Isaías 2.2-5 - Uma mensagem para o advento

06/12/2005

Uma mensagem para o advento

Leia: Isaías 2.2-5

Queridos irmãos: Eu creio que esse texto reflete bem qual é a vontade de Deus para a tua vida querido irmão. E eu vou dizer uma coisa para você: A vontade de Deus é te abençoar e abençoar muito. Logo no começo, no versículo 2, diz que afluirão à Casa de Deus todos os povos. No versículo 3 está escrito: “Irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor e à casa do Deus de Jacó...”. A vontade de Deus expressa neste texto e em vários outros é que você venha a Casa dEle. Por que Ele quer isso? É para colocar um fardo espiritual para você carregar? É para colocar um peso a mais à sua vida? Olhando para o comportamento de algumas pessoas, parece até que crêem dessa forma. Mas Deus quer que você venha à Sua Casa para te abençoar. Quantos, infelizmente, entendem a vinda à Casa de Deus não como sendo um privilégio, mas sendo um peso.

Mas eu vou dizer para ti: Deus quer que você venha à Sua Casa não para te castigar, mas para te abençoar. O coração de Deus está voltado para te abençoar. Faz parte do caráter de Deus o desejo de abençoar. E eu vou dizer para ti: Deus tem muitas bênçãos para você.

Por isso, ir à Casa de Deus não deve ser encarado como peso, mas como privilégio. Tem gente que deixa a comunhão com Deus e com os irmãos. Eu vou te dizer: “Você está perdendo bênçãos de Deus”.

E uma das bênçãos que Deus quer te dar nos fala o texto de hoje. O versículo 3 fala porque os povos querem ir à Casa de Deus: “... para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas...”. Deixem-me contar algo da minha vida. Uma das minhas características é que eu me perco muito facilmente. Tenho muitas dificuldades de localização. Mas já estou melhorando. Na época de estudante de teologia, havia em São Leopoldo, RS, um ponto de pregação num bairro afastado. Eu, um dia fui até lá à noite, sozinho. Não me lembro mais, mas creio que fui para dar um estudo bíblico.

Tudo correu bem na ida e na estadia naquele local. Mas, para voltar, resolvi vir para casa a pé, de noite. Eu não sei qual desvio eu peguei. Mas eu sei que eu fui parar numa favela perto a um bairro chamado Padre Réus. Imagine, passar à noite perto de uma favela sempre deixa o sujeito com medo do que pode acontecer. Mas, com o coração apertado, consegui achar o caminho de volta para casa. Isso numa cidade que é bem menor, em termos de tamanho, do que Petrópolis. Para você ver a facilidade que eu tenho em me perder. Graças a Deus tudo correu bem. Saí vivo, sem nenhum arranhão!

Por que estou contando isso? Porque tem gente que não é tão desatenta como eu, mas que se perde nessa vida com muito mais facilidade. E o texto fala hoje que os povos vão à Casa de Deus para que Ele ensine o caminho a seguir. Uma das coisas que mais atrapalha a vida das pessoas é o rumo que dão à sua vida. Seguem caminhos tortuosos. Andam por essa vida completamente no escuro. Na verdade, nem sabem para onde estão indo. Vão vivendo sem saber ao certo o caminho a seguir para serem abençoados por Deus. Uns, na tentativa de seguirem um bom caminho, vão para direções as mais estranhas no campo da espiritualidade. Quantos, por exemplo, estão se apegando à energias dos cristais, à energia da natureza e saem por aí esfregando cristais e abraçando árvores. Esperando receber delas a energia para a sua vida. Outros se apegam a amuletos; carregam uma correntinha com um santinho, ou, então, dentro da carteira. Acham que isso protegerá. Outros usam a Bíblia como amuleto. Ah! A Bíblia aberta vai me proteger!

Outros ainda seguem o caminho do seu coração. E isso é muito comum da gente ouvir. Quantas pessoas dizem: “Siga o teu coração!”. E a gente pensa: “Que conselho bonito deu fulano”. Antes de você bater palmas para um conselho desses, vou te perguntar: Você sabe o que diz a Bíblia sobre o coração humano? Eu vou ler o texto que está em Jeremias 17.9: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?”. Diante dessa Palavra de Deus sobre o que é o coração humano, a pergunta que a gente faz é: “Será que é adequado aconselhar alguém seguir o que manda o seu coração”. Ele é mais enganoso do que todas as coisas.

Não siga o teu coração! Siga o que Deus diz para você. Siga o caminho que Deus aponta para a sua vida. Busque os ensinamentos da Palavra de Deus. Ele quer te ensinar qual o caminho que você deve seguir nessa vida. Ele quer fazer isso para que você não se perca. Ele quer fazer isso para que você não ande feito barata tonta de igreja em igreja atrás de uma orientação, atrás de bênçãos. Ele quer fazer isso para que você não ande na escuridão, pois quem anda na escuridão bem pode, em breve cair num precipício. Ele quer te orientar para te abençoar. Saber o caminho a seguir, aliás, é já uma das maiores bênçãos que Deus tem para a sua vida.

E, interessante, é que os ensinamentos de Deus não são complicados. O caminho que Deus aponta não é difícil de encontrar. Tem gente que acha complicadas as orientações de Deus. Mas não são. São até bem simples. É fácil compreender. Jesus, em João 14.6, nos mostra o caminho que Deus quer que sigamos. Ele diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. Essa é a mensagem do Advento. Jesus veio também para instruir as pessoas e para mostrar o caminho que elas devem seguir. E qual o caminho? O caminho é Jesus.

O caminho para uma vida abundante, abençoada, com qualidade não é o seguir o seu coração. Não é o seguir a opinião desse ou daquele. O caminho para ter uma vida com qualidade, abençoada por Deus, e receber, após a morte, a vida eterna com o Senhor: é Jesus.

Tem gente que já ouviu isso trezentas vezes, mas continua seguindo o caminho que o mundo aponta como o melhor. Continua seguindo o que manda o seu coração. Eu vou dizer, se esse é o seu caso: “Você está completamente perdido”. Tem gente que, talvez esteja escutando isso pela primeira vez. Seja qual for a sua situação, se você não está andando no Caminho de Cristo, você está desperdiçando bênçãos que Deus para a sua vida. Você está desperdiçando uma vida com qualidades. Você está jogando fora a vida eterna com Deus. Você, quero repetir, está perdido!

E vejam, irmãos, como Deus transforma a vida daqueles que seguem o Seu caminho, que entregam a vida a Ele. Nos diz o texto que as espadas se converterão em relhas de arados, e suas lanças em podadeiras. Ou seja, aquilo que era usado para destruir, para matar, será tranformado em algo útil, bom, algo para a vida. Será transformado em algo bom. Isso nos lembra um pouco o projeto do governo de recolher armas de fogo e transformá-las em brinquedos. Mas eu creio que as mudanças devem ocorrer primeiro no campo individual. E eu vou dizer uma coisa: uma das armas mais felinas que tem o ser humano e que deve ser transformada em instrumento de paz é a sua língua. Nos diz Tiago 3.8 que a língua “... é mal incontido, carregado de veneno mortífero”. Chega a dizer que é algo que o ser humano não domina. Diz que com ela bendizemos a Deus, mas amaldiçoamos o outro. E conclui, dizendo, que não é conveniente que estas coisas sejam assim. E, pra falar a verdade, é isso mesmo. Com a língua nós podemos destruir alguém. Podemos destruir a reputação de uma pessoa. Com a língua nós podemos ofender, rebaixar, humilhar. Eu quero dizer que a língua é uma das armas mais mortíferas que existem no mundo.

Sem a bênção de Deus, não podemos controlar a nossa língua. O pastor Bruce Wilkinson, em seu livro A Oração de Jabez, nos diz que: A bênção de Deus é algo que Ele nos dá e que nós não somos capazes de conseguir pelos nossos esforços. E eu creio que Deus quer nos dar uma grande bênção. Ele quer transformar essa arma de destruição que é a língua, em instrumento de bênçãos. Quando nós deixamos Jesus entrar no nosso coração, quando deixamos Ele modificar a nossa vida, a nossa língua também passa por um processo de transformação. À medida que deixamos Jesus governar a nossa vida, a língua vai sendo transformada de arma de fogo de longo alcance em instrumento de paz, em instrumento de vida.

Que coisa mais linda Deus quer fazer em nós, irmãos! Aquela língua que antes praguejava contra tudo e todos, agora rende louvores ao nosso Deus. Aquela língua que antes fazia fofoca de Deus e todo o mundo, agora é usada para falar bem do outro. Aquela língua que antes era usada para ferir, agora é usada para abençoar. Aquela língua que antes era usada para espalhar o mal, para rebaixar, humilhar o outro, agora é usada para falar de Cristo.

Deus faz uma mudança profunda na vida do ser humano que se entrega a Ele. É claro que essa mudança não ocorre de um dia para o outro. Assim como uma criança não nasce já falando e andando, assim também aquela pessoa que

entrega a vida a Cristo vai crescendo dia após dia. Mas uma criança para crescer necessita, dentre outras coisas, de alimentação. Os médicos dizem que o melhor alimento para o recém-nascido é o leite materno. E eu quero pegar essa ilustração para dizer que o melhor leite espiritual nós temos em mãos, que é a Palavra de Deus. Não tem como crescer espiritualmente sem absorver esse alimento. Portanto, se queres andar no caminho de Deus é necessário beber do leite espiritual para você não desmaiar no meio do caminho. E se você tropeçar e cair, pode ter certeza, Deus não vai pegar o chinelo para te bater. Deus vai te socorrer. Em alguns momentos te carregará no colo. Em outros, te incentivará a continuar caminhando. Mas eu quero te dizer: Esse caminho com Jesus é o melhor caminho que existe. E é o único que conduz ao Pai.

Tem gente que pode pensar que esse caminho com Jesus é dificílimo, que não é para ele. Mas isso é tremendamente enganoso. Jesus diz que o fardo dEle é suave, é leve. Eu quero afirmar, sem medo de errar, que é muito mais difícil viver sem Cristo do que com Cristo. A vida sem Cristo é mais difícil. Você não tem a ajuda de Deus na sua vida. Você não tem a bênção do Senhor. Você não tem a Sua orientação. Você não tem a Sua proteção. E vou te dizer: Sem Cristo, você está desprotegido. E continuo dizendo: Sem Cristo você não está em boas mãos, mas você não passa de uma ovelha que estás prestes a ser abatida pelo lobo voraz que quer te destruir, que quer te arruinar, que quer desgraçar a sua vida. Você está a mercê do diabo.

Por isso, irmão, olhe para si mesmo. Se a tua vida está uma porcaria, se os seus relacionamentos familiares estão a ponto de romperem por completo, se a tua vida profissional, se a tua vida estudantil está deteriorada, olhe nas mãos de quem você está. Se há um vazio enorme dentro de ti e você anda sem saber ao certo aonde quer chegar, olhe para dentro de ti. Veja se encontra na sua vida a pessoa do Senhor Jesus. Se você encontra, veja em que lugar Ele está. Veja se você não O colocou num canto qualquer da sua vida. Veja se Ele não é apenas um visitante ilustre que não manda em nada.

Olhe para a sua vida, irmão. Veja qual a direção você está seguindo. O versículo 5 do nosso texto nos convida a andarmos na luz do Senhor. Você está andando na luz ou na escuridão? Uma das coisas mais terríveis é andar nas trevas. Como é ruim andar na escuridão. Quando falta luz, a gente tropeça nas coisas. Quantas vezes cai. A gente se sente inseguro. Tem muita gente que na vida anda completamente na escuridão. Não tem a luz de Cristo para iluminar os seus passos. Vive dando cabeçadas porque não tem a orientação do Senhor. Mas não é preciso ser assim, queridos irmãos. A mensagem do Advento é que a luz veio ao mundo. E essa luz se chama Jesus.

Se você quer que a sua vida seja iluminada por Cristo Jesus, convide-O para entrar em Sua vida e governá-la. Se você já O convidou, mas Ele não está iluminando mais nada, pois você O escondeu num cantinho qualquer do seu coração, convide-O para assumir o lugar que é dEle. Convide-O para entrar e governar a sua vida. Ela terá a marca da luz de Cristo. Você não andará na escuridão. Não mais viverá inseguro. Não viverá mais desprotegido, pois a mão do Senhor estará contigo para te abençoar e te guardar.

Querido irmão, Jesus hoje bate à porta da sua vida, do seu coração. Ele quer entrar para ser a Tua luz. Ele quer entrar para te abençoar. Não ande por essa vida sem rumo. Siga o caminho que Deus aponta como sendo o melhor. Não confie no seu coração. Confie nAquele que tem todo o poder e que deseja te abençoar ricamente. Entregue a Tua vida nas mãos do Senhor Jesus. Siga esse caminho. Se alimente da Palavra de Deus. Cresça na fé. Sua vida será transformada pelo Senhor. Se você quer a vida abundante com Jesus, se você quer viver a vida que vale a pena, entregue hoje a tua vida ao Senhor. Eu te convido a orar comigo nesse momento.

“Senhor Jesus, eu abro as portas do meu coração e peço que Tu entres na minha vida nesse momento. Faz de mim uma nova criatura. Me perdoe por todos os meus pecados. Limpe o meu coração. Não quero mais andar distante de Ti. Eu quero uma vida transformada. Eu quero seguir o teu caminho. Abro a Ti as portas da minha vida, pois sei que Tu, entrando a transformará. Amém.”

--------------------------------------------------------------------------------

Obs.: Textos bíblicos citados são da tradução: A Bíblia Sagrada Antigo e Novo Testamento, traduzida por João Ferreira de Almeida. 2a Edição Sociedade Bíblica do Brasil. São Paulo, 1993.
  


Autor(a): Telmo Noé Emerich
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Petrópolis (RJ)
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 2 / Versículo Final: 5
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 20997
REDE DE RECURSOS
+
Ninguém pode louvar a Deus a não ser que o ame.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br