Jeremias 1.4-10 - 4º Domingo após Epifania - 03/02/2019

Caderno de Cultos 2019

03/02/2019

03/02/2019 – 4º Domingo após Epifania
Pregação: Jeremias 1 4-10; Leituras: Salmo 71 1-6; Lucas 4 21-30
Miss. Elcio Ricardo da Silva – Paróquia de Água Boa - MT


LITURGIA DE ABERTURA


ACOLHIDA
Sejamos todos nós bem vindos à casa do Senhor para este tempo de celebração de Culto ao nosso Deus. Somos uma comunidade reunida. Que bom olhar ao nosso lado e perceber que não estamos sozinhos, mas que outras pessoas estão presentes para celebrar ao nosso bondoso Deus. Viemos de lugares diferentes, com sentimentos diferentes. Alguns de nós talvez chegamos aqui cansados, desanimados, preocupados, enquanto que outros chegam felizes, animados, renovados. Indiferente como cada um chega aqui, que neste momento nós, enquanto comunidade possamos ter um só sentimento: um coração grato a Deus, pelo fato de que ele mais uma vez aqui nos reúne para este tempo de celebração.
Como palavra bíblica para o início deste culto, trago as palavras do Salmo 139.1 que diz: “Senhor, tu me sondas e me conheces”. Deus nos conhece e por este motivo ele sabe como aqui chegamos. As vezes, não permitimos que as pessoas nos conheçam completamente por temermos que descubram algo sobre nós de que não gostarão. Mas Deus conhece tudo a nosso respeito, até o numero de cabelos em nossa cabeça (Marcos 10.30), e Ele ainda nos aceita e nos ama. Deus está conosco em todas as situações. E Deus esta conosco aqui neste momento, e por isso, convido você a celebrar a Deus nesta certeza: Ele te conhece e Ele te ama.

Acolhida aos visitantes:
Nossa saudação especial aos nossos visitantes. Esperamos que se sintam bem em nossa comunidade. Alegramos-nos com a sua presença. Receba nosso abraço ao inicio do nosso culto. Também na certeza de que “Deus te conhece e te ama” convidamos você a celebrar conosco enquanto comunidade.


CANTO DE ENTRADA
Nº 09 – Livro de Canto – Esta é tua casa

Ou: Nº ____________________________________________________


SAUDAÇÃO
Na presença do Trino Deus nos reunimos aqui. Em nome do Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. O Deus que tudo criou e que tudo mantém. Nada passa despercebido ao seu olhar. Tudo está sob o controle de suas mãos. Amém.


CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 03 – Livro de Canto – Deus Trino

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Deus amado! Tu que nos conhecemos no mais profundo do nosso ser. Tua palavra diz que não há lugar para o qual possamos fugir da tua presença. Aqui estamos nós. Estamos diante do teu altar e da cruz que lembra-nos da entrega de teu filho amado em nosso favor. Silenciamos o nosso coração diante de Ti e humildemente queremos depositar aqui o fardo do pecado. Permita-nos Senhor deixar aqui aquilo que nos é pesado de carregar. Permita-nos Senhor deixar aqui nossos erros e nossas faltas. Permita-nos Senhor deixar aqui nossa falta de compaixão para com o próximo. Permita-nos deixar aqui a nossa indiferença com tua palavra em muitos momentos. Permita-nos deixar aqui nossas palavras ditas que machucaram alguém. Permita-nos Senhor deixar aqui aquilo de errado que carregamos no mais profundo do nosso ser. Permita-nos Senhor deixar aqui nossas fraquezas e medos. Enfim Senhor, permita-nos Senhor deixar aqui nossos pecados cometidos em pensamentos, em palavras, em ações e omissões.
Perdoa-nos ó Deus! Que através de tua graça sejamos perdoados. Que o perdão seja derramado abundantemente sobre todos aqueles que de coração sincero tem se colocado diante de ti em confissão. Ouve Senhor a nossa oração e que por tua graça, bondade e amor possamos receber o perdão.

CANTO DE ANUNCIO DA GRAÇA

Nº 51 – Livro de Canto – Cristo acolhe o pecador

Ou: Nº ____________________________________________________

ANÚNCIO DO PERDÃO
Deus nos conhece e nos ama. Por nos conhecer tão profundamente e nos amar ele oferece o seu perdão a todos que confessam seus pecados. Ele em sua compaixão e amor caminha conosco. Assim diz a sua palavra: “Bom é render graças ao Senhor... e anunciar de manhã a tua misericórdia. (Salmo 92 1-2). Que a certeza da graça e misericórdia de Deus possam encher o nosso coração. Amém.

KYRIE
Diante de tanta injustiça, guerras, ódio e indiferença para com o próximo, só nos resta implorar pela piedade de Senhor. Que ele venha e traga consigo o seu reino de paz, de justiça e de amor. Assim como comunidade aqui reunida suplicamos cantando:

Nº 56 – Livro de Canto – Pelas dores deste mundo

Ou: Nº ____________________________________________________


GLÓRIA IN EXCELSIS
Glorificamos a Deus cantando: Glória a Deus nas alturas:
“Glória, glória, glória a Deus nas alturas. Gloria, gloria, paz entre nós, paz entre nós!”


ORAÇÃO DO DIA
Graças te damos Senhor, pelo teu interminável amor, pelo qual entregaste teu amado Filho por nós. Acompanha a caminhada do teu povo para que este não se esqueça do teu agir em seu favor. Ajuda-nos a ouvir e aceitar a tua palavra, para que ela nos fortaleça no amor e nos oriente nos caminhos a seguir. Isso te pedimos em nome de Jesus Cristo, que contigo e com o Espírito Santo vive e reina de eternidade a eternidade. Amém.


LITURGIA DA PALAVRA


LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Salmo 71 1-6
(Segue a versão da Bíblia – A Mensagem – em linguagem contemporânea.
Mas poderá ser lida na Bíblia comum a toda a comunidade)

Corri para o Eterno enquanto ainda estava vivo, nunca me arrependerei disso.
Faz o que sabes fazer melhor: tira-me desta confusão e me ergue novamente!
Ouve meu pedido de socorro e me leva para um lugar seguro!
Sê para mim um quarto de hóspedes, onde eu possa me recolher.
Afinal, disseste que as portas estariam sempre abertas!
Tu és minha salvação, minha fortaleza!
Meu Deus, liberta-me das garras dos ímpios, das presas dos homens violentos!
Tu me fazes continuar quando os tempos são espinhosos: és meu fundamento, ó Eterno, desde a minha infância.
Tenho dependido de ti desde o dia do meu nascimento, desde o dia em que me tiraste do berço.
Nunca ficarei sem motivo para te louvar

Aclamemos o Evangelho cantando: Aleluia.
2ª Leitura Bíblica: Lucas 4 21-30

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 320 – Livro de Canto – Senhor se tu me chamas

Ou: Nº ____________________________________________________

 

PREGAÇÃO

Prezada Comunidade

“Certa vez um discípulo queria largar tudo para viver uma vida mais espiritual, mas sempre alegava que a família o amava demais para deixá-lo ir. Cansado de ouvir sempre as mesmas desculpas seu mestre o questionou: - Amor? Isto não é absolutamente amor. Desafio você a fazer uma prova para ver se eles realmente o amam. O mestre revelou-lhe então um segredo respiratório, pelo qual ele poderia fingir estar morto. Ao que o homem colocou a estratégia em prática. Assim, na manhã seguinte, o homem estava morto por todas as aparências exteriores e em sua casa ouvia-se o choro e lamento de toda família. Nesse instante, o mestre apareceu e disse à família em prantos, que ele tinha o poder de trazer seu amado parente de volta à vida se houvesse entre eles, alguém que morresse em seu lugar. - Tem aqui algum voluntário para fazer a troca? – perguntou o mestre a todos os presentes. Para espanto do ‘discípulo defunto’, cada membro da família começou a enumerar razões por que era necessário conservar a própria vida. Sua esposa resumiu os sentimentos de todos com uma frase: - Não há necessidade real de ninguém tomar o lugar dele, mestre. Nós nos arranjamos sem ele”.

Qual teria sido a surpresa deste “discípulo defunto” ao ouvir que ele não era assim tão indispensável? Provavelmente ele se sentiu muito decepcionado, frustrado, abalado e tenha se sentido até um fracassado. Talvez ele imaginasse que ele fazia “sucesso” entre os seus. Mas ele foi surpreendido pela afirmação de que se daria um jeito sem a presença dele.

A palavra que move o mercado hoje é: “sucesso”. As livrarias estão cheias de livros que ensinam a alcançar o sucesso com cinco passos, ou dez passos, ou vinte passos.
O que é o sucesso?
A maioria das definições inclui referencias a alcançar metas e adquirir riqueza, prestigio favor e poder. As pessoas bem sucedidas desfrutam de uma boa vida, sentem-se financeira e emocionalmente seguras. Normalmente são líderes formadores de opinião e ditam tendências de mercado.

Se olharmos para essa definição de sucesso vamos ver que o Profeta Jeremias, foi um pobre fracassado (sobre o seu chamado vamos meditar neste culto). Por 40 anos serviu como porta voz de Deus para Judá, mas quando falava ninguém o ouvia. Constantemente, com paixão, ele exortava o povo a agir, mas ninguém se movia. Jeremias não conseguiu sucesso material. Ele foi preso. Foi levado contra a sua vontade para o Egito. Foi rejeitado por seus vizinhos, por sua família, pelos falsos profetas, por seus amigos, pelo publico em geral e pelos reis. Ao longo de sua vida Jeremias esteve só.
Aos olhos do mundo, Jeremias não foi um sucesso. Mas aos olhos de Deus, Jeremias foi uma das pessoas mais bem-sucedidas na história. De acordo com o padrão divino, o sucesso envolve obediências e fidelidade. Jeremias foi corajoso e fiel em proclamar a palavra de Deus. Foi um profeta obediente ao seu chamado.

Jeremias 1 4-10
(Versão Revista e Atualizada)

Deus chama a Jeremias para ser o seu profeta e anunciar a sua palavra. Como vimos anteriormente, Jeremias não é um padrão de sucesso diante daquilo que hoje o mundo moderno considera sucesso. Mas diz o texto que lemos “A mim me veio, pois a palavra do Senhor”. Esta expressão é usada mais de 100 vezes no Antigo Testamento. Revelações proféticas são descritas como uma “palavra” que Deus entregou aos profetas e por meio deles. Através de Jeremias, Deus envia a sua mensagem ao povo que havia deixado Deus de lado. A mensagem de Jeremias era que Deus iria castigar os israelitas. Uma mensagem difícil de ser anunciada pelo profeta, pois ele amava o seu povo. Mas a palavra de Deus era como um fogo no coração de Jeremias e ele não podia ficar calado (Jr. 20.9)

Deus chama Jeremias para a sua missão, porque ele conhece o profeta. Aliás, Deus diz que o conhece desde o ventre materno (v.5). Deus conhecia Jeremias e Deus conhece a você e a mim, muito antes de sermos concebidos. Deus nos conhece profundamente, como vimos já no versículo de saudação deste culto, quando citei o Salmo 139.1. Por este motivo, não pense em momento algum que o seu nascimento foi um “acidente”. Não! Você nasceu porque Deus te conhecia antes do teu nascimento.

Nada foge aos olhos de Deus. Nem sequer as dificuldades enfrentadas por Jeremias puderam fugir do olhar de Deus. E foi assim com outros homens chamados por Deus, como Sansão (Jz 13 3-5) Davi (1º Sm 16 12-13) João Batista (Lc 1 13-17) e Paulo (Gl. 1 15-16). E assim também é com nós. As nossas dificuldades não fogem aos olhos de Deus.

Mas sejamos sinceros. Nós em muitos momentos temos medo da tarefa ao qual Deus nos chama. Nós “amarelamos” de medo. Nós procuramos as mais diferentes desculpas para não assumir a tarefa para a qual fomos chamados. E não foi diferente com Jeremias. O profeta escolhido por Deus também tentou arrumar uma desculpa. Ele disse: “Senhor eu não passo de uma criança” (v.6). Jeremias se considera uma criança, alguém sem experiência para ser um profeta de Deus diante das nações. Mas o Senhor prometeu estar com Jeremias em todas as circunstâncias, assim como ele também promete estar ao nosso lado em todos os momentos em que ele nos chamar para exercermos a nossa tarefa de cristão, qual seja, anunciar a sua palavra, seja ela de bênção ou de juízo.

Deus diz: “não temas” (v.8). Jeremias não foi o único a receber esta ordem. Outros receberam a mesma ordem: Abraão (Gn 15.1), Moises (Nm 21.34) Daniel (Dn 10.12;19) Maria (Lc 1.30) Simão (Lc 5.10). É verdade que às vezes o medos nos paralisa. Mas Deus sempre sustenta os seus servos nas missões que lhes confere.
Deus prometeu estar com Jeremias e cuidar dele, mas não impediria que as dificuldades lhe sobreviessem. O Senhor não o livrou de ser preso, deportado e insultado. Assim Deus também não impedirá que enfrentemos as tempestades da vida, mas Ele estará conosco quando as enfrentarmos.

Deus está conosco. O profeta inclusive faz uma referencia a presença e proximidade de Deus quando ele diz: “Estendeu o Senhor a mão, e tocou-me na boca.... eis que ponho na tua boca as minhas palavras” (v.9). Só tocamos em algo quando estamos próximos. Deus toca em Jeremias. Algo igual acontece com o profeta Isaias (6.7). Depois de Jeremias sentir o toque da mão de Deus ele estava pronto para começar o seu ministério profético.
Repetidas vezes Jeremias usa as declarações: “diz o Senhor”, “assim diz o Senhor” e “veio à palavra do Senhor”. Não se pode admitir a possibilidade de que a palavra de Deus deixe de ser verdadeira em alguma circunstância pelo fato de ter sido transmitida por um profeta falível. É através da boca de Jeremias que Deus transmite a sua mensagem as nações.

E ao final do chamado do profeta “Deus o constitui sobre as nações e reinos para arrancar e derrubar, para destruir e arruinar.... mas também para edificar e plantar”. Quatro verbos de destruição são usados, contrastando com apenas dois verbos de construção. Isso porque a mensagem de Jeremias realmente era uma mensagem que anunciava a destruição de um povo que havia deixado Deus de lado. A destruição total abrirá caminho para que o Senhor restaure a nação. Estamos também nós incluídos na mensagem do profeta, de juízo e esperança.

Para finalizar:

O mercado espera de você “sucesso”. A empresa que você trabalha espera que você realize as suas tarefas com sucesso. Sua família espera que você tenha sucesso ao entrar na faculdade e principalmente após a conclusão do curso. Aqueles que dependem financeiramente de você esperam que você tenha sucesso nos negócios.
Talvez sejas alguém que corre desesperadamente atrás do sucesso. Mas lembrem-se que a vida passa e depois que você se for às pessoas vão aprender a viver sem você. Por isso, mais do que sucesso tenha tempo para ouvir aqueles que estão a sua volta, tal qual fez o profeta Jeremias que ouviu as palavras de Deus que o chamou para o ministério.

Deixe a palavra de Deus arder em seu coração como ardeu no coração de Jeremias.

Se Deus lhe der uma tarefa específica, aceite-a alegremente e cumpra-a com zelo. Mas se Deus não te der uma tarefa especifica, procure cumprir a missão de todos os cristãos: amor, obedecer e servir a Deus.

Assim como Deus usou a boca de Jeremias para anunciar a sua palavra assim também ele deseja usar a nossa boca. Mas não somente a boca, como também todo o nosso ser, pois às vezes nossos gestões de cristãos falam mais do que nossas palavras.
O sucesso do mundo é passageiro. Mais a eternidade de Deus não é.

Aquiete-se e ouça as palavras de Deus, pois elas não são como o sucesso que vem e vai na mesma velocidade.

Lembre-se que nada foge aos olhos de Deus, nem mesmo as tuas dificuldades. E que após os verbos de destruição vem os verbos de construção.

Que a palavra de Deus arda em seu coração e que possas cumprir a tarefa para a qual Deus te tem chamado.

Medite sobre isso e que Deus te abençoe.

Amém.

CONFISSÃO DE FÉ
Como resposta a palavra que acabamos de ouvir e movidos pelo Deus de amor queremos agora confessar a nossa fé.

Creio em Deus Pai, ...


CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 322 – Livro de Canto – O Profeta

Ou: Nº ____________________________________________________

 

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Amado e bondoso Deus agradecemos por tua palavra que é uma palavra viva e que tem falado a nós em todos os momentos. O mundo prega o sucesso, enquanto a tua palavra prega a obediência e fidelidade. Assim como chamaste Jeremias para anunciar a tua palavra, assim hoje tu nos chamas para continuar a pregar o teu evangelho que molda, restaura e cura. Que tua palavra Senhor queime em nosso coração a tal ponto que não nos calemos diante daqueles que não conhecem e não vivem o teu evangelho verdadeiro. Nós te agradecemos Senhor porque nada foge aos teus olhos ao mesmo tempo em que pedimos encha o nosso coração da certeza que de que tu caminhas ao nosso lado em todos os momentos de nossa vida, principalmente nos momentos de tempestade.
Assim como estavas com Jeremias em meio às tempestades que ele enfrentou fica também conosco e ouve nossos pedidos: (aqui colocar os pedidos que foram levantados antes da oração).
Ouve Senhor e se te aprouver atender a nossa oração segundo aquilo que tu tens proposto para cada um. Pedimos também Senhor, que não permitas que percamos o sentimento de ser comunidade e vier em comunidade. Que em torno da cruz de Cristo possamos aprender a amar, perdoar e a servir. E que tua palavra seja o centro do ser e viver comunidade.
Lembramos bondoso Deus dos doentes, dos enlutados, do que passam por necessidade e especialmente por aqueles que perderam a esperança na vida. Rogamos Senhor que enchas o coração destes da certeza de que tu estás ao lado deles.
Abençoa Senhor nosso trabalho, para que possamos realizá-lo com zelo e fervor e lembramos daqueles que não tem trabalho. Que tu Senhor possas animá-los e abençoá-los neste tempo de procura.
Abençoa Senhor nossa cidade, ou o local lá onde vivemos. Pedimos por nosso país, bem como pelo mundo. Mundo este carente de paz e de amor. Por nossas famílias pedimos. Cuida de cada um. Que possamos voltar as nossas casas em paz e segurança e dá Senhor que nosso coração seja preenchido de alegria de poder confiar em ti, sabendo que tu sempre nos acompanhas. Assim Senhor, nossos pedidos e agradecimentos, nossas alegrias e frustrações, nossas duvidas e certezas colocamos na oração que teu Filho nos ensinou dizendo:

Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Deus de nossas vidas, tu nos chamas a seguir-te rumo ao futuro.
Tu nos convidas a novas aventuras, a contemplar novos horizontes, tu sempre encontras novas maneiras de tocar nosso coração.
Quando estivermos com medo do desconhecido, dá-nos coragem.
Quando nos lamentarmos considerando-nos incapazes, e quando nos sentirmos cansados e desapontados, relembra-nos que tu geras o novo e a esperança das situações difíceis.
Confiemo-nos ao SENHOR, que é tão bom e que nos conhece.
Vamos em paz. Amém.

ENVIO
Ide em paz e servi ao Senhor com alegria


CANTO FINAL
Nº 298 – Livro de Canto – Benção do caminhar.

Ou: Nº ____________________________________________________


Autor(a): Missionário Elcio Ricardo da Silva
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Epifania
Perfil do Domingo: 4º Domingo após Epifania
Testamento: Antigo / Livro: Jeremias / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 4 / Versículo Final: 10
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2019
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 50508
REDE DE RECURSOS
+
Porque nem eu nem tu jamais poderíamos saber algo a respeito de Cristo ou crer nele e conseguir que seja nosso Senhor, se o espírito não o oferecesse e presenteasse ao coração pela pregação do Evangelho.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br