João 1.6-8 - Advento II

Caderno de Celebrações 2014/2015 - Pa. Débora Daiane Beyer dos Santos

08/12/2014

CULTO PARA DEZEMBRO 2014 – Advento (II)
Departamento de Música e Liturgia do Sínodo da Amazônia
Leitura Bíblica: Is 61.1-11; 1Ts 5.16-24; Pregação: João 1.6-8
Pa. Débora Daiane Beyer dos Santos – Cacoal – RO

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia! Sejam todos vindos a este encontro com Deus e encontro com irmãos/ãs na fé. Saúdo-vos com palavras Bíblicas que dizem: “João Batista é aquele a respeito de quem as Escrituras Sagradas dizem: aqui está o meu mensageiro, disse Deus. Eu o enviarei adiante de você para preparar o seu caminho”. Mateus 11. 10. João Batista preparou o caminho para o Senhor, anunciando a Palavra de Deus, assim também somos convidados a fazer: anunciar a palavra de Deus nos preparando para a vinda de Cristo. Amém!

Pergunto se temos entre nós visitantes? Convido aqueles/as que nos visitam a se colocarem de pé.
Sejam bem vindos, que vocês possam se sentir bem entre nós e que possam retornar outras vezes.
Convido alguém da comunidade/presbitério a dar um abraço de boas vindas aos visitantes.

CANTO DE ENTRADA
01 - Entre nós está – Como hei de receber-te

SAUDAÇÃO
Nos reunimos neste culto de hoje em nome e na presença de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
47 – Entre nós Está – Espírito, Verdade

CONFISSÃO DE PECADOS
Em 1 João 1. 8 - 9 lemos: “Se dissermos que não temos pecado nenhum a nós mesmos nos enganamos e a verdade não está em nós. Porém, se confessarmos os nossos pecados, Ele (Deus) é fiel e justo para perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. Por isso, humildemente confessemos os nossos pecados diante de Deus (de pé):
Oremos: Senhor, confessamos que somos falhos e pecadores. Muitas vezes não temos dado o testemunho de fé que deveríamos, muitas vezes negligenciamos o ensino cristão, tantas vezes fechamos os ouvidos para os gritos dos que sofrem e clamam por ajuda. Tem piedade de nós, ilumina-nos para vivermos orientados pela tua palavra. Por Cristo Jesus, nosso único senhor e Salvador. Amém!

ANÚNCIO DO PERDÃO
“Se tu, Senhor, observares as iniquidades, quem subsistirá? Mas contigo está o perdão, para que sejas temido”. Salmo 130. 3 - 4.
Sempre que confessamos os nossos pecados e nos arrependemos verdadeiramente podemos ter a certeza do perdão de Deus. Amém!

KYRIE
Sabemos de muitas situações de dor e sofrimento que existem no mundo. Há tantos conflitos no mundo, na sociedade, nas igrejas, nas famílias. Na certeza que Deus nos ouve, clamemos pelas dores do mundo cantando: Tem Senhor piedade...

GLÓRIA IN EXCELSIS
Exaltemos o nome de Deus que nos ama, perdoa nossos pecados, ouve e responde nossas orações. Façamos isto cantando: Glória a Deus nas alturas...

ORAÇÃO DO DIA
Senhor Deus, obrigado por mais esta oportunidade de nos reencontrarmos com irmãos/as na mesma fé para refletirmos na tua palavra e louvarmos a ti. Tu que falaste aos nossos antepassados de muitas e variadas formas, fala também a nós através do teu Santo Espírito neste culto. Por Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo de eternidade a eternidade. Amém!

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Isaías 61. 1 - 11

2ª Leitura Bíblica: 1 Tessalonicenses 5. 16 - 24

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
02 – Entre nós está – O esperado

PREGAÇÃO
“A palavra de Deus é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos”. Salmo 119. 105. Aclamemos, pois, a palavra de Deus escolhida para o dia de hoje, cantando: Aleluia. (de pé)

3º Leitura Bíblica: João 1. 6 – 8

Querida comunidade!

Que a graça e o amor de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo esteja com todos nós na reflexão da Sua Palavra. Amém!
Se fossemos perguntar para quem encontrássemos pela frente: Qual o acontecimento mais importante da história da humanidade? Com certeza receberíamos as mais diferentes respostas. O que você responderia?
Sim, muitos acontecimentos importantes tem marcado a nossa história, mas há um acontecimento que se sobressai aos demais: o nascimento do único Senhor e Salvador, aquele que é o único caminho ao Pai, a única verdade a ser vivida e a vida verdadeira: Cristo Jesus!
Neste dia aconteceu o grande milagre, Deus se tornou ser humano da forma mais simples e bela: em uma criança, no menino nascido na estrebaria. Em Jesus, Deus se colocou junto a humanidade, tornando-se o Deus Emanuel, Deus conosco.
Deus olhou para os seres humanos, perdidos, condenados e por compaixão, lembrando-se da promessa que havia feito a Adão, depois repetida a Abraão e a toda a sua descendência, enviou o seu Filho ao mundo para salvá-los de todos os pecados. Mas antes de Jesus Deus enviou João Batista para preparar o caminho, para que as pessoas estivessem preparadas para receber a Jesus. João batista pregava o arrependimento e chamava as pessoas para o caminho de Deus. Dizia que as pessoas deveriam estar preparadas para a vinda de Cristo.
Estamos próximos ao Natal. Tempo de Advento é tempo de se preparar para o Natal. Uns estão limpando o jardim, outros fazendo aquela faxina na casa, outros organizando as coisas na empresa, alguns estão comprando presentes, roupas novas, alimentos para Ceia do Natal. Alguns estão enfeitando a árvore de Natal, enfeitando a casa/o pátio com as luzes coloridas, alguns estão enviando cartões, enfim... A cidade está diferente. As vitrines das lojas estão enfeitadas. O movimento no comércio está aumentando. Homens, mulheres e crianças estão saindo com pacotes debaixo dos braços. São muitas compras. Muitos afazeres. É o povo se preparando para uma grande festa. É a festa de Natal.
E a nossa vida como está? Estamos preparados para receber a Cristo no Natal?
Estamos no Advento, é o tempo oportuno para refletirmos sobre isso.
O preparo exterior pode ser importante, mas muito mais importante é o preparo da nossa vida, esse deve receber prioridade. Era para esse prepara que alertava João Batista.
Como fazemos isto? Preparar a nossa vida?
Através da oração, da confissão de pecados, abandonando tudo aquilo que não está de acordo com a Palavra de Deus (raiva, ódio, ambição, mentira, ingratidão, cobiça...), através do louvor, através da leitura Bíblica, do pedir perdão e perdoar, através de gestos de amor, ainda que pequenos. São essas coisas que fazem o Natal verdadeiro. São estas atitudes que preparam a nossa vida para receber a Cristo Jesus.
Precisamos lembrar que para a nossa preparação é importante aquietarmos. O Advento para a maioria das pessoas tem sido tempo de correrias, agitação, chegamos na véspera de Natal cansados, estressados, fadigados. Mas deveria ser diferente, deveria ser tempos de calmaria, de reflexão. Deveríamos ler e refletir em família, com as crianças, em grupos, os textos do nascimento de Jesus. O estudo da Palavra de Deus também nesta época do ano precisa ser resgatado.
Que o senhor Deus nos ajude a nos aquietarmos, a refletirmos na Sua Palavra e a prepararmos realmente a nossa vida para a Sua chegada. Amém!
HINO
09 – Entre nós Está – Vinde a Cristo

CONFISSÃO DE FÉ (de pé)
Em resposta a Palavra de Deus confessemos a nossa fé através das Palavras do Credo Apostólico.

Creio em Deus Pai...

CANTO PÓS-CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
12 - Entre nós Está – Cantai, cristãos

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Bondoso e amado Deus, nós te agradecemos porque em Cristo te fizeste ser humano e vieste habitar entre nós. Obrigado porque em Cristo nos deste a possibilidade de vida eterna e salvação. Dá que dediquemos tempo à preparação da nossa vida, principalmente neste tempo de advento. Que seja tempo de rever conceitos, atitudes, tempo de abandonar pecados e nos voltarmos para ti. Deixamos diante de ti todos os nossos pedidos e agradecimentos quando oramos em conjunto a oração que o próprio Cristo nos ensinou: Pai nosso que estas nos céus ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que Deus nos abençoe com o dom de Sua justiça,
para abrir novos caminhos para proclamar a boa notícia de sua chegada.
Que Deus nos abençoe com o dom da sua paz,
para nutrir a esperança de um mundo novo, cujo nome é: “Solidariedade”.
Que Deus nos abençoe com o dom do seu amor,
para defender a vida que temos e que está por vir,
como uma pequena luz na escuridão. (Amós López Rubio)

Que assim nos abençoe o Deus todo poderoso: Pai, Filho, Espírito Santo. Amém!

ENVIO
Vamos todos na paz do Senhor, servindo a Ele com alegria e gratidão! Amém!

CANTO FINAL
10 – Entre nós Está – Surgem anjos proclamando.


Autor(a): Pa. Débora Daiane Beyer dos Santos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Advento

Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 6 / Versículo Final: 8
Título da publicação: Caderno de Celebrações - Sínodo da Amazônia / Ano: 2014
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 26481
REDE DE RECURSOS
+
A vida cristã não consiste em sermos piedosos, mas em nos tornarmos piedosos. Não em sermos saudáveis, mas em sermos curados. Não importa o ser, mas o tornar-se. A vida cristã não é descanso, mas um constante exercitar-se.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br