Jeremias 31.7-9 - 22º Domingo Após Pentecostes - 24/10/2021

Caderno de Cultos 2021 - Sínodo Mato Grosso

24/10/2021

24/10/2021 - 22º Domingo Após Pentecostes
Pregação: Jeremias 31.7-9
Leituras: Salmo 126 * Hebreus 7.23-28 * Marcos 10.46-52
Autor: P. Pedro Puentes Reyes – Paróquia de Sinop/MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA

Sejam bem vindos/as a este culto. Como irmãos e irmãs nos reunimos para louvar o nosso Deus, cuja fidelidade se tem mostrado de geração em geração. Sua palavra alimenta a esperança que nos move na busca e construção de uma vida em abundancia. Damos as boas vinda a quem nos visita. A palavra que motiva o culto de hoje diz: “O Senhor me livrará de todo mal e me levará em segurança para o seu reino celestial. A ele seja dada a glória para todo o sempre! Amém!”. 2 Timóteo 4.18.

HINO: LCI 15 – Em tuas mãos

SAUDAÇÃO TRINITÁRIA
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
(Leitura alternada do Salmo 126)
L - Quando o Senhor Deus nos trouxe de volta para Jerusalém,
C - parecia que estávamos sonhando.
L - Como rimos e cantamos de alegria! Então as outras nações disseram:
C - “O Senhor fez grandes coisas por eles!”.
L - De fato, o Senhor fez grandes coisas por nós,
C - e por isso estamos alegres.
L - Ó Senhor, faze com que prosperemos de novo,
C - assim como a chuva enche de novo o leito seco dos rios.
L - Que aqueles que semeiam chorando façam a colheita com alegria!
C - Aqueles que saíram chorando, levando a semente para semear,
T - voltarão cantando, cheios de alegria, trazendo nos braços os feixes da colheita.

CONFISSÃO DE PECADOS
Senhor e Deus nosso. Tu conheces os nossos caminhos e discernes o profundo do nosso coração. Confessamos que nem sempre andamos pelos Teus caminhos e não produzimos frutos da paz, da misericórdia e da justiça. Falhamos perante ti e as pessoas a nossa volta. Chegamo-nos a Ti porque só tu curas nossos males e dás nova vida. Salva-nos e perdoa as nossas faltas. Mostra-nos o caminho da vida, ajuda-nos a obtermos a paz por Jesus Cristo. Tem piedade de nós, Senhor.

ANÚNCIO DO PERDÃO
“Não fiquem com medo, pois eu estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão.” (Isaías 41.10). A quem confessou suas faltas anunciamos o perdão. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

KYRIE
Rogamos por todas aquelas pessoas que, pelo peso da adversidade, não mais conseguem olhar para ti e levantar sua voz. Por todas elas nos rogamos Kyrie eleison – Senhor tem piedade!

HINO: LCI 56 – Pelas dores deste mundo

ORAÇÃO DO DIA
Senhor, na caminhada da nossa vida dá-nos a tua força que vem da esperança. Quando as ameaças do caminho nos atemorizem, faze-nos lembrar da tua palavra carregada de promessas. Quando angústias e ansiedades nos circundem, lembra-nos que és o Deus libertador. Permite que esta, tua comunidade de discípulos e discípulas, te saiba reconhecer e seguir sempre durante o seu caminhar. Por Cristo Jesus oramos. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

HINO: LCI 152 – Pela palavra de Deus

LEITURA BÍBLICA - Jeremias 31.7-9

PREGAÇÃO
Graça e paz do nosso Senhor Jesus Cristo, aquele que era, que é e há de vir.
Organizaremos a nossa reflexão a partir das leituras dos textos de Jeremias e Salmos, no entendimento que ambos os textos olham, desde perspectivas diferentes, para uma mesma situação.
Enquanto o texto de Jeremias fala para as pessoas no exilio do Reino do Norte, sobre algo que será feito no futuro, o texto do salmo 126 é uma versão poética de algo que já aconteceu: o retorno a Jerusalém das pessoas do Reino do Sul cativas na Babilônia, depois de 47 anos de exílio.
O texto de Jeremias 31 é a perspectiva de quem está em cativeiro e sonha. É um canto de esperança sobre o que Deus fará. Trata-se de um sonho a ser realizado no futuro. Nesse sonho haverá um novo êxodo, uma peregrinação a Jerusalém e uma era de alegria e bem estar a ser inaugurada.
O canto popular diz: “Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas, sonho que se sonha junto é realidade”. De alguma forma essas palavras reconhecem que no sonhar há uma força para mudar a realidade. Sonhamos, porque ninguém se conforma totalmente com o seu mundo, assim como ele está. Em geral, as pessoas imaginam que alguma coisa na sua vida e sociedade poderia ser diferente. A história humana mostra que o ser humano vive transformando o mundo, seu corpo, casa, rua, bairro, cidade, etc.. Um sonho, alimentado pela imaginação, faz acreditar, esperar e agir para a construção de algo novo. É como se o ser humano abrisse, pela imaginação do sonho, uma rachadura no muro da realidade na qual vive. No fundo, o ser humano parece ter uma voz interna que lhe diz: “as coisas não precisam ser como são”. Isso significa que sonhar com um mundo diferente é próprio da existência humana.
O relato do salmista é a perspectiva de quem experimentou a libertação e a celebra. O tão anelado sonho tornou-se realidade, a libertação já aconteceu. O que parecia impossível, agora é realidade. As pessoas cativas não conseguem acreditar e a alegria toma conta delas. Atordoadas pela emoção celebram a libertação e o retorno.
Ambos os textos cantam a esperança no poder libertador de Deus. E, a esperança cristã não se fundamenta na afirmação de que as coisas algum dia vão melhorar sozinhas. Sem mudanças não haverá mudanças. Se todo continua assim como está, amanhã as coisas continuarão do mesmo jeito. A nossa esperança é a certeza de que a palavra pronunciada por Deus engendra sonhos de novos céus e nova terra. A palavra que se fez carne, e habitou entre nós, nos diz que sua finalidade é salvar aquilo que está perdido segundo o olhar humano. A mensagem do evangelho é um convite para não se conformar com a realidade deste mundo. É um chamado a quebrar todas as correntes que tornam cativo o ser humano, e trazer liberdade para construir nossas vidas e o mundo de forma diferente. E tudo isso tem o seu inicio num sonho.
Ilusão? Fantasia? Ingenuidade? De jeito nenhum! Trata-se de um realismo radical. As pessoas cativas aludidas no texto de Jeremias e as do Salmo conheciam bem a situação. Não era possível se iludir. O poder dos seus captores era real e poderoso. Mas, mesmo reconhecendo a sua real situação elas esperavam e sonhavam pelo dia da libertação. Os sonhos lhes faziam esperar, pensar e planejar possibilidades de libertação. Essa esperança de libertação era o que sustentava o dia a dia das pessoas em cativeiro. E essa esperança se nutre da palavra que alimenta uma promessa que faz sonhar o seu povo. E, quando há uma esperança e um sonho há futuro. E, quando há futuro, se resiste e se luta pela mudança.
Vitor Frankl, psiquiatra fundador da logoterapia, e que sobreviveu ao campo de concentração, narra que aquelas pessoas prisioneiras que perdiam as esperanças, que perdiam a razão de viver, se suicidavam. Uma experiência similar é relatada com pacientes com câncer: quem tem uma esperança, um sonho, vivem mais tempo.
No final, tudo parece indicar que temos duas opções: render-nos a resignação, ou acreditar e confiar que a mudança é possível. A nossa fé cristã propõe viver a vida a partir da segunda opção: a esperança na mudança que vem da palavra que nos faz sonhar, e assim abrir uma rachadura no muro da grossa realidade.
E a Palavra que nos faz sonhar tem seu núcleo no amor. Amor, expresso em Cristo, que nos faz sonhar com uma nova vida. Palavra de amor que transforma o profundo dos nossos corações e modifica os nossos mais secretos pensamentos e intenções. Palavra-amor que semeia uma desconformidade com toda espécie de escravidão que alimenta a miséria humana. Palavra-amor que da coragem para lutar contra aquela miséria que massacra as pessoas em vulnerabilidade. Miséria que não permite que os olhos enxerguem o próximo com bondade e paz.
Com discernimento buscamos distinguir e avistar onde a palavra de Deus está inspirando sonhos. E, desta forma, nos dispomos a fazer parte desse agir transformador em gestação. Fazemos isto porque sem essa palavra só nos resta à resignação. Porque sem o sopro de Deus nosso espírito nada pode. Sem o agir misericordioso de Deus as nossas vidas permanecem sem força, sem fantasia para recriar novas condições de vida neste mundo. Sem a graça de Deus o nosso mundo permanece nas trevas, na noite, na escuridão. Enquanto isso, cantamos e celebramos a libertação já vivenciada na espera da libertação plena que tudo alcança. Que o Santo Espírito de Deus sopre sua palavra carregada de promessa, que engendra sonhos que nutrem a esperança que gera libertação. Amém.

CONFISSÃO DE FÉ
Respondemos a palavra proclamada declarando a nossa confiança em Deus a traves do Credo Apostólico: Creio em Deus Pai, ...

HINO: LCI 511 – Alma, bendize

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Nós te agradecemos, ó Deus, por todas as manifestações de amor para conosco. Em Jesus Cristo vieste até nós para tirar-nos dos caminhos de destruição e conduzir nosso caminhar pelos caminhos da paz e do amor. Nele, e por Ele, nos desafias a uma vida aberta para o acolhimento e cuidado das pessoas vulneráveis deste mundo. Como tua comunidade, reafirmamos hoje o nosso compromisso de caminhar nos teus caminhos.
Invocamos-te, Senhor, em favor da comunidade de discípulos e discípulas em toda a terra. Faze com que por ela tua palavra seja proclamada e as obras de amor realizadas.
Rogamos:
Por nosso povo e esta nação: pelas pessoas que estão em autoridade, para que seus passos sejam segundo os teus conselhos.
Por esta comunidade: Abençoa todo trabalho honesto em busca do pão de cada dia. Permanece em nossos lares. Que as crianças possam crescer em graça e sabedoria. Que a juventude encontre em Jesus Cristo a maior aventura das suas vidas.
Preserva a cada um e cada uma de todo mal e perigo. Ampara as pessoas que estão em vulnerabilidade seja por doença, angústia, solidão ou abandono. Desperta em nos o amor solidário que vai ao encontro que quem precisa.
Intercedemos por todas aquelas pessoas que lutam pela recuperação da saúde. Concede-lhes vitalidade ao corpo e animo ao espírito. Fortalece as equipes da saúde que lutam em prol da vida. Consola quem perdeu um ser querido para a morte.
Senhor, a quem iremos? Só tu tens palavras que de vida. Salva-nos e sustenta-nos, porque a ti entregamos a nossa alma o corpo e tudo o que é nosso enquanto oramos a oração que teu Filho nos ensinou: Pai Nosso...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz + Amém.

ENVIO
Vamos em paz e com esperança e coragem sirvamos ao Senhor com alegria.

CANTO FINAL
LCI 293 – Dá-nos esperança e paz
 


Autor(a): Pastor Pedro Puentes Reyes
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 22º Domingo após Pentecostes
Testamento: Antigo / Livro: Jeremias / Capitulo: 31 / Versículo Inicial: 7 / Versículo Final: 9
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2021
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 63509
REDE DE RECURSOS
+
Deus nos conhece completamente.
2Coríntios 5.11
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br