURSOS
+
É necessário pregar com o objetivo de que seja promovida a fé Nele, para que Ele não seja apenas o Cristo, mas seja o Cristo para ti e para mim e para que Ele opere em nós o que Dele se diz e como Ele é denominado.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br