IECLB presente no Kirchentag da Igreja da Baviera

15/06/2004

O Pastor presidente da IECLB, Walter Altmann, esteve, por convite da Igreja da Baviera, em Hesselberg, participando da celebração do Kirchentag, o Dia da Igreja. Este evento reúne milhares de pessoas, com uma programação e dinâmica que em muito se assemelha aos nossos dias sinodais da igreja: culto, palestras, painéis, programação específica para crianças e momentos de comunhão e confraternização entre membros das mais distintas comunidades. Antes de Hesselberg, Altmann esteve na pequena Alerheim onde, segundo Roland Brüggemann, pastor da IECLB, que atua nesta cidade, sua visita foi precedida de grande expectativa e considerada uma honra, um fato único na história do lugar e da Comunidade“. Lá, Altmann participou do culto festivo do domingo de pentecostes com a prédiga baseada em Zacarias 4,6: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos”.

Após o culto o pastor presidente foi recepcionado pelo prefeito de Alerheim, Gerhard Ament, e depois de conhecer um pouco mais da história da cidade assinou o Livro de Ouro, deixando registrada sua presença. Altmann também recebeu das mãos do prefeito um livro sobre a cidade e participou de um brinde conjunto com vereadores e presbíteros. Saindo da Prefeitura o grupo participou de um almoço de confraternizacao em um Restaurante ao lado da Igreja, que foi sucedido de um passeio informal por Alerheim im Ries até a Cidade Histórica de Nördlingen, que fica junto à Romantische Straße - a via dos Castelos Históricos da Baviera. Nördlingen ainda tem toda cidade velha murada, tal como foi construído na Idade Média.

No dia seguinte Altmann foi para Hesselberg, onde seria celebrado o Dia da Igreja. Em sua 53ª edição, o Kirchentag, é celebrado todos os anos, desde 1951, sempre na segunda-feira após o Domingo de Pentecostes, quando, na Alemanha, é por este motivo, feriado nacional. Hesselberg é um bonito morro, que possibilita a reunião de milhares de pessoas ao ar livre e possui também alguns espaços para grupos menores, onde foram realizados os painéis e atividades dividas em grupos.

Nem mesmo a chuva, que caia generosamente, impediu a grande participação dos membros da Igreja da Baviera e uma bonita celebração.

Em sua pregação, Altamnn lembrou Coríntios 12, versículos 4 a 11, falando dos dons que levam à unidade de espírito. Ele também realçou em sua prédiga as relações ecumênicas entre a IECLB e a Igreja da Baviera, como uma expressão do agir de Deus no corpo da igreja universal. A chuva deu uma trégua durante a pregação de Altmann mas logo voltou a cair, cessando apenas no final do dia e do encontro.

Posteriormente, Altmann também participou de um painel “Vida Globalizada: ganho ou tormento?”, que propunha uma reflexão sobre os prós e contras da globalização. ”Os efeitos da Globalização na sociedade e na experiência das igrejas” foi o tema abordado por Altmann, que destacou que as conseqüências danosas da globalização devem ser superadas com políticas nacionais e internacionais voltadas para o social, para o controle da especulação e para o combate à concentração de renda.

Junto com Altmann, participaram como painelistas Josef Göppel, parlamentar alemão; Wolfgang Döbrich, encarregado da Igreja da Baviera para a América Latina e o pastor da juventude, Günther Werner.

Durante o Kirchentag, Altmann encontrou Huberto Kirchheim, que o antecedeu na presidência da IECLB que está atualmente na Alemanha, em Neuendettelsau, atuando junto à Igreja da Baviera.
 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Jesus Cristo diz: Eu estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.
Mateus 28.20b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br