Jeremias 29.13

Alocução de Bênção Matrimonial

28/11/1994

1. O caso

O noivo é luterano e a noiva, católica. Os dois poucos participaram em suas comunidades de origem. Poderiam ser caracterizadas como pessoas arredias em relação à Igreja. No segundo encontro com o pastor falaram de algumas dificul¬dades durante o namoro, motivadas pela infidelidade de um dos dois. O caso gerou polémica e fez com o namoro findasse, mas reiniciasse após algum tempo. Enfim resolveram casar, esquecer o passado e um assumir o outro.

Após a reflexão pastoral-teológica optou-se deixar o evangelho falar no lugar da lei e pedir que o Espírito Santo atue.

2. Alocução

Prezados noivos ............ e ............

Hoje, sem dúvida, é um dia muito importante para vocês. Um dia que jamais esquecerão. Um dia em que vocês e os seus familiares sentem alegria, felicidade e amor. Mas também um dia em que vocês lançam um olhar ansioso para o futuro: como será o futuro? Como será a vida a dois? Será que realmente vai dar certo? Estas são perguntas muito presentes diante de situações novas que se enfrenta, nos diferentes momentos da vida, mas principalmente diante do casamento.

Hoje inicia uma nova fase na vida de vocês. Este momento que vocês vivem hoje foi sendo construído aos poucos. Talvez nem mesmo vocês saibam mais ao certo quando os seus caminhos começaram a se cruzar. Foram olhares, sorrisos, encontros, momentos felizes, mas também momentos de incerteza, de reavaliação, de uma nova opção, de um recomeço e uma reestruturação do namoro. Enfim, vocês decidiram comprometer-se mutuamente e iniciar uma vida a dois. E é para este momento tão importante que vocês vêm pedir a bênção de Deus, a orientação de Deus.

Na Bíblia, no livro do profeta Jeremias, 29.13, lemos: Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Vocês dois fizeram uma opção de vida. Decidiram um assumir o outro. Casamento significa um comprometer-se com o outro. Significa partilhar o dia-a-dia. Significa compartilhar situações de alegria, de felicidade, mas também e principalmente momentos de dificuldade que surgem na vida de um casal.

O versículo bíblico diz que, se vocês buscarem a Deus com toda a sinceridade, encontrarão orientação, sabedoria e muito sentido na sua vida a dois. Essa é a essência da questão: orientar-se pela palavra de Deus, colocar os planos, a vida toda sob a proteção de Deus. Nós vivemos num mundo dinâmico, agitado, onde constantemente somos confrontados com novos conceitos, novos valores, e diante de tudo isso a vida em família muitas vezes encontra dificuldades. Às vezes os casais não são sábios o suficiente em priorizar quais os valores que devem ser cultivados e quais os valores que devem ser rechaçados, deixados de lado, valores que são prejudiciais ao casal como a erva daninha para as palavras. Nesse sentido, prezados ............ e ............. os casais, as famílias precisam de uma
fonte orientadora, de um referencial, de uma palavra de sabedoria.

Por isso, ............ e ............. mantenham um convívio com a Igreja, com a
Comunidade cristã. Observem para que na sua vida de casados cada qual consiga realizar-se como pessoa e profissionalmente. Seja um o auxílio do outro e o apoio do outro. Que Deus abençoe vocês. Que dê muita alegria e momentos bons aos dois. Que sejam um casal amigo, companheiro nessa caminhada que hoje inicia. Deus diz especialmente para vocês hoje: Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.


Autor(a): Cláudio Schubert
Âmbito: IECLB
Testamento: Antigo / Livro: Jeremias / Capitulo: 29 / Versículo Inicial: 13
Título da publicação: Proclamar Libertação / Editora: Editora Sinodal / Ano: 1994 / Volume: 20
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Alocução
ID: 17676
REDE DE RECURSOS
+
Arrisco e coloco a minha confiança somente no único Deus, invisível e incompreensível, o que criou o céu e a terra.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br