Igrejinha terá Praça Jardim de Lutero

09/03/2012

O que: Lançamento do projeto da Praça Jardim de Lutero.
Quando: 11 de março, domingo, a partir das 11 horas.
Onde: Próximo à ponte João Edmundo Kichler.

No mesmo dia, a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Igrejinha festeja 150 anos, completados no dia 7 de março, com um culto às 9h30min e inauguração da Galeria Fotográfica de Pastores/as que atuaram na localidade durante este século e meio.

No próximo domingo, dia 11, no município de Igrejinha (RS), será dado o primeiro passo para a criação da Praça Jardim de Lutero, que vai ficar localizada próximo à ponte Edmundo Kichler. A proposta, uma iniciativa do Sínodo Nordeste Gaúcho da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), marca os 500 anos da divulgação, por Lutero, das suas 95 teses – os 500 anos da Reforma –, a serem comemorados mundialmente em 2017. O lançamento do projeto também integra a programação do Dia da Igreja do Sínodo Nordeste Gaúcho, evento que já se tornou tradicional e este ano será realizado na mesma cidade, em junho.

A Praça Jardim de Lutero, viabilizada com a parceria da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Igrejinha e a Prefeitura Municipal, foi inspirada em uma proposta semelhante criada em Wittenberg, na Alemanha. “Já a partir do lançamento, estaremos conectados a várias cidades e comunidades em todo o mundo, que também adotaram a ideia”, ressaltou o pastor sinodal Altemir Labes.

O projeto prevê o plantio de árvores representando as 30 paróquias, 104 comunidades, 107 pontos de pregação e aproximadamente 60 mil pessoas batizadas, que compõem o sínodo, em 68 municípios da região Nordeste do estado do Rio Grande do Sul. Junto a cada árvore será colocada uma placa com os dados da paróquia mantenedora, bem como um pequeno fato da história da Reforma Protestante. No centro do jardim, será edificado o símbolo do movimento da reforma, a Rosa de Lutero. Também está prevista a construção de um local para abrigar celebrações e apresentações artísticas. O espaço estará aberto ao público, servindo ao lazer e contribuindo para o conhecimento da história da Reforma Protestante e, ao mesmo tempo, para a conscientização do cuidado com o meio ambiente.


Autor(a): Susanne Buchweitz
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Natureza do Evento: Vivência Comunitária Social
Perfil do Evento: Festa
ID: 13076
COMUNICAÇÃO
+
Assim, outros carregam o meu fardo, a força deles é a minha. A fé da minha Igreja socorre-me na perturbação. A oração alheia preocupa-se comigo.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br