IECLB está representada no Jardim Lutero

20/07/2010

Placa de identificação - Pastor Walter Altmann - IECLB
Cerimônia do plantio de árvores - Jardim de Lutero - Wittenberg - 18 de junho de 2010
Walter Altmann - plantio de árvore no Jardim de Lutero em Wittenberg
Os pastores Alfred Chana ( Igreja Luterana Zâmbia) e Walter Altmann - IECLB
Vista de parte do Jardim de Lutero - Wittenberg/Alemanha
1 | 1
Ampliar

A IECLB já está representada no Jardim Lutero, em Wittenberg, na Alemanha. No domingo, dia 18, o pastor presidente Walter Altmann dedicou simbolicamente a árvore, que foi plantada em março deste ano – uma cerejeira, Prunus padu –, à Década de Lutero. Organizada pela Federação Luterana Mundial (FLM), a década prepara a chegada do aniversário, em 2017, dos 500 anos da colocação por Lutero das 95 teses nas portas da Igreja do Castelo de Wittenberg, (1517 -2017).

No ato litúrgico que antecedeu a cerimônia, Altmann evocou o Salmo 24.1, lembrando que a terra e tudo o que ela contém é do Senhor. Ainda, destacou a comunhão luterana e a obra de Reforma de Martim Lutero. Em seguida, ele adicionou terra e deu água à planta, que está identificada como Árvore da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil”.

Na sequência, o pastor presidente da Igreja Evangélica Luterana em Zâmbia (ILZ), Alfred Chana, também plantou a árvore representando a sua igreja. Como a ILZ é uma igreja pequena, a IECLB patrocinou essa árvore como sinal de cooperação Sul-Sul e da IECLB com as igrejas coirmãs no continente africano.

Alguns visitantes, delegados da 11ª Assembleia da FLM (20 a 27 de julho, em Stuttgart), participaram do evento, entre os quais o pastor presidente da Igreja Evangélica Luterana Boliviana, Luis Cristóbal Alejo Fernández, a bispa da Igreja Evangélica Luterana na América (ELCA), Wilma Kucharek, e o pastor Urmas Viilma, da Igreja Evangélica Luterana da Estônia.

O ato foi presidido pelo reverendo Hans W. Kasch, idealizador do Jardim Lutero. Na sua fala, ele também ressaltou o plantio pela IECLB de uma árvore no Brasil. O ipê roxo, escolhido por ser típico da Mata Atlântica, foi plantado no dia 9 de julho durante reunião do Conselho da Igreja da IECLB, em São Leopoldo (RS). O lugar escolhido fica na Casa Matriz de Diaconisas, junto ao prédio onde se reúnem costumeiramente o Conselho da Igreja e outras instâncias da IECLB,

A Década de Lutero está sendo comemorada em todo o mundo desde maio de 2008. O Jardim Lutero é uma das grandes ações relacionadas ao quinto centenário da afixação das teses. Ele estará totalmente constituído em 2017, com 500 árvores, cada uma representando uma igreja membro da FLM ou instituição luterana.













 

COMUNICAÇÃO
+
Dêem graças a Deus, o Senhor, porque Ele é bom e porque o seu amor dura para sempre.
Salmo 118.1
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br