Isaías 9.2-7 - Sentido da Vida

Prédica

30/11/2008


Leitura Bíblica Básica: Isaías 9.2-7
Outras Leituras:
Autor: P. Elton Pothin
e-mail:
Origem: CEJ - Paróquia Martin Luther
Cidade: Joinville - SC
Data da pregação: 30/11/2008
Data Litúrgica: 1º Domingo de Advento

Prédica:
Prezada Comunidade aqui reunida,

Conforme já falamos, nós temos hoje duas famílias enlutadas – de RENATE e de ELVIRA entre nós. Duas situações totalmente diferentes envolveram o falecimento delas. Uma, arrancada de forma brutal da vida num acidente de ônibus ainda jovem; outra, que veio a falecer em sua cama, já adoentada e fraca, com idade avançada. E agora, em Santa Catarina, tantas vidas ceifadas pela força das águas, das enchentes.

O que dizer? Como explicar? Muitas vezes, não há explicação. O que podemos dizer nesta hora é que Deus não nos abandona nem mesmo nas situações mais difíceis.

O que podemos dizer é que devemos ter em Deus o sentido de nossa vida e existência. Se temos em Deus o sentido de nossa existência, não importa quanto tempo de vida temos aqui na terra, não importa o que venha acontecer, pois nós temos Deus em nossa vida. E em Deus podemos/devemos nos refugiar, quer na alegria e na tristeza.

E sobre o sentido de nossa existência gostaria de conversar com vocês hoje. 1º - Olhar para nossa origem: de onde viemos?; 2º - Olhar nosso presente: quem somos nós?; 3º - Olhar para o futuro: para onde vamos?

Assim, quando olhamos par a Bíblia, para o Antigo Testamento, no livro de Gênesis 2.7, encontramos a resposta para nossa origem, encontramos a resposta à pergunta “de onde viemos”? “Então, do pó da terra, o Deus eterno formou o ser humano. Ele soprou no seu nariz o fôlego da vida, e assim este ser se tornou um ser vivo.”

Nós viemos de Deus. Foi ele quem nos fez do pó da terra e nos deu a vida que temos aqui nesta terra.

Quando perguntamos: Quem somos?, já temos em Gênesis uma resposta: somos criaturas feitas por Deus. E a Bíblia diz mais. Paulo, em Gálatas 3.26 nos diz: “Porque é por meio da fé que todos vocês são filhos de Deus e estão unidos com Cristo Jesus.” E, em Efésios 1.5 Paulo também diz: “Deus já havia resolvido que nos faria seus filhos, por meio de Jesus Cristo, pois este era o seu prazer e a sua vontade.”

Somos, portanto, mais que criaturas de Deus. PELA FÉ, SOMOS FILHOS E FILHAS DE DEUS.

Se somos filhos de Deus, também somos seus herdeiros. Se somos herdeiros, temos uma herança a receber de Deus. Qual é esta herança? É a vida eterna junto a Deus , no Reino de Deus. Paulo diz em Romanos 8.17: “Por que somos filhos de Deus, herdaremos as bênçãos que ele guarda para o seu povo.” E Tito 3.6,7 diz: “Deus nos deu seu filho Jesus Cristo para que, pela sua graça, fiquemos livres de qualquer culpa e recebamos a vida eterna que esperamos.”

Se, portanto, perguntamos: Para onde vamos, a Bíblia nos responde: Vamos para Deus.

Portanto: - Nós viemos de Deus;
- Nós somos filhos de Deus;
- Nós vamos para Deus.

Deus é o próprio sentido de nossa vida e da nossa existência. Por isso, já Paulo dizia em Romanos 14.7,8: “Nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si. Porque, se vivemos, para o senhor vivemos; se morremos, para o senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor.”

E, diante das dúvidas e incertezas da vida, diante das dificuldades que ela nos impõe, gostaria de lembrar o que uma pessoa disse:

“A Bíblia diz que Deus é nosso Pai. Isso significa que é pai e mãe para nós, como nós somos para nossos filhos. Você e eu sabemos que não poderíamos amar mais do que amamos as nossas crianças. Mas, mesmo amando-as tanto, ainda assim vai haver coisas que não vão dar certo na vida delas. Elas vão cair ou machucar seus joelhos. Podem ser atropeladas por um carro. Podem pegar câncer ou qualquer outra doença que ameace a vida delas. Mesmo que nós as amemos com todo o nosso amor, isso não evitará que coisas duras ou ruins possam acontecer. Como Deus, nosso pai, nós podemos abraçá-las, estar com elas, em suas lutas e dores, animá-las e dar-lhes nosso apoio e nossa força. Deus tem feito isso por nós todo esse tempo. Para mim, o sofrer faz parte da condição humana e Deus, nosso Pai, tem mantido seu braço em torno de nós durante todo esse tempo. Deu-nos amor, graça e força para trilhar a nossa estrada.”

Na vida, não estamos sozinhos. Na morte, não estamos sozinhos. Temos Deus conosco no viver e no morrer. Por isso, guardem a palavra de Romanos 14.7,8: “Nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si. Porque, se vivemos, para o senhor vivemos; se morremos, para o senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor.”

Que assim possamos crer e viver.


 


Autor(a): Elton Pothin
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - Martin Luther
Natureza do Domingo: Advento
Perfil do Domingo: 1º Domingo de Advento
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 9 / Versículo Inicial: 2 / Versículo Final: 7
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 8821
REDE DE RECURSOS
+
Há algo muito vivo, atuante, efetivo e poderoso na fé, a ponto de não ser possível que ela cesse de praticar o bem. Ela também não pergunta se há boas ações a fazer e, sim, antes que surja a pergunta, ela já as realizou e sempre está a realizar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br