James McGranahan (1840-1907)

Obra e Biografia

29/06/2012

James McGranahan (1840-1907) HPD nº 119

Nasceu: 04 de julho de 1840 em West Fellowfield, Pennsylvania, EEUU. Faleceu: 09 de julho de 1907 em Kinsman, Ohio, EEUU. Sepultado: em Kinsman, Ohio James McGranaham usou o pseudônimo: G.M.J.

James McGranahan era um músico americano talentoso e culto que viveu de 1840 a 1907. Ele era dotado com uma voz de tenor rara e estudou durante anos com professores eminentes que o animaram que se preparasse para uma carreira em ópera. Este conselho abriu a imaginação dele no sentido de ganhar fama e fortuna.

James McGranahan era um cristão, e ele teve um amigo cristão, Philip P. Bliss (1838-1876), que se preocupara por ele. O seu amigo também era um bom músico e, nos dias de sua juventude, tinha passado por experiências semelhantes como cantor. Porém, ele tinha sido sensível às reivindicações de Deus na sua vida e tinha rendido os seus talentos a Deus para o serviço cristão de tempo integral.

Embora só dois anos mais velho que McGranahan, Philip Bliss, com 38 anos, já teve uma dúzia de anos de trabalho cristão atrás de si.. Ele estava servindo então como solista de gospel com o grande evangelista Major Daniel Webster Whittle. Já que ele pessoalmente vibrou com as grandes multidões que se juntaram nas campanhas deles e sobre a ação do Espírito Santo através da música, ele desejou que o seu amigo James tivesse emoções semelhantes.
Philip Bliss e a esposa dele estavam se preparando para viajar para sua casa em Pennsylvania, onde queriam passar o Natal. Havia muito a ser feito, mas no meio de todo o alvoroço sentia-se estranhamente compelido a fazer uma pausa para escrever uma carta para McGranahan. Ele pensou no amigo que com 36 anos de idade ainda estava estudando música e que ainda se prepara para - o que? Seria ópera ou seria o serviço a Deus? - Philip Bliss pediu em oração que Deus lhe ajudasse a escrever as palavras certas. Ele sabia que Deus estava lidando com James, e estava desejando ansiosamente que o seu amigo tomasse a decisão certa. - Finalmente a carta estava pronta. Bliss, precisando de encorajamento e aprovação para o que ele tinha escrito, leu-a para Major Whittle. Na carta ele comparou o longo de treinamento musical de McGranahan com um homem que afia a foice dele para a colheita. O clímax veio quando ele insistiu fortemente, Deixa de afiar a foice e use-a na colheita do grão para o Mestre!

A carta foi enviada, e depressa alcançou seu destino. Essas palavras tocaram o coração de James McGranahan como nenhuma outra anterior. Ele podia pensar de nada mais. Deixa de afiar a foice e use-a na colheita do grão para o Mestre! ...colheita para o Mestre…colheita para o Mestre! Dia e noite essas palavras estavam diante dele. Ele leu a carta inúmeras vezes e quase decidiu de render-se ao apelo desta mensagem - quase, mas não totalmente. Os seus sonhos de ambição pessoal ainda eram muito grandes. Como ele poderia os deixar?

Uma semana depois, aos 19 de dezembro de 1876, o homem que tinha escrito as palavras estava morto. O trem que levou o casal Bliss de volta de Pennsylvania para Chicago, onde Philip planejara cantar no Tabernáculo de Moody, desastrou numa ponte da via férrea em Ashtabula, Ohio, e pegou fogo. Entre os 100 que pereceram no desastre era o cantor de gospel, com 38 anos de idade, e a esposa dele.

Quando James McGranahan recebeu a notícia da tragédia ele dirigiu-se imediatamente à cena do acidente. E foi ali que ele, pela primeira vez, se encontrou com o Major D. W. Whittle. - O evangelista registrou mais tarde os seus pensamentos nesta ocasião: Aqui estava diante de mim o homem que Sr. Bliss havia escolhido como seu sucessor.

Os dois homens fizeram juntos a viagem de retorno para Chicago. E já que eles montaram cavalos, tiveram tempo para falar. E ainda antes que chegassem à cidade James McGranahan decidiu render a sua vida, os seus talentos, e tudo que era seu, para o serviço do seu Salvador. Ele trabalharia para o Mestre na colheita do grão. Naquele dia o mundo de óperas perdeu uma estrela, mas o mundo cristão ganhou um de seus mais doces cantores do evangelho. James McGranahan foi muito útil em campanhas evangelísticas, tanto na América, como em Grã Bretanha e na Irlanda.

A melodia do hino no HPD nº 119 agradecemos ao cantor James McGranahan, e a letra do mesmo Chuvas de bênçãos teremos ao evangelista Daniel Webster Whittle.

Fonte: Gladys Doonan, “To Reap for the Master” em http://www.cyberhymnal.org/bio/m/c/g/mcgranahan_j.htm


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Melodia
ID: 15747
REDE DE RECURSOS
+
Cristo, juntamente com todos os santos, assume a nossa forma pelo seu amor, luta ao nosso lado contra o pecado, a morte e todo o mal. Em consequência, inflamados de amor, nós assumimos a sua forma, confiamos em sua justiça, vida e bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br