Isaías 58.9b-14 - 11º Domingo Após Pentecostes - 21/08/2022

Caderno de Cultos 2022 - Sínodo Mato Grosso

21/08/2022

21/08/2022 – 11º Domingo Após Pentecostes
Pregação: Isaías 58.9b-14
Leituras: Salmo 103.1-8; Lucas 13.10-17
P. Volmar A. Saueressig – Sinop - MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Sejam todos e todas bem-vindos/as a este culto. Pelo calendário litúrgico estamos no 11º domingo após Pentecostes. Desejamos que todos sintam-se bem, acolhidos, e que ao sair daqui, saiam animados e fortalecidos.
Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
23 LCI – Ó Cristo Bendito
Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Saúdo a todos e todas com o lema das Senhas Diárias para esta nova semana que hoje se inicia, de 2 Timóteo 1.10, onde lemos: “Jesus Cristo acabou com o poder da morte e, por meio do evangelho, revelou a vida que dura para sempre”. E esta vida é oferecida gratuitamente a todo aquele/a que Crê em Jesus, como seu Senhor e Salvador.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
466 LCI – Vento Que Anima
Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Em provérbios 28. 13 lemos: “Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona”. Convido aqueles/as que podem a se colocarem em pé, para juntos confessarmos a Deus os nossos pecados: “Querido e bondoso Deus, Pai de misericórdia, Tu fazes nascer o sol sobre bons e maus, e vir chuva sobre justos e injustos, tão grande é o teu amor por nós. Tu és bom para aqueles e aquelas que esperam em ti e te buscam de todo o coração. Reconhecemos que não somos dignos da tua misericórdia e da tua bondade, pois nosso coração está cheio de egoísmo. Apesar de não termos méritos, tu nos abençoas. Em nome de Jesus pedimos que perdoes o pecado que cometemos em pensamentos, palavras, atitudes. Perdoe também o pecado que cometemos por nossa omissão. Tem piedade de nós, Senhor!

ANÚNCIO DO PERDÃO
A Palavra que anuncia a graça e o perdão de Deus para nós, está registrada em Deuteronômio 7.9 “Lembrem que o Senhor, nosso Deus, é o único Deus. Ele é fiel e mantém a sua aliança. Ele continua a amar, por mil gerações, aqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos”.
KYRIE
No mundo em que vivemos há muito sofrimento. Nesse momento, vamos voltar nossos pensamentos, nosso coração para além daqueles/as que estão a nossa volta. No mundo, há muitas pessoas sofrendo, talvez por causa de uma enfermidade, ou então discriminação. Em muitos países, cristãos estão sendo perseguidos. Por estarmos distantes, não podemos aliviar as dores destas pessoas, mas o nosso Deus pode. Assim sendo, como comunidade Cristã, clamemos a Deus, cantando:
Nº 56 LCI – Pelas Dores Deste Mundo o Senhor!

GLÓRIA IN EXCELSIS
Apesar de vivermos num mundo, em há muita dor e sofrimento, podemos ver muitas coisas boas acontecendo; coisas essas que alegram o nosso coração, e nos dão esperança. Também podemos contar com a presença constante de Deus em nossa vida. Mesmo que as vezes ele pareça distante, sabemos que está sempre perto, e que ele ouve o clamor do seu povo. Assim sendo, demos glórias ao nosso Deus, cantando: Nº 73 LCI – Ontem, Hoje e Para Sempre.

ORAÇÃO DO DIA
Querido Deus e Pai. Como é bom e agradável viver em união; como é bom e agradável cantar louvores a ti. Obrigado Jesus por intercederes por nós e por tua Igreja continuamente. Agora, abra nossos ouvidos, mentes e corações, e dá-nos a compreensão da Tua Palavra. Que ela seja lâmpada para nossos pés e luz para o nosso caminho. Oramos em nome de Jesus. Amém!

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Salmo 103.1-8

2ª Leitura Bíblica: Hebreus 12.18-29

3ª Leitura Bíblica: Lucas 13.10-17

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
156 LCI – Primeira Coríntios 13

PREGAÇÃO
UMA VIDA DE BÊNÇÃO
PREGAÇÃO Is 58.9-14

Amado(a) do Senhor! O que você faz quando está passando por momentos de dificuldade, lutas ou provação?
O povo de Israel estava passando por um momento difícil. Como estavam longe de casa, fizeram o que estava ao seu alcance: Jejuaram, jejuaram, jejuaram... e nada. Até criaram outros dias de jejum, além do estipulado por Deus. E como o resultado não aparece, o povo questiona a Deus dizendo: “Por que passar fome, se não te importas com isso?”.
Queridos! Por algum motivo Deus simplesmente não estava atendendo o clamor do seu povo, e este se viu tentado a seguir por outros caminhos. Quando estudamos a história do povo de Israel, vemos que não uma, não duas, mas várias vezes os filhos de Israel valorizavam mais a grandiosidade e esplendor do templo; a sua descendência de Abraão, e não se deram conta do privilégio que tinham de se relacionarem com Deus e o obedecerem de coração.
Será que hoje é diferente? Qual razão pela qual frequentamos a nossa comunidade/igreja? Nos sentimos privilegiados/as por podermos nos relacionar com Deus e termos comunhão com os irmãos? Ou, buscamos a Deus apenas na hora da necessidade? E, se a resposta da oração não vem logo, buscamos ajuda noutro lugar?
Então no verso 9, Deus volta a acender uma luz de esperança no coração do seu povo, quando diz: “Quando vocês gritarem pedindo socorro, eu os atenderei; pedirão a minha ajuda, e eu direi: ‘Estou aqui!’.
Creio que estas palavras trouxeram de volta a esperança para o povo. Deus volta a falar. E, em sua fala, promete ouvir o pedido de socorro do seu povo; promete atender suas orações; promete dar a ajuda que eles tanto necessitam. Mas há uma condição:
• Que eles parem de explorar, de ameaçar e xingar;
• Que pratiquem a misericórdia, dando de comer aos famintos e socorrendo aos necessitados.
Creio que não é preciso dizer que é bem mais fácil jejuar do que fazer o que Deus nos pede; isto é, é mais fácil mantermos uma “religiosidade de fachada”, do que praticarmos a misericórdia. O problema é que Deus não se impressiona com uma religiosidade vazia, e como diz Tiago “(...) a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta” (Tg 2.17).
A essa altura, a pergunta que me vem à mente é: O que Deus espera de seu povo?
E a resposta a essa pergunta, encontramos no versículo 12:
“Em cima dos alicerces antigos, vocês reconstruirão cidades que tinham sido arrasadas” (Is 58.12a).
Que maravilha! Deus está convocando seu povo a reconstruir as “cidades que foram arrasadas”. Eu e você querido ouvinte, fomos convocados a trabalhar no resgate de vidas arruinadas, de vidas destruídas pelo pecado e pelos vícios. E é gratificante ser um instrumento nas mãos de Deus. É gratificante ver o sorriso e a gratidão no rosto daqueles/as que antes estavam sofrendo, e agora podem recomeçar uma nova vida.
Contudo, é mais fácil não se envolver. É mais fácil ficar deitado no sofá, assistindo um filme ou um programa de auditório, do que visitar uma família que está passando por um momento de crise, e se colocar ao lado. É mais fácil apontar o dedo, julgar, do que ajudar. No entanto, quando apontamos o dedo indicador para alguém, temos três dedos apontados de volta para nós mesmos e outro apontado para Deus.
O texto deste final de semana nos convoca a nos colocarmos na brecha, a sermos instrumentos de restauração nas mãos de Deus. Somos convocados a sermos instrumento na restauração de vidas quebradas; famílias destruídas, casamentos arruinados. Para atendermos a esse chamado, precisamos sair da nossa zona de conforto; talvez, sacrificar algumas horas do nosso descanso; para investirmos tempo de qualidade na vida de pessoas. Uma cosia é certa: O resultado será gratificante. E nossa consciência estará em paz, pois fizemos a coisa certa.
“... Vocês serão conhecidos como o povo que levantou muralhas de novo”. Queridos! Muro tem a ver com identidade. Naquela época, uma cidade sem muros, estava fadada ao fracasso, pois não conseguiria se defender dos inimigos. Daí a razão do esforço de Neemias na reconstrução dos muros de Jerusalém; e da nova Jerusalém descrita por João, ser uma cidade murada. Dentro dos muros de uma cidade, seus moradores podem dormir em paz, pois estão seguros.
Nós devemos ser conhecidos pelo que somos – Filhos e filhas de Deus; membros da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Uma Igreja que valoriza a Palavra. Uma Igreja que pratica o sacerdócio geral de todos os crentes. Devemos ser conhecidos por nossas ações:
 Promovendo a liberdade (Is 58.9);
 Acolhendo (Is 58.9)
 Abençoando (Pv 16.24)
E para todo aquele/a que busca o Senhor e faz a sua vontade, vale a promessa do versículo 11: “Eu, o Senhor, sempre os guiarei; até mesmo no deserto, eu lhes darei de comer e farei com que fiquem sãos e fortes. Vocês serão como um jardim bem regado, como uma fonte de onde não para de correr água” (Isaías 58.11).
“... Eu, o Senhor, sempre os guiarei” (Is 58.11a). Quero chamar a nossa atenção para a palavra “SEMPRE”. Nosso Deus não vai nos abandonar na metade do caminho. Também não vai nos abandonar em meio as dificuldades ou provações. Não! Ele estará para sempre ao nosso lado. Podemos contar com Ele em toda e qualquer situação.
... Eu (...) os guiarei. Saber que Deus está guiando a minha vida me dá tranquilidade. Afinal, Ele conhece todo o caminho. E Ele nos conhece muito bem. Sabe o que precisamos. Como Bom Pastor, ele nos guia diariamente pelos caminhos da vida (Sl 23.1). Então, nada melhor do que ser guiado por Ele. Aquele que rejeita a direção de Deus e tenta assumir a direção de sua vida, acaba perdido, como cego em tiroteio. Anda sem rumo, e muitas vezes pega atalhos que não levam a lugar nenhum e ainda trazem muita dor e sofrimento. Nosso Deus conhece todo caminho à nossa frente. Conhece até mesmo o nosso futuro. Confiemos, portanto, em suas mãos a nossa vida familiar, o nosso lar, nossa vida profissional, amorosa... Enfim, confiemos tudo em suas mãos, tendo a certeza de que Ele sempre fará o melhor por nós.
“... Até mesmo no deserto, eu lhes darei de comer e farei com que fiquem sãos e fortes” (Is 58.11b). Quem de nós seria capaz de andar em lugares áridos por muito tempo? O sol escaldante do deserto logo levaria nossas forças e sucumbiríamos. Mas, a palavra de Deus afirma que, se por algum motivo viermos a passar pelo deserto; isto é, se por algum motivo, viermos a passar por problemas, dificuldades, provações... temos a promessa de que Deus não irá nos abandonar. Temos a promessa de que Deus irá nos carregar em seus braços, e nos fortalecer.
A vida nesse mundo também nos desgasta, também enfraquece a nossa fé. Creio que você amado(a) do Senhor, conhece alguém que um dia já se congregava na mesma comunidade, na mesma Igreja, e hoje estão longe de Deus, longe da comunhão. Em nosso texto Deus promete que, enquanto Ele estiver na direção da nossa vida, nossa fé será fortalecida, e não corremos o risco de nos desviarmos do caminho do Senhor.
E, uma vez que Deus está na direção da minha e da tua vida, nós seremos “... como um jardim bem regado, como uma fonte de onde não para de correr água” (Is 58.11c). Em outras palavras, nossa vida será uma vida de bênçãos. E mais, nossa vida será bênção para vida de outras pessoas a nossa volta.
O segredo é ouvir a voz do Senhor; e estar disposto a fazer a sua vontade; e se deixar guiar pelo Senhor. Então temos a promessa de que nada nos faltará. Amém!

HINO
Nº 613 LCI – Canto da Esperança

CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta a Palavra que ouvimos, confessemos a Deus a nossa fé, com as palavras do Credo Apostólico: Creio em Deus Pai...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 564 LCI – Abre Nossos Olhos


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
Querido e bondoso Deus. Obrigado por estar conosco em todos os caminhos de nossa vida. Obrigado por não nos abandonares na hora da angústia e da aflição. Intercedemos pela nossa Igreja. Pai, ampara a Igreja em todas as suas angústias; fortalece aqueles/as que dedicam a sua vida na proclamação do evangelho. Abençoe a pregação da tua palavra. Que ela produza frutos, e transforme a vida de seus ouvintes. Intercedemos pelo nosso país, por todas as autoridades, para que conduzam essa grande nação conforme a tua vontade, e sempre busquem o bem-estar do povo que os elegeram. Intercedemos por todos aqueles e aquelas que estão enfermos, enlutados, em tratamento médico... Pai! Tu sabes o que cada um, cada uma necessita. Confiamos a todos em tuas mãos....
E tudo mais que teríamos a pedir e agradecer, resumimos na oração que teu filho nos ensinou a orar, quando disse: Pai Nosso...
PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o Senhor esteja à vossa frente para vos guiar;
Que o Senhor esteja atrás de vós para vos proteger;
Que o Senhor esteja ao vosso lado para caminhar convosco;
Que o Senhor esteja embaixo de vós para não vos deixar cair;
Que o Senhor esteja dentro de vós para vos consolar;
Que o Senhor esteja acima de vós para com tua poderosa mão vos abençoar.
Portanto, que o Senhor vos abençoe! Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

ENVIO
Que a paz de Deus que excede todo o nosso conhecimento e entendimento nos guarde para uma viva esperança. Ide na paz do Senhor.
CANTO FINAL
Nº 285 LCI – Que a Luz de Cristo Brilhe
 


Autor(a): Pastor Volmar Artêmio Saueressig
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 11º Domingo após Pentecostes
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 58 / Versículo Inicial: 9 / Versículo Final: 14
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2022
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 67522
REDE DE RECURSOS
+
Ser batizado em nome de Deus é ser batizado não por homens, mas pelo próprio Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br