Jesus - Uma Vida Sem Estresse

20/06/2012

Quando eu olho para a vida de Jesus, não consigo perceber ali estresse. Não vejo que Ele é uma pessoa estressada, ansiosa, preocupada... Por que, então, noto que o estresse está tão presente na vida da maioria das pessoas, inclusive na minha? Talvez, eu poderia pensar que Jesus não tinha motivos para estar estressado, mas será que não?! Não tinha Ele pouco tempo para curar, ensinar, preparar os discípulos para darem continuidade ao Seu Projeto? Não tinha Ele inimigos que queriam a Sua cabeça? Não tinha Ele cansaço físico? Não tinha fome, sede, necessidade de um lugar para fazer as refeições? Por que, então, não vivia estressado?

Um dos segredos de Jesus está na confiança que Ele depositava no Pai. Ele fazia a Sua parte e cria que Deus, Pai, também faria. Ele não duvidava. Ele lançava a semente na terra e podia dormir tranquilo, pois confiava que a mesma iria dar fruto (Mc 4.26-29). Mas, e quanto a nós? Muitas vezes lançamos a semente na terra, mas desconfiamos que a semente vai dar o seu fruto. Mas adianta ficar acordado, ficar preocupado, vigiando se a semente dará ou não o seu fruto? A preocupação e a ansiedade vão resolver alguma coisa? Não. Só nos trarão problemas, pois afetam a nossa saúde física, espiritual e mental. Se fazemos a nossa parte, ou seja, se lançamos a semente, confiemos que Deus fará a parte que Lhe cabe. Devemos entender que aos Seus amados, O SENHOR dá enquanto dorme (Sl 127.2). Não é essa uma defesa para a preguiça, mas aquela pessoa que faz a sua parte deve confiar que o mais Deus fará.

Uma outra coisa que colabora para que Jesus não fosse estressado era que Ele não tinha como meta acumular bens. Não vemos Jesus preocupado em construir casas, em ter uma carreira profissional. Sua principal meta era servir. Ele sabia que não era desse mundo. Paulo diz a mesma coisa sobre os cristãos, ao afirmar que a nossa pátria é no céu (Fp 3.20). Mas, se é assim, por que nos preocupamos tanto em acumular coisas? Não temos consciência de que a vida aqui é breve? Naturalmente que não estou advogando o pensamento de que não devemos construir casa, que não devemos nos preparar profissionalmente, mas será que não nos ocupamos em demasia com essas coisas e esquecemos as mais importantes? Jesus tinha como meta o servir e diz que essa é a nossa função. Entendemos isso?! Entendemos que aquilo que fazemos ou deixamos de fazer deve estar voltado em função do amor ao próximo, do serviço que podemos prestar? Se assim entendemos e praticamos, confiemos em Deus, pois Ele vai fazer a Sua parte e viveremos uma vida menos pesada.

Uma outra coisa que me chama a atenção na Vida de Jesus é que Ele tinha os Seus momentos a sós com O Pai e isso era fundamental para ganhar novo ânimo, novas forças, novas ideias para realizar a Sua meta. Na oração, Ele podia falar ao Pai também sobre Suas alegrias e tristezas. E ao se abrir junto ao Pai, tinha o Seu coração mais aliviado e podia viver com menos peso. A oração nos ajuda a viver de forma mais tranquila nesse mundo.
Nós podemos e devemos aprender com Jesus. Ele quer nos dar vida com qualidade, mas, para tal, façamos a nossa parte, imitando ao nosso SENHOR.
 


Autor(a): Pastor Telmo Noé Emerich/Panambi
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Testamento: Novo / Livro: Marcos / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 26 / Versículo Final: 29
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 15135
REDE DE RECURSOS
+
Porque nem eu nem tu jamais poderíamos saber algo a respeito de Cristo ou crer nele e conseguir que seja nosso Senhor, se o espírito não o oferecesse e presenteasse ao coração pela pregação do Evangelho.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br