Isaías 9.2 - Culto de Natal

Prédica

24/12/2007


Leitura Bíblica Básica: Isaias 9.2
Outras Leituras: Genesis 1.3
Autor: P. Elton Pothin
e-mail:
Origem: CEJ - Paróquia Martin Luther
Cidade: Joinville - SC
Data da pregação: 24/12/2007
Data Litúrgica: Natal

Prédica:
Prezada Comunidade cristã aqui reunida.

Temos a graça de viver mais um Natal. Natal nos lembra que Deus, através de Jesus, vem ILUMINAR nossas vidas, iluminar os caminhos da nossa vida com a luz da sua salvação.

O próprio Deus diz isto em Isaías 9.2: O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz.

JESUS NASCEU: a luz vence as trevas, o amor vence o ódio, a vida vence a morte.

Sem luz, nós não podemos viver. Sem a luz de Deus, sem Jesus Cristo, nós não poderíamos ter a salvação eterna.

Conta-se que, certa vez, um grupo de cientistas resolveu fazer uma experiência para testar a capacidade humana, verificando quanto tempo é possível alguém resistir nas profundezas de uma caverna, VIVENDO SEM LUZ. Após um longo treinamento, um homem foi colocado e ficou vários dias numa caverna profunda, sem luz, sem ruídos e sem companhia. Quando fazia determinado sinal por uma corda que o mantinha em contato com o mundo exterior, recebia água, alimentos ou o que necessitasse. Embora tivesse sido especialmente treinado e preparado, não conseguiu agüentar muito tempo naquelas condições.

A conclusão a que estes cientistas chegaram foi óbvia: muitas anomalias e distorções psicológicas, físicas, emocionais, comportamentais surgiram neste homem e iriam aumentar, se ele continuasse a ficar mais tempo sem luz.

Esta experiência científica confirma o que nós já sabemos: SEM LUZ NÃO HÁ POSSIBILIDADE DE HAVER VIDA. A luz é pré-condição para a existência da VIDA. E a Bíblia também nos diz isso, ao relatar que a PRIMEIRA obra de Deus na criação foi a LUZ (Gênesis 1.3).

Do mesmo modo, também a pré-condição para a VIDA ETERNA é a LUZ - a luz de Deus. E nós sabemos que a luz de Deus se revelou ao mundo em Jesus Cristo. Por isso, João escreve, ao falar do nascimento de Jesus: a LUZ resplandece nas trevas. (João 1.5). Também por isso, Jesus diz de si mesmo: Eu sou a luz do mundo. (João 8.12). Nós dependemos da LUZ para viver.

Nós dependemos da LUZ DE DEUS - DE JESUS CRISTO - PARA A NOSSA SALVAÇÃO, PARA VIVER ETERNAMENTE.

Nós, seres humanos, vivemos afundados nas trevas do PECADO. Vivemos afastados da graça de Deus, diz Romanos 3.23. Mas Deus, em sua bondade, em seu amor, nos deu Jesus. Deus nos buscou, nos salvou ao nos dar Jesus: Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou DAS TREVAS PARA SUA MARAVILHOSA LUZ. (1 Pedro 2.9)

E Deus nos chama para que também sejamos LUZ neste mundo, testemunhando de nossa fé em palavras e ações, seguindo os caminhos que Ele nos ensinou - caminhos de paz, de amor, de perdão, de misericórdia. Em Mateus 5.14,16, Jesus diz: Vós sois a luz do mundo. Brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus. Outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz... E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as. (Efésiso 5.8,10).

Deus é o poder da luz que vence a escuridão. Em Deus podemos esperar sempre. E ele nos chama a viver em sua luz, em fé e amor.

A nós basta dizer somente: SIM, DEUS, EU ACEITO TUA LUZ, A LUZ DE JESUS EM MINHA VIDA, EM MEU CORAÇÃO. A partir desta luz, teremos vida, vida abundante, vida eterna.

Vamos confiar no poder de Deus, deixar que a Sua presença seja LUZ para a nossa vida. E vamos nos dispor a ser luz nesse tempo de escuridão; vamos nos colocar a serviço de Deus para que a Sua vontade aconteça hoje entre nós.

Amém.


Autor(a): Elton Pothin
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - Martin Luther
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Natal
Perfil do Domingo: Véspera de Natal
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 9 / Versículo Inicial: 2
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 8823
REDE DE RECURSOS
+
A ingratidão é um vento rude que seca os poços da bondade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br