Jesus nos chama! Vamos levantar e ir...

Senhas diárias

16/10/2019

O servo de Abraão vai em busca de uma esposa para Isaque. O texto bíblico diz que Deus o conduz e facilita para que ele encontre a mulher certa para tal. Tudo está correndo segundo o que era esperado e o servo quer voltar o quanto antes para seu senhor e dar sua tarefa como cumprida, e bem cumprida. A família da mulher, Rebeca, a qual precisará acompanhar o servo e passar a viver longe de seus parentes, está apreensiva em deixar que ela parta. Querem que o servo fique mais um tempo, mas ele insiste em partir, pois sua tarefa precisa ser finalizada. O servo diz a família que devem deixá-lo ir, pois Javé, o Senhor Deus fez com que tudo desse certo e agora a vida precisa continuar. Com estas palavras, ele quer também consolar a família e dizer que o Senhor está aprovando tudo e Rebeca será feliz. Ele ajuda a família a confiar no Senhor e descansar nesta confiança. Não precisam ficar tão apreensivos e desassossegados. Deus está junto nesta situação. A família consulta Rebeca e esta aceita partir com o homem. O servo parte com a certeza de que fez o que Deus queria e com isso tudo está conforme a vontade do Senhor. Para quem confia em Deus, isto é o mais importante que pode acontecer. O texto revela que a viagem de volta foi tranquila e o encontro com Isaque também foi em paz e gerou amor entre os dois. Foi preciso que a família abrisse mão da presença da filha e confiasse no chamado do Senhor.
Mateus passa por uma situação semelhante. Jesus o chama para seguir com Ele e ser um itinerante. Isso vai fazer com que ele deixe seu emprego, cobrador de impostos, o que lhe dá boa segurança e estabilidade de vida. Mas ele precisa decidir e confiar nos planos de Jesus e aceitar o chamado deste mestre. Isso requer desprendimento e confiança inequívoca no Senhor. Sua decisão foi imediata e ele seguiu a Jesus. Nós também somos chamados por Jesus para tarefas especiais e específicas que podemos colocar em prática. Essas tarefas vão exigir que confiemos em Cristo e deixemos o bem estar pessoal e a acomodação de uma vida tranquila e sem compromisso com o próximo. As tarefas que o Senhor pede de nós sempre tem a ver com o próximo e seu bem estar. Não podemos confundir com tarefas que nos são exigidas pela convivência social, e até comunitária, e que são apenas para manter um status e desculpar o fato de não nos envolvermos com as necessidades e carências das pessoas fragilizadas. Jesus chama: Venha comigo! Precisamos olhar para onde Jesus foi e ir com Ele. Façamos assim.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 53785
REDE DE RECURSOS
+
Cristo, juntamente com todos os santos, assume a nossa forma pelo seu amor, luta ao nosso lado contra o pecado, a morte e todo o mal. Em consequência, inflamados de amor, nós assumimos a sua forma, confiamos em sua justiça, vida e bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br