II Simpósio Internacional de Lutero encerra com palestra pública em Lajeado

Palestra abordou bases da Igreja Luterana

05/09/2013

Cristopher Spehr falou sobre as bases da Igreja Luterana
Cerca de 150 pessoas, representando as 59 comunidades do Sínodo Vale do Taquari, participaram do evento
1 | 1
Ampliar

O início da Igreja Luterana e os estudos de Martim Lutero, reformador, foram tratados em palestra realizada ontem (5), em Lajeado, encerrando o 2º Simpósio Internacional de Lutero. O alemão, professor doutor em História da Igreja, Cristopher Spehr, falou sobre Uma igreja cristã comum a todos - Compreensão de igreja em perspectiva luterana.

Cerca de 150 pessoas, representando as 15 paróquias e 59 comunidades do Sínodo do Vale do Taquari participaram do evento que apresentou aos presentes o que é tratado nas pesquisas da teologia, entre eles, as bases dos estudos da fundação da Igreja Luterana.

Na palestra, temas como “O que é igreja? Onde está a igreja? Como é a igreja?” foram tratados sob a visão de Lutero. Sobre a igreja no Brasil, o palestrante afirma que as respostas para o tema são muitas pelo fato de existirem muitas igrejas no país. Spehr afirma que por isso é importante distinguir principalmente a igreja luterana, da igreja católica e das igrejas pentecostais.

O palestrante busca, a partir de seu estudo e experiência no país originário da Reforma Protestante, dar impulsos à igreja brasileira com esses encontros em que está participando nas comunidades. Ao mesmo tempo, esse intercâmbio o ajuda em sua profissão, pois tem a oportunidade de conhecer a situação eclesiástica no Brasil.

Para o Pastor Sinodal, do Sínodo do Vale do Taquari, Marcos Bechert, o tema ajudou os participantes a entenderem a igreja e sua relação com ela. Entre elas, que desde o início da Igreja Luterana, o fundamento foi de que não é preciso pagar e nem realizar obras para receber a bênção de Deus, que é dada de graça.

Continuidade
O 2º Simpósio Internacional de Lutero, também ocorrerá em outras cidades brasileiras. Nos dias 9 e 10 de setembro, em Rodeio 12, e nos dias 11 e 12, em São Bento do Sul - ambas cidades catarinenses. Até 2017, quando se comemora os 500 anos da Reforma, o evento deve ser realizado em todas as regiões brasileiras onde a igreja Luterana está presente.

Todas as palestras do 2° Simpósio serão publicadas em livro que será disponibilizado para os interessados.

O evento foi promovido pela Faculdade Luterana de Teologia (FLT), Departamento de História Eclesiástica da Faculdade de Teologia da Friedrich Schiller Universität Jena Alemanha com o apoio da Comunidade Evangélica de Lajeado, Sínodo Vale do Taquari, Sínodo Centro-Campanha Sul.
 

COMUNICAÇÃO
+
Fé e amor perfazem a natureza do cristão. A fé recebe, o amor dá. A fé leva a pessoa a Deus e o amor a aproxima das demais. Por meio da fé, ela aceita os benefícios de Deus. Por meio do amor, ela beneficia os seus semelhantes
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br