1 Timóteo 6.6-19 - 16º Domingo Após Pentecostes - 29.09.2019

Caderno de Cultos 2019 - Sínodo do Mato Grosso

29/09/2019

CULTO 16º DOMINGO APÓS PENTECOSTES 29.09.2019
Prédica: I Timóteo 6.6 - 19
Leitura Bíblica: Salmo 146
Líder de Culto: Ronald Celso Schwebel

ACOLHIDA
Sejam Bem Vindos ao nosso Culto. Saúdo-vos com as palavras do Apóstolo Paulo aos Efésios capítulo 5 versos 8 e 9 “Antigamente vocês mesmos viviam na escuridão; mas, agora que pertencem ao Senhor, vocês estão na luz. Por isso vivam como pessoas que pertencem à luz, pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade.” Amém. (NTLH)
Queremos acolher as pessoas que nos visitam neste culto e que se sintam bem em nosso meio e compartilhem da nossa Alegria de Adorar o Senhor.
CANTO DE ENTRADA
Hino .........
LITURGIA DE ABERTURA
SAUDAÇÃO
Reunimo-nos em nome e na presença do Trino Deus, Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo e na comunhão com todos nas Palavras de Jesus em Mateus 11.28.
CANTO DE INVOCAÇÃO
Hino ......
CONFISSÃO DE PECADOS
ANÚNCIO DO PERDÃO
KIRIE – “Diaconia”
ORAÇÃO DO DIA
LITURGIA DA PALAVRA
LEITURA BÍBLICA
Salmo 146
CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Hino.....
PREGAÇÃO
I Timóteo 6. 6-19
ADMINISTRANDO O DINHEIRO QUE DEUS NOS CONFIOU
I Tímóteo 6. 6-19
INTRODUÇÃO
John Rockfeller, Primeiro bilionário do mundo em sua época, disse que o homem mais pobre do Universo é aquele que SÓ tem dinheiro.
O dinheiro tem sido o estopim de muitas guerras que ceifaram milhares de vidas humanas pelos séculos afora, e continua ceifando, desavenças familiares (herança), o dinheiro tem sido usado em nosso País pelos governantes na corrupção, como moeda de troca. Milhões de pessoas usam o dinheiro em suas vidas como se ele fosse o seu deus, em busca da felicidade!
O dinheiro é necessário
Com ele podemos suprir as necessidades do nosso cotidiano, desfrutar das coisas belas que Deus tem criado, auxiliar os que passam dificuldade, casa, alimento, sustento de missionários na obra do Senhor, por exemplo: se um irmão na fé tem necessidade de um tratamento de saúde e não tem o dinheiro para tal, a sua ajuda financeira será uma grande oportunidade de servir a Deus por intermédio do dinheiro com o qual Deus te abençoou.
O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males, o grande problema não é ter dinheiro, mas sim, ser possuído pelo dinheiro.
O problema não é o dinheiro, o problema é o amor a ele.
O dinheiro é um bom servo, mas um péssimo Patrão. Muitas vezes somos possuídos por ele em vez de possuí-lo, o amor ao dinheiro, quando ele nos possui, nós chamamos de “Ganância”, pela ganância as pessoas tiram dos outros o que não lhes é de direito, ou melhor, o que não lhes pertence (roubo), e entram em desobediência ao 7º mandamento, ou quando pela ganância vão até ao ponto de lhe tirar a vida, desobedecendo o 5º mandamento, criticamos nossos governantes pelo desvio de recursos deixando povo morrer em filas de hospitais, deixando o cidadão de bem à mercê da criminalidade, onde muitas vidas são ceifadas prematuramente, na formação intelectual a falta do recurso, tudo porque o dinheiro à essas destinos vão para o bolso de uma minoria corrupta.
Deus tem um propósito com o dinheiro que Ele disponibiliza para mim e para ti, confira no versículo 7. Nada trouxemos a este mundo, portanto, Deus tem demostrado grande amor por cada um de nós, nos suprindo e com sobras também, em Malaquias 3.8-10, lembramos neste texto que também na igreja entre aqueles que professam o nome de Deus há corrupção, onde os recursos que Deus pede para o Seu reino não são entregues, para tanto faltam recursos para a expansão do Evangelho, conforme Mateus 28, o IDE fica prejudicado, vamos olhar para dentro da comunidade onde colocamos o dinheiro à disposição do reino de Deus e na expansão deste.
Muitas vezes temos dificuldade em falar no dízimo, temos desculpas como: ”Isto era a lei, vivemos a Graça”, mas Jesus disse que não veio revogar a lei, mas cumpri-la, e também disse: “Dê a Deus (dízimo) o que é de Deus e a Cézar o que é de Cézar (impostos).

CONCLUSÃO
Lembrando das palavras de John Rockfeller, “que o homem mais pobre do mundo é aquele que SÓ que tem dinheiro”, tomem as palavras de Paulo em nosso texto de hoje, “Nada trouxemos para este mundo e nada vamos levar dele”. Lembro-me do que me disse um pastor aposentado “Nos meus 45 anos de ministério nunca fiz um sepultamento onde o falecido levasse carretas e mais carretas lotadas de seus pertences”.
Nu vim para este mundo e nu voltarei.
Amém
Hino....
CONFISSÃO DE FÉ
Creio em Deus Pai...
Hino após Confissão
AVISOS
Próximo Culto:....../......./........às.....:........h.
Destino da Oferta:.......................................
Oferta do último culto:................................
Destinada para :..........................................
.....................................................................
.....................................................................
Aniversariantes:...........................................
.....................................................................
Oração de Intercessão: (Ver pedidos de oração)
Amado e Eterno Deus, Inclina teu rosto por esta comunidade ..................................................
PAI NOSSO
LITURGIA DE DESPEDIDA
Bênção
ENVIO
 


Autor(a): Ronald Celso Schwebel
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 16º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Timóteo I / Capitulo: 6 / Versículo Inicial: 6 / Versículo Final: 19
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2019
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 52906
REDE DE RECURSOS
+
Quem conhece Deus também conhece as criaturas, as compreende e as ama, pois, nas criaturas, estão as pegadas da divindade.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br