Isaac Nicolau Salum (1913-1993)

Obra e Biografia

29/06/2012

Isaac Nicolau Salum (1913-1993) – HPD 20 (Tr.) - Surgem anjos proclamando

Em maio de 1993, o prof. Isaac Nicolau Salum deixou-nos para entrar no Panteão das Letras de nossa Faculdade de Filosofia. Salum, era professor de Filologia e Lingüística Românica, no curso de Letras Clássicas, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da Universidade de São Paulo.
Mas... o que falar do prof. Salum? Ele atuou como professor, pesquisador e como ser humano, irradiando um exemplo de sabedoria e humildade a servir de guia para todos os que querem aventurar-se pelas veredas do magistério.

Quantas coisas não tem feito o prof. Salum? Aulas, conferências, orientação, conversas, conselhos, estímulos, artigos, teses, palestras, mais aulas, mais conselhos, mais orientação, mais conversas, contínuas e infatigáveis pesquisas, enfim.... a inteireza de uma vocação como professor. Mas que tipo de professor foi lsaac Nicolau Salum?

Em suas aulas e orientações, os alunos eram sujeitos participantes do processo do conhecimento e da busca da verdade científica, estimulados que eram por uma relação de horizontalidade e não oprimidos por um autoritarismo vertical.

Vale apreciar com que graça literária, e com que afeto, o nosso Mestre trata de um episódio lingüístico ocorrido em sua infância:

Nasci em 1913, e passei meus primeiros dezessete anos de vida num arraial do sul de Minas, chamado oficialmente São Sebastião da Ventania, e por nós Ventania, mas que passou a chamar-se, em setembro de 1914, Alpinópolis, sem qualquer semelhança com os Alpes. Complexos de inferioridade de um arraial, cuja grande aspiração era tornar-se vila. O Abrão Turco um maometano local, de alto porte e barbas grandes, cuja lembrança hoje me faz pensar no 'Moisés' de Miguel Ângelo, apostava céptico: 'Se Bentania bira de bila, Abrão bira de cabalo'. Pois veio a vitória: em 17/XII/1938, passou o meu arraial a cidade, a comarca, e hoje tem três ou quatro grupos escolares e um ginásio estadual, e mantém, no seu município, a hidrelétrica de Furnas, que manda luz para São Paulo  - IZIDORO BLIKSTEIN professor de Semiótica e Lingüística Geral da FFLCH-USP.

Fonte:http://leuba.blogspot.com/2006/08/isaac-nicolau-salum-quem-foi.html conforme edição no. 20 da Revista da USP (dezembro-93 / fevereiro-94) .


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
ID: 15656
REDE DE RECURSOS
+
Portanto, já que vocês aceitaram Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos com ele. Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé.
Colossenses 2.6-7
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br