João 1.6-8,19-28 - 3º Domingo de Advento - 13/12/2020

Caderno de Cultos 2020 - Sínodo Mato Grosso

30/09/2020

13/12/2020 - 3º Domingo de Advento
Pregação: João 1.6-8,19-28; Leituras: Isaías 61.1-4,8-11 * Salmo 126 1 Tessalonicenses 5.16-24
P. Valdir Hobus – Paróquia de Sinop - MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
João Batista é aquele a respeito de quem as Escrituras Sagradas dizem: Aqui está o meu mensageiro, disse Deus. Eu o enviarei adiante de você para preparar o seu caminho. Mateus 11.10
Com estas Palavras saúdo a todos/as desejando que o bom Deus te abençoe ricamente neste culto.
Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Nº 164- LC – Seu nome é maravilhoso

Ou: Nº ____________________________________________________
SAUDAÇÃO
Em nome do Deus que vem a nós; em nome do Filho Emanuel, Deus conosco, e em nome do Espírito Santo, que nos encoraja a confiar em Deus é que com alegria nos reunimos aqui. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 462 - LC – Vem, Espírito Divino

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Bondoso Deus, Graças te rendemos por nossa vida, por tua presença e teu amor. Obrigado que mais uma vez podemos nos reunir aqui para ouvir tua Palavra.
Pedimos-te perdão pelos nossos pecados. Sejam eles em palavras, gestos, pensamentos ou omissões. Que tua Graça nos preencha de vida plena e verdadeira paz.
Oramos assim, em nome de teu Filho, Jesus Cristo. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
O profeta Miquéias disse: “Deus vem ao nosso encontro, não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia” (Mq. 7.18). E é a misericórdia de Deus, que perdoa os nossos pecados, que eu vos anuncio em nome do Pai, do Filho (+) e do Espírito Santo. Amém.
KYRIE
Kyrie

GLÓRIA IN EXCELSIS
Glória in excelsis

ORAÇÃO DO DIA
Senhor, nosso amado Pai, assim como a noite termina com o raiar do sol, faze com que tua luz brilhe sobre nós neste momento no qual ouvimos tua Palavra. Dá-nos sabedoria e discernimento. Que ao deixarmos este lugar, levemos para nossos lares o teu ensino, que nos motiva e transforma dia após dia. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Isaías 61.1-4,8-11

2ª Leitura Bíblica: Salmo 126

3ª Leitura Bíblica: 1 Tessalonicenses 5.16-24

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº87 - LC – A lei do Senhor é perfeita

PREGAÇÃO
Joao 1.6-8, 19-28 – Advento
A nossa vida é marcada por períodos, momentos ou situações que nos levam a reflexão. Algumas fases da vida são mais marcantes do que outras. Vivemos épocas em que tudo parece comum, normal e rotineiro, e vivemos tempos em que tudo é diferente, marcante e encantador.
Mais uma vez chegamos no tempo de Advento. Para muitos de nós, é um tempo especial, no qual voltamos a nos preparar para a chegada do natal. Comprar presentes, fazer bolachas, pensar nos enfeites, limpar a casa...
Por falar em limpar a casa, podemos aprender muito sobre Advento com isso. A maioria de nós tem um quartinho da casa que não usa. Ninguém dorme lá. Com o tempo, vamos acumulando coisas nesse quarto. Roupas, objetos fora de uso, caixas, e tantas outras coisas.
Imagine que você recebe um telefonema de um amigo especial. Ele quer te visitar. Precisa de um lugar para ficar uns dias.
Vai ser um tempo muito especial, pra matar a saudade. Quanta coisa pra conversar, quantas lembranças...
Mas tem um problema. O quarto de visitas está entulhado de coisas.
Imediatamente você começa a limpar tudo, remover as coisas que não servem mais, faz uma verdadeira faxina. Aquele quarto da bagunça tem que se tornar um quarto de hóspedes confortável e cheiroso.
É disso que nosso texto trata. João é perguntado quem ele é. Sua resposta é: eu sou aquele que prepara o caminho para a chegada do SENHOR! Nosso melhor amigo está vindo nos fazer uma visita, e João nos chama para prepararmos tudo para sua chegada.
Olhem para vocês. Imaginem a vida de vocês como a casa onde Jesus quer entrar. Qual é o quarto desta nossa casa que Jesus faz questão de se hospedar?
No coração...
Onde vocês acham que é o quarto de bagunça da nossa vida?
Também no coração.
É no coração que guardamos tudo, tanto as coisas boas quanto as ruins. São alegrias, mas também são mágoas; são sorrisos, mas também choros; sãos ganhos, mas também perdas; é como no quarto de bagunça da casa: existem coisas boas, mas muitas coisas ruins que não precisam mais ficar ali.
E é neste lugar que Jesus quer ficar. Ele não faz questão do melhor quarto, com ar condicionado, com vista pra rua ou com colchão magnético. Pra quem nasceu dentro de um cocho, tinha uma muda de roupa e uma sandália, qualquer lugar serve...
Mas durante um ano inteiro são muitas as coisas que colocamos dentro do coração, do quarto de bagunça, e de repente não tem como hospedar ninguém. Prefiro não mexer nesta bagunça toda, não quero jogar nada fora. Está aqui dentro para o resto da vida aquilo que meu vizinho fez comigo.
Vocês já imaginaram a frustração de um amigo de vocês se vocês disserem para eles: olha! Deixa para vir numa outra hora, porque agora não temos espaço para receber você. Tem coisas no quarto de bagunça que não queremos jogar fora e por isso não podemos receber vocês. Já pensaram?

Agora imaginem a frustração de Jesus neste tempo de advento, quando ele espera ser hospedado no coração das pessoas e de repente o coração está tão cheio de coisas, que não tem espaço para ele se hospedar.
Dessa forma vamos estar agindo da mesma forma que aconteceu no passado: Olha Jesus! Nós não temos espaço aqui em casa, mas lá nos fundos tem um curral, tem um cocho, um montinho de palhas e se você quiser ficar por lá, pode ficar...
Conseguiram entender de forma simples o que significa advento? É simplesmente preparar o espaço para receber alguém e se alegrar e se dedicar a esta visita e, se necessário jogar muitas coisas fora para poder ajeitar espaço.
Conclusão:
O evangelho de hoje fala sobre Luz, e não tem melhor maneira de limparmos um cômodo do que iluminando ele. Quando a luz entra, mostra todas as sujeiras que ali estão.
Que nesse Advento, a Luz de Cristo ilumine cada cantinho de nossa vida, e nos permita fazer uma limpeza profunda e transformadora.
Amém.

HINO
Nº285 - LC – Que a luz de Cristo Brilhe

CONFISSÃO DE FÉ
Motivação para Confissão de fé.

Creio em Deus Pai, ...


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Senhor amado, Obrigado por este culto. Pela Palavra proclamada, e por este tempo de comunhão. Deus da esperança: nós te agradecemos porque mais uma vez é Advento, mais uma vez tu acendes dentro de nós a esperança deste tempo, de dias em que será o nosso rei e o teu reino será absoluto, em Justiça e em Paz. Pedimos-te pelas pessoas que perderam a razão de viver e a vontade de sonhar, para que tu lhes fortaleças a fé e a capacidade de enxergar sinais de vida também ali onde tudo parece estar perdido.
Lembramos de todos que sofrem, (colocar os nomes), e rogamos, ampara-os com tua mão bondosa.
Cuida de nossa Igreja, nossas lideranças, nossos Ministros. Que possam ter sempre alegria e ânimo no anuncio do Evangelho.
E dá-nos Senhor uma abençoada semana, guardados em tuas boas mãos. Tudo mais, colocamos na oração que Jesus nos ensinou...
PAI NOSSO
Pai nosso ...


LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que Deus vos abençoe e vos guarde. Que Deus faça resplandecer o seu rosto sobre vós e tenha misericórdia de vós. Que Deus levante o seu rosto e vos dê da sua paz. Amém.

ENVIO
Vão em paz. Sejam corajosos e testemunhem o amor de Deus a todas as criaturas. Vão em paz. Arrependam-se e convertam-se à mensagem transformadora do Evangelho. Vão em paz e sirvam ao Senhor com jubilo e alegria. Amém.

CANTO FINAL
Nº 358 - LC – Advento é tempo de preparação


Autor(a): Pastor Valdir Hobus
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Advento
Perfil do Domingo: 3º Domingo de Advento
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 6 / Versículo Final: 28
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2020
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 59209
REDE DE RECURSOS
+
À casa de Deus não pertence nada mais que a presença de Deus com a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br