Igrejas luteranas no Vale do Itajaí iniciam comemorações para os 500 anos de história

17/06/2016

image001 (10)
image003 (3)
postFB_500diasReforma_comemoração
1 | 1
Ampliar

Neste fim de semana, as igrejas luteranas do mundo inteiro estarão em festa, quando faltarão 500 dias para as comemorações dos 500 anos da Reforma Luterana, iniciada em 31 de outubro de 1517, com as 95 teses pregadas na igreja do Castelo de Wittenberg. Na região do Vale do Itajaí acontecerão duas importantes ações que iniciarão a contagem regressiva.

No sábado, 18, às 15h17, em alusão ao ano em que Lutero pregou as 95 teses, os sinos de todas as igrejas luteranas badalarão durante um minuto. No domingo, 19, entre 11h e 16h, na Praça Hercílio Luz, Biergarten, no centro de Blumenau, um ato público irá marcar esta importante data. Na programação constam ações da igreja, como apresentações com coros, orquestras e bandas (a música é um dos maiores legados da tradição luterana), além de uma programação voltada especialmente para crianças. Também será lançada uma revista em quadrinhos contando a história da Reforma.

“O Jubileu da Reforma e cada passo a ele relacionado se apresenta como uma oportunidade ímpar para a reflexão acerca da sua história, sua teologia, sua missão e seu papel no contexto brasileiro e no âmbito ecumênico. As igrejas luteranas, fiéis ao compromisso ecumênico, tem diante de si o desafio de ‘dar razão da sua fé’ e contextualizar a contribuição teológica de Lutero na realidade latino-americana. Não queremos fazer uma volta ao passado. Queremos e precisamos, sim, fiéis à nossa herança, entender o presente e agir, olhando para o futuro”, destaca o pastor-presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Dr. Nestor Paulo Friedrich.

A ideia das igrejas luteranas é dar a largada para os festejos da Reforma. A partir de então, durante 500 dias, estarão acontecendo uma série de ações e celebrações no mundo, país e cidade, como cultos especiais, palestras, concertos, exposições, solenidades, publicações, etc. O encerramento destas comemorações acontece em 31 de outubro de 2017, com as comemorações dos 500 anos da Reforma Luterana.

Dentre os eixos centrais e fundamentais da Reforma Luterana, pode ser destacada ‘a justificação por graça e fé’. Martin Luther contribuiu com centenas de ideias e valores, como por exemplo, enfatizou que ao lado de cada Igreja, deveria também ter uma escola, uma preocupação com a educação das pessoas, que proporciona liberdade e autonomia. A Reforma é um marco na história da humanidade e os seus reflexos são sentidos até hoje. Podem-se citar, a tradução da Bíblia para a língua alemã; a preocupação com questões sociais; a interpretação de um Deus amoroso, misericordioso e que não vende o perdão; o resgate da música comunitária e dos coros religiosos e o protagonismo das pessoas na condução de suas ações, a partir de uma clareza maior sobre as funções do Estado e da Igreja.

“Somos Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB. Somos parte da Igreja de Jesus Cristo. Junto com outras igrejas protestantes no mundo, carregamos marcas que têm a sua origem no movimento da Reforma de 1517. Em 2017, completam-se 500 anos de uma ação marcante. Este é o motivo para marcar os 500 dias antes do Jubileu dos 500 anos da Reforma. Não queremos festejar nenhuma ruptura ou separação entre igrejas. Festejamos, sim, a nossa vocação e as características da nossa Igreja a partir do movimento que recebeu de Martin Luther marcas claras. Queremos festejar a nossa presença e o nosso jeito de participar da missão da Igreja de Jesus Cristo no mundo”, explica o pastor sinodal Breno Carlos Willrich.

COMUNICAÇÃO
+
Confie no Senhor. Tenha fé e coragem. Confie em Deus, o Senhor.
Salmo 27.14
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br