Igreja Luterana de São Paulo

 

Registra a história que no dia 29 de outubro de 1891, foi constituída a primeira Comunidade Evangélica Luterana em São Paulo, sob a liderança do Pastor Emil Bamberg.

Esta comunidade, fundada em 1891, foi devidamente registrada em 1907. Neste mesmo ano, houve a doação de um terreno por parte de Daniel e Hermann Heydenreich para a construção de uma Igreja.

Em 1907, com o projeto arquitetônico elaborado por Guilherme von Eÿe, aconteceu o lançamento da pedra fundamental da Igreja na Avenida Rio Branco (mais tarde denominada de “Igreja Martin Luther”). Após muitas dificuldades e mesmo inacabada, ela foi inaugurada no dia 25 de dezembro de 1908.

A Igreja Martin Luther, construída em estilo neogótico, foi tombada como patrimônio histórico do Município de São Paulo e como patrimônio histórico do Estado de São Paulo.

Além do seu estilo, marcam também a Igreja Martin Luther o seu órgão alemão Walcker (inaugurado em 1909), e os seus vitrais de autoria da oficina Casa Conrado, de Conrado Sorgenicht.

Este foi o legado que a Comunidade Centro de São Paulo recebeu dos seus antepassados. E esta comunidade tinha um sonho de restaurar a sua Igreja, assim em 2011, iniciamos seu projeto de restauro. Após muitas dificuldades e falta de recursos, em 2015, concluímos grande parte da reforma da Igreja.

Na madrugada do dia 1º de maio de 2018, este ícone da Igreja Luterana de São Paulo, desabou em consequência do incêndio e da queda do edifício vizinho da nossa Igreja, restando somente a torre e parte do espaço do altar. Uma tragédia e uma dor imensurável.

Aos poucos, mesmo que precariamente, retomamos todas as nossas atividades comunitárias.

O sonho de restaurar a nossa Igreja não acabou. Ele apenas foi postergado. Tudo tornou-se mais difícil, mas com fé e com esperança vamos concretizar os reparos.

Você pode colaborar para a realização desta vontade, a sua doação é muito importante.

Que Deus ilumine e abençoe a todos e todas.

 

Colabore com a restauração da nossa Igreja. Por isso, informamos uma conta bancária, através da qual podem ser enviadas as doações. Faremos uma responsável prestação de contas desses valores:

IGREJA EVANGÉLICA
LUTERANA DE SÃO PAULO

CNPJ: 61.137.543/0001-40
BANCO BRADESCO – 237
AGÊNCIA: 478 – Paissandu
CONTA POUPANÇA: 7609866-2

A fé é um contínuo e persistente olhar para Cristo.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br