IECLB de Rio Negrinho/SC é homenageada na Câmara de Vereadores

Vereador Luciano Alves apresenta Moção de Aplauso

11/09/2017

8538
8536
8537
8535
8532
8533
8531
8534
1 | 1
Ampliar

Foi apresentado na Sessão Ordinária dessa segunda-feira por intermédio do Vereador Luciano Alves (PSB) uma Moção de Aplauso à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), em virtude da celebração dos 500 anos da Reforma Protestante.

Luciano Alves justificou sua ação afirmando que sua homenagem é em alusão a uma das caminhadas mais fantásticas dentro de um trajeto ao longo do tempo que assola a mente de tantos até os dias atuais, feita por Martinho Lutero.

Contou parte da história, dizendo da jornada que deixou pegadas pelo mundo inteiro, marcas de sabedoria e coragem, ponderando a reforma protestante iniciada por Martinho Lutero no início do século XVI, a qual era contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana, propondo uma reforma no catolicismo.

“Assim sendo e levando em consideração que a Reforma completa 500 anos no próximo dia 31 de Outubro de 2017, apresento, nos termos legais do Regimento Interno, a presente Moção de Aplausos, a ser encaminhada à Igreja Evangélica da Confissão Luterana do Brasil de Rio Negrinho/SC”, justificou Luciano Alves.

A comunidade luterana de Rio Negrinho tem atualmente como pastor Odemir Simon, Presidente da Comunidade: Guiomar Mirian Nehring, Vice-presidente: Adolar Hübner, Tesoureiro: Heinz Martin Nering, Vice-tesoureiro: Arno Bail, Secretaria: Iliani Roeder, Vice-secretária: Carmen Bail. A Diretoria da Paróquia Luterana Bom Pastor tem como Presidente: Ana Beatriz Kwitschal Schade, Vice-presidente: Valdemar Nering, Tesoureira: Patrícia Rodrigues de França Radins, Vice-tesoureiro: Adolar Hübner, Secretaria: Veridiana Water Stefen e Vice-secretária: Guiomar Mirian Nehring. A Presidente da OASE (Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas) é Elsi Maria Nogueira Hantschel.

A Reforma Protestante iniciou na Alemanha, liderada por Martinho Lutero em 1517 no momento em que as 95 teses foram fixadas nas portas da igreja de Wittenberg. A onda de protestos se estendeu pela Suíça, França, Países Baixos, Reino Unido, Escandinávia e algumas partes do leste europeu, principalmente os Países Bálticos e a Hungria. O resultado da Reforma Protestante foi a divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os católicos romanos e os reformados ou protestantes, originando o protestantismo;

O movimento

Na época muitos cristãos se sentiam desorientados e desamparados, pois acreditavam que a igreja católica se preocupava mais com questões políticas e temporais do que com questões espirituais. Diante disso, uma parte dos europeus acabou se afastando da Igreja católica, em busca de novas formas de religiosidade. Então Lutero tem um papel fundamental nesse processo de transformação religiosa, um teólogo muito respeitado que abandona o catolicismo e funda o Luteranismo. Ele foi responsável por traduzir a Bíblia para o alemão ajudando assim a alfabetizar muitos fiéis, antes nem o baixo clero tinha acesso aos textos sagrados.

Lutero denunciou a venda de indulgências porque acreditava que somente Deus poderia perdoar o pecador, era um homem a frente de seu tempo e por isso foi influenciado pelos filósofos iluministas. Defendia que cada homem poderia ler e interpretar a Bíblia de acordo com sua consciência. O Luteranismo atraiu pessoas de todas as classes porque parecia uma igreja mais simples e próxima a comunidade.

Assim como o Luteranismo surgiram outras igrejas e por mais de um século a Europa viveu uma guerra religiosa, muitos sofreram os horrores da inquisição, e sem dúvida os exemplos na história são suficientes para continuarmos lutando hoje pela tolerância religiosa e pelo respeito ao direito que todos têm de pensar diferente dos outros. 


Autor(a): Câmara de Vereadores de Rio Negrinho
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Área: História / Nível: 500 Anos Jubileu
ID: 43834
COMUNICAÇÃO
+
A graça só tem um recipiente - o nosso coração.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br