João 17.1-11 - A Comunhão que nos fortalece

Prédica

04/05/2008


Leitura Bíblica Básica: João 17.1-11
Outras Leituras: 1 Pedro 5.6-11
Autor: P. Elton Pothin
e-mail:
Origem: CEJ - Paróquia Martin Luther
Cidade: Joinville - SC
Data da pregação: 04/05/2008
Data Litúrgica: 7º Domingo da Páscoa / Exaudi

Prédica:
Prezada Comunidade cristã aqui reunida.

Este texto de João 17 está como texto de mensagem neste domingo justamente porque na quinta-feira passada, dia 01 de maio, lembramos o dia da ascensão de Jesus. O texto faz referência ao retorno de Jesus para o Pai e quer preparar os discípulos para que possam estar firmes e continuar o trabalho iniciado por Jesus SEM A PRESENÇA FÍSICA DE JESUS.

Também a leitura de 1 Pedro 5.6-11 nos quer orientar para que estejamos preparados para viver como cristãos neste mundo, sem a presença física de Jesus, resistindo ao diabo/mal e permanecendo firmes na fé.

Para que os discípulos não tenham dúvida de que Jesus é Deus, é o filho de Deus, Jesus fala da sua união com o Pai nos v. 1-5. Jesus é Deus, pois tem o poder de dar a vida eterna: a fim de que ele (Jesus) conceda vida eterna a todos os que lhe deste. (v. 02). Ele é Deus, pois já existia junto ao Pai antes que houvesse o mundo (v. 5).

Jesus manifestou o nome de Deus aos seres humanos (v. 06). E, a todos que o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, os que crêem em seu nome. (João 1.12).

E, nos v. 9-11, Jesus pede por seus discípulos, pede por aqueles que acreditaram no seu nome: é por eles que eu rogo; por aqueles que me deste... eles continuam no mundo... guarda-os em teu nome. (v. 9,11). E, no v 15, Jesus diz: Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. (do maligno). Guardar do mal não significa pedir que nada de ruim aconteça, mas no sentido de 1 Pedro, que acabamos de ler: no sentido de resistir ao diabo/maligno, ficando firmes na fé.

Jesus pede que seus seguidores sejam guardados do poder do mal/diabo/satanás par que não façam o mal, para que não se desviem do caminho da fé e do amor por ele ensinados. Jesus se preocupa com seus discípulos. Sabe que eles são seres humanos e que podem cair. Ele quer que sejam um, ou seja, que se mantenham juntos, unidos na mesma fé no mesmo Deus Criador e Salvador.

Pois é somente unidos uns com os outros que os cristãos poderão ficar firmes na fé. Vocês conhecem o exemplo dos pedaços de madeira, onde um só pode ser quebrado com facilidade, mas não um feixe todo unido.

Assim também é conosco. Se não mantemos comunhão com irmãos e irmãs na fé, facilmente somos levados para o caminho errado, para o caminho do mal, da descrença.

Se, no entanto, estamos junto com irmãos e irmãs na fé, isto já não será tão fácil de acontecer. Claro que sempre existe o risco, mas, se estamos juntos na Comunidade, um dá apoio ao outro, e todos nós juntos estaremos dizendo: NÓS CREMOS, NÓS QUEREMOS VIVER EM FÉ E AMOR. Não sou só EU SOZINHO - é todo este corpo, é toda essa gente, são meus irmãos e irmãs na fé, é minha família que está junto comigo no caminho de Deus - caminho da fé e do amor.

Nós somos um, nós todos estamos juntos celebrando nossa fé, celebrando a Santa Ceia, que nos fortalece nesta fé, nós iremos receber o abraço carinhoso e caloroso de nossos irmãos no gesto da paz e é isto que nos traz força e ânimo para resistir ao mal, à tentação de nos desviarmos do caminho de Deus.

Um sozinho não consegue resistir:
- Vemos no exemplo do lamento pelas dores do mundo, onde um pai comete tantas atrocidades com sua própria filha. Vocês seriam capazes disso? Tenho certeza que não. Por quê? Porque vocês estão aqui, junto com irmãos e irmãs na fé, cultivando os valores do Reino de Deus, deixados por Jesus.
- Vemos a cada pouco novos casos de corrupção sendo descobertos em nosso país. Vocês seriam capazes de ser corruptos? Tenho certeza que não. Por quê? Porque vocês estão aqui, junto com irmãos e irmãs na fé, cultivando os valores do Reino de Deus, deixados por Jesus.

Juntos, como uma FAMÍLIA DE FÉ , como Comunidade, como Igreja, nós resistimos ao mal, à tentação. JUNTOS, nós CULTIVAMOS OS VALORES DO REINO DE DEUS: paz, amor, amizade, misericórdia, integridade moral, ética, honestidade, abraço amigo, perdão, esperança...

Que assim possamos viver, em união, sendo sóbrios e vigilantes, resistindo ao mal, permanecendo firmes na fé .

Amém.


 


Autor(a): Elton Pothin
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - Martin Luther
Natureza do Domingo: Páscoa
Perfil do Domingo: 7º Domingo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 17 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 11
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 8872
REDE DE RECURSOS
+
É a fé que nos comunica a graça justificadora. Nada nos une a Deus, senão a fé: e nada dele nos pode separar, senão a falta de fé.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br