Isaías 55.6-9

Prédica

22/06/2003

 

 Isaías 55.6-9

Que a graça do nosso Senhor Jesus o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com vocês. Amém.

Quantas vezes nós, em nossa vida, já procuramos a ajuda de Deus? Em que momentos temos parado para orar e pedir a Deus ajuda-me, quando gritamos a ele desesperados dizendo: Senhor não me abandone?

Com certeza já vivenciamos momentos onde Deus se fez mais presente, quando ele esteve mais perto de nós, nas horas de dificuldade, de incerteza, de dúvidas.

Quando passamos por dificuldades geralmente nos dirigimos às pessoas que estão perto de nós, alguém em quem confiamos que realmente vai e pode nos ajudar. Assim também as palavras que o profeta Isaías diz para o povo de Israel que estava vivendo na escravidão, no Exílio na Babilônia, é uma palavra de ânimo e de coragem. Para aquelas pessoas que estavam sofrendo nas mãos dos opressores o profeta adverte: procurem a ajuda de Deus enquanto podem achá-lo, orem a ele enquanto ele está perto.

Esta palavra nos revela duas coisas importantes para nós, cristãos:

A primeira é que quem pode prestar a ajuda que necessitamos é somente Deus e não há outro. Quem de fato se importa com cada um de nós, quem deseja ver a nossa vida construída em paz e justiça, quem tira as pessoas do fundo do poço é somente o nosso Deus, não existe outro que pode fazer isso, não existem imagens ou ídolos ou pessoas humanas que são capazes de fazer maravilhas por nós, somente nosso Deus.

A segunda questão é a forma como vamos pedir ajuda a Deus: o texto nos diz: orem a Deus enquanto ele está perto: Se queremos auxílio, ajuda é preciso orar, ela não vem por si só, mas somente através da nossa conversa íntima com Deus é que vamos poder agradecer e pedir por tudo que temos e precisamos para viver bem. E quando oramos a Deus não é algo inútil, pois muitos pensam: ah, como Deus vai me ouvir em meio a tantos pedidos. Mas sabemos que nosso deus é aquele amigo, companheiro que está perto, ele não vive longe, ausente de nossos problemas, de nossa vida, mas ele está perto de nós, perto de todos aqueles que o invocam e que pedem por sua ajuda, por seu amor e compaixão, é um Deus presente, Deus-Emanuel, Deus-conosco.

Podemos também nos perguntar, quem está apto para pedir ajuda a Deus, quem pode fazer isso? Ora, sabemos que Deus é grande em seu amor e sem limites em sua misericórdia e ele deseja e espera que principalmente os mais injustos e perversos possam se arrepender e mudar de vida, que as pessoas perversas mudem a sua maneiras de viver e abandonem os seus pensamentos, que eles voltem para o Deus Eterno, pois ele tem compaixão e os perdoa completamente.

Querida comunidade, aqui está um aspecto essencial para a vida cristã: todas as pessoas podem mudar de vida e receber o perdão e amor de Deus. É assim que ele age com as pessoas que erram, que cometem o mal. Ele concede novas chances, ele é paciente e bondoso para com todos e seu amor acolhe especialmente os que praticam o mal e a injustiça.

Querida comunidade, o texto nos diz que a condição básica para Deus realmente perdoar alguém e conceder uma nova chance é o arrependimento, isso significa voltar-se para Deus, de todo coração e reconhecer seu erro e desejar, acima de tudo uma nova chance. Para aqueles que não se arrependem, Deus castiga, para os que se voltam a ele, deus perdoa e ama e guia para uma nova vida.

Quem de nós nunca se surpreendeu por uma ação maravilhosa de Deus, quem de nós nunca se admirou quando algo inesperado acontece, sim. Deus age em nossas vidas de forma incompreensível pela razão humana, e nossa mente não consegue entender como pode Deus salvar os que erram, como pode ele perdoar e amar a todas as pessoas. E para entendermos a forma de Deus agir para conosco precisamos sempre de novo ouvir as palavras de Deus que dizem: os meus pensamentos não são como os seus pensamentos, eu não ajo como vocês... (refletir um pouco sobe isso)

E ele segue, dizendo, assim como o céu está muito acima da terra, assim os meus pensamentos e a minhas ações estão muito acima dos pensamentos e das ações dos seres humanos.

Esta palavra quer nos consolar, acima de tudo, pois existem muitas coisas que não compreendemos e sempre nos perguntamos: como pode Deus permitir isso? Como isso acontece? Sempre estamos tentando compreender como certas coisas acontecem e sempre queremos saber como Deus age. Com certeza, o que ele pensa e planeja é diferente do que nosso egoísmo humano deseja, porque muitas vezes, pensamos somente em nós, olhamos só para o próprio umbigo. Deus pensa diferente, ele pensa nos outros, no todo, na comunidade, na sociedade, no mundo e, tudo o que ele prepara e planeja para cada um de nós tem um sentido, nada é por acaso e nem sequer existe o famoso destino que muitos acreditam, tudo é obra e plano de Deus e nós. Muitas vezes, não entendemos a forma como Deus age e pensa, por isso o julgamos, criticamos e até nos revoltamos contra ele.

É claro que Deus deseja o bem, a vida para todos, mas ás vezes experimentamos o bem através do mal, vejamos por exemplo a história de José.... foi preciso que ele sofresse, fosse vendido por irmãos para ser escravo no Egito e depois chegou a ser rei e ajudou a próprias pessoas que o haviam feito mal. O plano de Deus sempre se concretiza, a seu tempo e não ao nosso, ao modo de Deus e não pelos nossos planos humanos. Deus sabe o que faz e nossa atitude deve ser de confiança neste Deus a que entregamos nossa vida, nosso ser. Pedir ajuda a ele através de orações é uma das atitudes que nós, como cristão precisamos desenvolver. Orar não significa somente pedir ajuda quando estou desesperado, sem saída, cheio de problemas, mas orar também é agradecer por não termos problemas, por estar tudo bem e interceder pelos outros que sofrem, que precisam da ajuda de Deus. Orar sempre é um gesto comunitário onde incluímos todas as pessoas e não somente o nosso ego.

Portanto que possamos afirmar, assim como M. Lutero disse:

eu me arrisco e coloco a minha confiança tão-somente no Deus invisível, incompreensível e único que criou o céu e a terra e que sozinho está acima de todas as criaturas. Creio em Deus mesmo que seja abandonado ou perseguido por todas as pessoas.
Creio em Deus, mesmo que seja pobre, sem compreensão, sem estudo, desprezado ou carente de todas as coisas.

Se ele é todo-poderoso, que poderá faltar-me que ele não me possa dar e fazer?

Mas lembremos, que Deus dá e faz a seu modo e não como nós queremos. Este é mistério da ação divina que muitas vezes não entendemos e por isso, somente podemos confiar e esperar no Deus de nossas vidas.

Como seres humanos amados por Deus estamos inseridos num mundo onde existem muitas situações, algumas que expressam morte, opressão, outras que expressam vida e esperança.

Nossa vida é muito complexa e os momentos que vivenciamos são distintos a cada minuto, a cada novo dia. Em geral, sempre aprendemos algo com as experiências que temos e sempre deixamos marcas nas pessoas com as quais nos relacionamos, dependendo da nossa atitude em relação a elas.

Hoje, quando nos reunimos aqui para celebrar o 5º aniversário do ambulatório evangélico e ... , somos convidados por Deus a fazermos uma retrospectiva dos diversos momentos e das situações distintas que marcaram a vida das pessoas que estão envolvidas com o trabalho desta casa de saúde.

Com certeza, houveram tempos diferentes na vida de cada funcionário, médico, também na vida de cada paciente, e na vida de seus familiares.
Houve tempo de alegrias, momentos de ansiedade, de expectativas.

Também houve o tempo de construir, de sonhar, de planejar um espaço que pudesse acolher a todas as pessoas com dignidade, com respeito, com amor, houve o tempo de semear esperanças, de plantar amizades, de edificar novos caminhos, enfim tempos de alegria e de paz.

Mas, queridos irmãos/às, na nossa vida também existem situações que as vezes preferimos não vivenciar, quando queremos nos afastar dos problemas, das incertezas, da falta de compreensão, das mágoas que marcaram, do rancor que por algum motivo foi gerado, sim, estes momentos de tristeza também fazem parte da nossa vida, porque muitas vezes somos nós que criamos tais situações e também somos nós que temos de enfrentá-las com coragem e com muito amor.

E é justamente nestes momentos que Deus se faz mais visível ao nosso lado, acompanhando-nos como um bom amigo, oferecendo seu ombro e seu colo para nos consolar, como uma mãe acolhe e consola seu filho em seus braços.

O amor de Deus por cada um de nós é enorme e hoje, mais do que nunca, precisamos lembrar disso e dizer, muito obrigado Senhor, obrigado porque tivemos tempos de alegria, de regozijo, e obrigada também pelos tempos de incertezas e de tristeza, porque com eles tu nos ensinaste a sermos pessoas sábias, que vivem com amor e esperança de que é possível construir um mundo melhor. A prova disso está na atuação deste ambulatório e desta comunidade que procura lutar pela vida humana e a defende com amor e dignidade.

Meu desejo, através desta palavra de Deus que foi anunciada, é que Deus continue caminhando com vocês, funcionários, diretores, amigos e pacientes deste hospital que planta sementes de amor num mundo de situações boas e ruins. Que Deus ilumine os passos de cada um, de cada uma de vocês.

Hoje é tempo de alegria, é tempo de amar e de ter esperança de que um mundo melhor é possível, e este mundo depende de nós. Amém.

E outro pensamento de Lutero diz:

Deus não é alguém que olha para cima, pois não tem ninguém que está acima dele.
Deus também não olha para os lados, pois não há ninguém que se iguale a ele.
Mas Deus olha para baixo, pois ali vive o povo no meio de sua criação.

Oração: Querido e amado Deus, tu que és o doador de toda vida que existe no mundo, nos achegamos na tua presença para render-te graças e louvores por este dia. Obrigada Senhor porque acompanhaste a trajetória deste hospital, as pessoas que por aqui passaram, aquelas que aqui trabalham, enfim, todos que se empenharam para que esta casa hospitalar fosse concretizada. Pedimos a presença de teu Santo Espírito nesta caminhada que semeia vida e esperança, ilumina e guia cada pessoa que doou seu tempo para ouvir, acolher e ajudar as pessoas que aqui chegam a fim de receber um atendimento justo e digno. Em nome de teu filho amado Jesus Cristo, é que oramos a ti, Deus da vida. Amém.


Pastora Cristina Scherer
Palmas-TO


Publicado originalmente no site Grupo Emaús
 


Autor(a): Cristina Scherer
Âmbito: IECLB / Sinodo: Brasil Central / Paróquia: Palmas (TO)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 55 / Versículo Inicial: 6 / Versículo Final: 9
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 41197
REDE DE RECURSOS
+
Jamais alguém pode louvar a Deus sem que antes o ame. Da mesma forma, ninguém pode amar Deus se não conhece Deus do modo mais amável e perfeito.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br