Joachim Slüter

Obra e Biografia

02/10/2014

Joachim Slüter – HPD 86,4

Joachim Slüter foi um sacerdote evangélico e reformador, contemporâneo de Martin Luther e Nicolaus Decius.

Nasceu cerca de 1490 em Dömitz/Elba (sudoeste de Mecklenburgo, Alemanha); .

Faleceu 19 de Maio de 1532 em Rostock .

Era filho do balseiro Kutzer de Dömitz, a margem direita do rio Elba. O pai faleceu cedo, a mãe então casou com um certo Slüter. Está comprovado que Joachim serviu como sacerdote na cidade de Rostock a partir de 1517. E no ano de 1518 ele se matriculou na universidade de Rostock. A partir de 1521 trabalhou na Paróquia São Pedro em Rostock. No ano de 1523 o Duque Henrique o convocou para assumir o cargo de Capelão na Igreja São Pedro.

Ali Slüter começou a agir de acordo com a doutrina da Reforma Luterana. Passou a proferir sermões em baixo alemão, a linguagem que os membros da paróquia falavam. A parte oriental da antiga cidade de Rostock foi habitada por pessoas humildes e pobres. Elas gostaram tanto das prédicas de Slüter que o espaço na igreja muitas vezes se tornou demais apertado. Autoridades da Igreja Católica Romana hostilizavam o jovem pregador. Até havia ameaças de homicídio. Por isso Slüter viu se obrigado a abandonar a cidade temporariamente. Porém, o Conselho de Rostock apoiou seu pregador, e chamou-o de volta. No ano de 1528 ele casou com Catarina Jelen, a filha de um pequeno ferreiro de Rostock.

No ano de 1525 Slüter editou um Catequismo e um Hinário. Esse hinário é o mais antigo hinário conhecido em dialeto baixo alemão. Ali se encontra „Espírito Consolador...“ como 4ª estrofe do hino HPD 86: „Somente a Deus no céu louvor.“ Em 1526 Slüter publicou um livro de orações no dialeto baixo alemão; e em 1530 seguiu uma segunda edição ampliada. No ano de 1531 Slüter edita o „Doppelte Gesangbuch“ (hinário de duas partes) que contém (a) os hinos do „Klugsches Gesangbuch“ de Luther em versão de baixo alemão e (b) outros hinos que Slüter havia composto ou colecionado.

No ano de 1531 a cidade de Rostock oficialmente se tornou evangélica. No mesmo ano houve discussões violentas a respeito do uso da língua materna nos cultos. Para encerrar, o Conselho pediu um parecer de outros Reformadores . Neste parecer recomenda-se ou de convencer o elemento divergente, ou expulsá-lo da cidade. Provavelmente Slüter não foi expulso, pois permaneceu no seu cargo até o falecimento em 1532. Ele foi sepultado no cemitério da Paróquia São Pedro, em Rostock.

Fonte: http://de.wikipedia.org/wiki/Joachim_Sl%C3%BCter
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Hino: 86. Somente a Deus no céu
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 30964
REDE DE RECURSOS
+
É dever de pai e mãe ensinar os filhos, as filhas e guiá-los, guiá-las a Deus, não segundo a sua própria imaginação ou devoção, mas conforme o mandamento de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br