Isaías 56.1,6-8 - 10º Domingo após Pentecostes - 17.08.2014

Caderno de Cultos 2014

17/08/2014

17/08/2014- 10º DOMINGO APÓS PENTECOSTES
Pregação: ls 56. 1,6-8; Leituras: Mt 15. 21-28; Rm 11. 1-2a, 29-32
P. Gerson Kappel – Rondonópolis - MT

     LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Seja bem-vindo, seja bem-vinda! O Salmo 133 diz que é bom e agradável viverem unidos os irmãos. Que assim seja neste culto. Amém.

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
337 – HPD 2 – Reunidos aqui

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Deus prometeu estar perto daqueles que o buscam sinceramente. Assim queremos fazer hoje: Estar perto e junto de nosso Deus; reunidos em seu nome; reunidos no nome de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
85 – HPD 1 – Vem Espírito Divino

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Senhor Deus! Iniciamos nossa confissão de pecados, lembrando de tua grande misericórdia. Tua misericórdia é tão grande, que até pecados podemos trazer a ti. É claro, queremos fazê-lo em humildade e arrependimento. Por isso te buscamos como míseros pecadores e clamamos: perdoa-nos por todas as nossas palavras, pensamentos e ações erradas; purifica-nos de todo mal e fortalece-nos mais uma vez com tua misericórdia. Nesta misericórdia também nos posicionamos diante dos que nos ofenderam e perdoamos o nosso próximo. Assim oramos em nome de Jesus, o Cordeiro que tira o pecado do mundo. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Se hoje você clama por perdão, é também para você o que João Batista falou a respeito de Jesus, em João 1.9: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. O Cordeiro de Deus também tira o pecado de tua vida! Amém.

KYRIE
Misericordioso Deus. Muitos são os clamores que ouvimos. Muitas são as aflições que vemos, muitas são as tragédias e aflições, longe e perto de nós! Nós queremos clamar por todos os que sofrem, seja em nossa comunidade, seja em nossa cidade, país e mundo. Nós clamamos e cantamos: Tem Senhor piedade (3x)

GLÓRIA IN EXCELSIS
Pela sua graça e misericórdia, adoremos a Deus cantando: 253 – HPD 1 – Glorificado seja teu nome.

ORAÇÃO DO DIA
Agradecemos Senhor, que tu nos diriges a tua mensagem. Agradecemos que és atencioso conosco e até falas conosco. Que assim seja hoje também. Usa a tua Palavra como lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos. Com tua Palavra, mais uma vez orienta e reorienta-nos. Com ela, novamente renova e fortalece-nos! Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Mateus 15. 21-28

2ª Leitura Bíblica: Romanos 11. 1-2a, 29-32

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
383 – HPD 2 – A lei do Senhor é perfeita

PREGAÇÃO
 “JUÍZO SEM GRAÇA OU COM GRAÇA?”. Este é o tema da nossa pregação.
Antes da leitura do texto, vejamos a situação em que foi escrito! O profeta Isaías viveu por volta de 700 aC. Ele dirige sua mensagem a Israel numa época em que o povo vivia uma fé de muita aparência e pouca prática. Aqui já temos uma pergunta importante: Não seria isto um alerta para nós?
Isaías é um mensageiro que aponta “os dois lados da moeda”. Ele aponta o pecado e a graça. Fala das conseqüências tristes e destrutivas do pecado, se não houver arrependimento. Fala da alegria, paz e salvação, em caso de arrependimento.

Leitura do texto: Is 56. 1,6-8.

Olhemos o texto por versículos!
O versículo 1 destaca: a) Nosso Deus é um Deus de justiça. Ele deseja justiça no coração e nos relacionamentos. Ele pediu esta justiça ao povo de Israel no passado. Ele deseja justiça em nós e entre nós hoje. b) Deus anuncia sua salvação. A justiça de Deus alcançará a todos e será executada de forma completa. Para aquele/a que se arrepender e colocar-se na orientação de Deus haverá perdão e salvação. Este versículo também lembrado o Salvador, Jesus Cristo, descrito em Isaías 53. Quem Nele crer, será perdoado e salvo.
Os versículos 6-7 destacam: a) O Deus missionário. Preste bem atenção nesta expressão: “Aos estrangeiros que se chegam ao Senhor”. Aqui Deus oferece livre acesso e comunhão, também aos estrangeiros que viviam em Israel. Se você pensava que no Antigo Testamento Deus queria ser um Deus apenas dos Israelitas, enganou-se. Deus queria que o povo de Israel fosse como rio, espalhando suas águas para frente, em diferentes direções e locais! Isto já é dito ao ancestral Abraão, em Gênesis 12. No verso 8 veremos mais sobre o Deus missionário. Por enquanto, basta gravarmos o seu amor e desejo de comunhão com as pessoas de todas as raças, línguas e nações! b) O sábado e o templo, como tempo e local de comunhão com Deus. Isaías aponta dois critérios como sinal de justiça e honra a Deus, ou seja, o sábado e o templo. Provavelmente havia rituais e até complicadas leis para os dias de sábado. Mas Isaías deseja resgatar o sábado como dia de descanso e de santificação, conforme o 3º mandamento. No templo provavelmente havia diversas cerimônias ou cerimonialismo. Mas, havia uma separação entre o que era ouvido ali e o que era vivido fora do templo, no dia-a-dia.
Aqui é importante salientar duas pistas para nós: 1- Priorizar o descanso e a santificação no Dia do Senhor; 2- Ligar os acontecimentos do templo com a vida diária. Assim certamente nós e o mundo em derredor experimentaremos muito mais das bênçãos de Deus!
O versículo 8 destaca: a) Deus busca os dispersos. Ele quer reunir os desorientados e aflitos de Israel. Deus quer reuni-los como rebanho. Assim serão como ovelhas com seu pastor. b) A visão do Deus missionário. O término de nosso texto diz: “Ainda congregarei outros aos que já se acham reunidos”. Estas palavras lembram Gênesis 12.3, onde está dito a Abraão que nele serão benditas todas as famílias da terra. Lembram também de Jo 10.16. Ali Jesus afirma que, além das ovelhas do aprisco de Israel, ele tem ainda outras ovelhas. Isto significa que o chamado de juízo e graça é também para nós. Significa que devemos olhar para ovelhas dispersas e aflitas ao nosso derredor.
Antes de encerrar, uma ilustração. Ela é valiosa para israelitas com seus pecados e problemas. É igualmente valiosa para não israelitas como nós, com nossos pecados e problemas. Conta-se que dois pacientes aguardavam a sessão de fisioterapia. Enquanto aguardavam, cada um compartilhou do seu problema. O primeiro sofria no joelho. O segundo sofria no braço direito. O fisioterapeuta era conhecido por colocar a mão no local problemático e trabalhar com rigor. Enquanto trabalhava naquele momento, os dois pacientes que aguardavam a sessão ouviram: “Ai! Ai!” Eram gritos e gemidos muito fortes. Após o término, entrou o primeiro dos dois pacientes que aguardavam. Logo se podia ouvir: “Ai! Ai!”. O fisioterapeuta trabalhava no joelho lesionado do paciente. Após um bom tempo ele saiu e o segundo paciente entrou. Como estava muito curioso para ouvir os berros de seu companheiro, o primeiro paciente resolveu esperar. Ele sabia que os problemas no braço direito de seu amigo eram sérios. Mas, passaram-se uns dez minutos, e, nenhum “ai”. Passaram-se mais uns dez minutos e, só silencio! O tempo foi passando e ele não ouviu nenhum “ai” de seu amigo. Então ficou ainda mais curioso e resolveu esperar o término da sessão. Quando o amigo saiu, logo perguntou a ele porque não ocorreu nenhum “ai” e nenhum gemido sequer. O amigo respondeu: “Apresentei-lhe o braço esquerdo!”.
Meu amigo, minha amiga! Na época de Isaías boa parte do povo de Israel fazia como este segundo paciente. E assim os problemas individuais e sociais continuavam e aumentavam. Também hoje ele é imitado por muitos. Israelitas e não israelitas que assim fizerem experimentarão juízo sem graça. Mas Deus lhe pede para agir como o primeiro paciente. Se assim fizer, você aprenderá a justiça de Deus e experimentará sua salvação. Será juízo com graça! Amém.

HINO
413 – HPD 2 – Senhor, se tu me chamas

CONFISSÃO DE FÉ
Testemunhemos e reafirmemos nossa fé, com as palavras do Credo Apostólico:
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder à motivação e o recolhimento das ofertas)
469 – HPD 2 – De todas as tribos, povos e raças

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Obrigado Senhor, por hoje nos teres dado novamente da tua Palavra. Como um médico sincero, apontaste nossos problemas individuais e relacionais. Também apontaste para as causas de tudo isso. Como um médico bondoso, ofereces o remédio para nossos problemas. Ofereces ajuda e graça para colocarmos em prática o que ouvimos. Oferece ajuda para ligarmos a celebração do templo com o que fazemos fora. Ofereces ajuda para vivermos o primeiro dia da semana em santificação e estendermos isto pelos outros seis dias. Sim, nós pedimos ajuda e força para isto! Pedimos ajuda também, para que nossos olhares não fiquem apenas em nós ou nos que estão no templo. Ajuda-nos para que nossos olhares vão do templo até os confins da terra. Ajuda-nos para sermos pessoas e igrejas que transbordem com tua graça!
Também pedimos, acolhe as nossas súplicas e intercessões: (citar os motivos levantados no culto).
E tudo mais, incluímos na oração ensinada pelo Senhor Jesus:

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
O Senhor te abençoe e te guarde: O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti, o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Amém.

ENVIO
Vão na graça de Deus, levando ao mundo sua justiça e amor! Amém.

CANTO FINAL
435 – HPD 2 – Dizei aos cativos
Ou: 414 – HPD 2 – Quem quer cantar do amor


Autor(a): Gerson Kappel
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 10º Domingo após Pentecostes
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 56 / Versículo Inicial: 6 / Versículo Final: 8
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2014
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 28596
REDE DE RECURSOS
+
Um cristão não pode ser ofendido a tal ponto que não possa mais perdoar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br