João 20.19-23 - Domingo de Pentecostes - 08.06.2014

Caderno de Cultos 2014

08/06/2014

08/06/2014- Domingo de Pentecostes
Pregação: João 20.19-23; Leituras: Números 11.24-30 e 1Co 12.3b-13
Cand. ao Min. Past.Valmiré Martin Littig – Água Boa - MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
               Um bom dia! Pela força deste Espírito, o Espírito Santo, nos reunimos e celebramos este culto de pentecostes, o aniversário da Igreja Cristã. Sejam todos bem-vindos e todas bem-vindas a esta casa de Deus. Saudamos a todos vocês com palavras do Evangelho de João 20.21: Novamente Jesus disse: Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio também. Que todos e todas possam se sentir acolhidos e acolhidas.

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
N° 318 – HPD II - Vem, Espírito de Deus

Ou: Nº _____________________________
SAUDAÇÃO
                É com muita alegria que nos reunimos em nome de Deus, que nos ama; em nome de Jesus Cristo, que veio para nos salvar; e em nome do Espírito Santo, que sopra onde e quando quer, nos chamando para vivermos, assim, em comunhão. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 321 – HPD II – Vento que anima

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
             Por estarmos reunidos na presença do Senhor, reconhecemos e confessamos humildemente nossas fraquezas, limitações, imperfeições – nossos pecados. Oremos:

Querido Deus em humildade chegamos a ti,
Vamos te falar, por favor, queiras-nos ouvir.
Quantas vezes deixamos de orar, quantas vezes deixamos de lutar.
Quantas vezes não quisemos perdoar, quantas vezes deixamos de amar.
Quantas vezes negamos o perdão, quantas vezes brigamos com os irmãos.
Quantas vezes repetimos “eu não”, quantas vezes passamos por ladrão. Por isso te suplicamos cantando:
C: Perdão, Senhor, perdão!

Quantas vezes falamos de ti, quantas vezes matamos com nossas palavras de ódio e fugimos.
Quantas vezes falamos e mentimos, quantas vezes deixamos de te ouvir.
Nesta hora pedimos Teu perdão, nesta hora queremos Te ouvir.
Nesta hora ensine-nos a amar, nesta hora recorremos a Ti, suplicando o teu perdão, cantando:
C: Perdão, Senhor, perdão!

Querido pai, em humildade colocamos diante de Ti, nossas falhas. Perdão Senhor, perdoe-nos, pois somos pecadores. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
O amor gracioso de nosso Deus, sempre acolhe a nossa confissão sincera e por sua graça e misericórdia podemos recomeçar nossa vida, perdoados e perdoadas, pois assim nos diz a sua palavra de Deus, em 1 João 1.9 - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Amparados nesta palavra podemos crer que nossos pecados foram perdoados em nome do Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

KYRIE
Nem sempre deixamos o Espírito Santo atuar e comandar nossas vidas. Exemplo disto, é como tratamos e convivemos com a natureza, com os animais e com toda a criação que chora e geme gritando desesperada por socorro. Ouve Senhor, quando juntos com toda a criação, expressamos verbalmente Kyrie eleison, cantando: Envia teu espírito, Senhor, e renova a face da terra. (367 – HPD II)

GLÓRIA IN EXCELSIS
Deus é fiel. Ele nos enviou seu Filho, Jesus Cristo, para lavar nossos pecados. Enviou o Espírito Santo para nos consolar, animar e capacitar. Ele escuta o clamor do seu povo e vem através da Sua palavra e da Ceia. Por esta boa notícia nós o louvamos, cantando glória a Deus.

Nº 345 – HPD II – Glória

ORAÇÃO DO DIA
Deus, Todo Poderoso, Tu que enviaste teu filho, Jesus Cristo, e o Espírito Santo para transformar e encher de esperança este mundo, em todos os tempos e em todos os lugares, nós te pedimos: capacita-nos com este espírito para proclamarmos a reconciliação entre todas as pessoas e ilumina nosso coração e nossa mente para reconhecermos tua palavra orientadora também aqui entre nós. Por teu filho, Jesus Cristo, que contigo e com o Espírito Santo vive e reina eternamente. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
A palavra de Deus é orientação no caminho da vida. Por isto a ouçamos com devoção.

1ª Leitura Bíblica: Números 11.24-30

2ª Leitura Bíblica: 1Co 12.3b-13

ACLAMAÇÃO DO EVANGELHO
Convido os que puderem, que se coloquem de pé, para aclamarmos o Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo cantando:
Canto: Aleluia
“Jesus Cristo diz: Quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra” (At 1.8) Aleluia!
Canto: Aleluia

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 437 – HPD II – Quando o Espírito de Deus soprou

PREGAÇÃO
João 20.19-23
Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus, o Pai, e a comunhão do Santo Espírito sejam conosco. Amém.

Estimada comunidade, prezado amigo e prezada amiga no Senhor Jesus Cristo!

Pentecostes é uma data marcante e importante na vida dos cristãos e cristãs, a partir dela comemoramos mais um aniversário da nossa igreja aqui em....................................... A imagem do Espírito de Deus como força, como sopro que dá vida ao povo de Deus, está explicado nas leituras bíblicas. O Espírito de Deus cria novas pessoas; o sopro do Espírito de Deus dá vida nova às pessoas e as capacita com diferentes dons. E os discípulos, ficam cheios de vida e coragem depois de receberem o Espírito Santo de Deus, se tornando profetas e profetizas.

O Evangelho também nos fala de uma história interessante, onde Jesus concede aos discípulos a paz e o Espírito Santo. Para entendermos melhor o contexto desta história, precisamos lembrar o que havia acontecido antes disso. Jesus foi pregado na cruz, humilhado, morto e sepultado. Mas venceu o poder da morte ressuscitando, porém os discípulos eram falhos na fé, e não eram convictos em acreditar nas promessas de Jesus. Sendo assim, se fecharam em si mesmos, por medo de não terem mais a companhia do seu mestre e pela perseguição que sofriam dos líderes judeus.

Na reflexão deste texto, podemos compreender que a paz e o Espírito Santo formam um elo indissolúvel. Podemos nos perguntar por que Jesus anuncia a paz aos discípulos, ao invés de dizer: cheguei gente, estou aqui. Jesus sabe o que se passa no coração de seus discípulos, não somente as portas e janelas da casa estavam trancadas, mas também as portas e janelas de seus corações e mentes. A paz de espírito era necessária para que pudessem realmente compreender e enxergar a verdadeira salvação que estava novamente se encontrando com eles.

Hoje, somos nós os discípulos de Jesus Cristo, somos nós que recebemos diariamente e levamos adiante a ação do Espírito Santo. Acontece que muitos de nós, é isso mesmo, eu, você, vivemos trancafiados em nossas casas, televisões, facebook, ou seja, em nosso mundinho, e isso se deve ao fato, de que em muitas situações, somos medrosos, acomodados e fechados demais em nossa vida individual e comunitária. Ora, se somos discípulos de Jesus, que discípulos e discípulas somos nós? Só por que o mundo mostra desinteresse à mensagem de amor Jesus Cristo, podemos nos fechar ou nos isolar de nossa realidade?

Recebemos o Espírito Santo de Deus através de Jesus, não para ficarmos enjaulados em nossa casa ou comunidade, mas para transmitir sua mensagem no dia a dia, através do evangelho. A comunidade não é um clube fechado, mas sim uma casa de recuperação de forças, nela, escutamos a mensagem de Jesus, a boa nova da salvação e com agir do Espírito Santo em nós somos desafiados a levar as maravilhas de Deus a todas as pessoas. E nesse desafio, é necessária muita paz, muita persistência e muita coragem. E não é no isolamento, com portas fechadas que vamos conseguir isso, mas sim saindo de nossos guetos e clubinhos que vivemos, pois Jesus está nos dizendo: ¨Assim como o Pai me enviou, assim envio vocês. ¨Recebam o Espírito Santo. Se vocês perdoarem os pecados de alguém, esses pecados são perdoados; mas se não perdoarem, eles não são perdoados. ¨

Irmãos essa tarefa não é fácil. Mas por ser difícil, não nos dá o direito de desistir, mesmo sendo graça de Deus. Pois podemos e temos capacidade, o Espírito Santo age em nós e nos dá dons e capacidades variadas, as quais unidas se completam e agem em perfeita sincronia.
Irmãos e irmãs, o Espírito Santo é o sopro de vida de Deus para dentro de um corpo morto e preguiçoso no serviço da fé. Assim como um campo semeado só dá fruto quando o sol brilha sobre ele e o aquece e ilumina, assim nossa vida só dá fruto de fé sob a força do Espírito Santo. Também uma roda de moinho não produz força, se a água não cai em cima dela, também pode ser como a lenha que não queima se não botamos fogo nela: assim é a vida do cristão, precisa da sua força e da força do ESPIRITO SANTO para motivá-lo e impelir.

Portanto, nesta data tão especial de nosso calendário litúrgico, abramos as portas e janelas de nosso coração para que o Espírito Santo de Deus nos fortaleça em nossa caminhada de fé. Certamente cada um de nós pode se deixar guiar por esta força, cada um de nós pode fazer mais por sua comunidade, por sua família, por seus amigos e também por você. Neste tempo de pentecostes, sintamos Jesus dizendo: Que a paz esteja com vocês e recebam o Espírito Santo.

E vale lembrar! Comunidade de membros é Igreja viva, que nasce em Pentecostes, é partilha dos dons recebidos, é falar uma mesma língua, a língua do Espírito Dinâmico de Deus que habita dentro de cada um de nós. Que Deus nos envie com a sua paz e com o Espírito Santo. Amém.

CONFISSÃO DE FÉ
Coloquemo-nos de pé, e professemos a nossa fé no Deus triúno, que age como e quando quer, com as palavras do Credo Apostólico; Creio em Deus Pai.....

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS-CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 417 – HPD II – Igreja que Serve


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4
Querido e amado Deus! Achegamo-nos a Ti com alegria e esperança, pois, Tu mesmo crias, sustentas e impulsionas a Igreja. Tu nos redimiste de nossos pecados através de Jesus Cristo e nos acolhe como Teus filhos e filhas, através do batismo. Suplicamos nosso Deus, para que nunca nos esqueçamos de Tua misericórdia e bondade. Ouve nossa oração e atende a nossa súplica.
Canto: Ouve nossa oração e atende a nossa súplica....
Ou ________________________________________
Senhor, Te pedimos pela nossa Igreja, para que seus membros estejam sempre firmes na Tua fé. Que teus obreiros possam ensinar com clareza a Tua palavra e exercer tuas atividades de forma justa e honesta para com o Teu povo. Ouve nossa oração e atende a nossa súplica.
Canto: Ouve nossa oração e atende a nossa súplica....
Ou - ________________________________________
Senhor, intercedemos pelo mundo e por suas autoridades. Esteja com elas nos momentos de dificuldades, angústias e temores. Coloca Tua mão protetora sobre cada uma, para que, quando tomarem suas decisões, não seja em beneficio próprio, mas, para o bem de todos. Pedimos pelo fim das guerras em todo mundo. Intercedemos para que seja feita a Tua vontade por primeiro, ó Senhor, e não a nossa.Ouve nossa oração e atende a nossa súplica.
Canto:Ouve nossa oração e atende a nossa súplica....
Ou - __________________________________
Senhor, Te pedimos pelas pessoas enfermas, com dificuldades e privações, para que, pela nossa presença diaconal, a Tua mão bondosa ampare cada uma e restaure suas forças e suas esperanças, dando ânimo para continuar a vida, mesmo diante das dificuldades e privações. Pedimos-te, também, pela diversidade e pelo multiculturalismo que se estende aos quatro cantos do mundo, para que possam se manter unidos, respeitando as particularidades de cada um. Tudo mais que está em nossas mentes e corações queremos te entregar através da oração de Jesus Cristo que nos ensinou a dizer. Pai nosso.......

PAI NOSSO

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta do último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Saiamos deste culto de pentecostes, guardados, amparados, protegidos e cuidados pela Bênção de Deus: Que a bênção do Deus de Sara, Abraão e Agar, que a bênção do Filho nascido de Maria, que a bênção do Santo Espírito de amor, que cuida com carinho, qual mamãe cuida da gente, esteja sobre todos nós. Em nome do Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

ENVIO
Que o Espírito Santo vos acompanhe. Vão em paz e sirvam ao Senhor com alegria.

CANTO FINAL
Nº 411- HPD II – Jesus ao lado
Ou; _________________________________


Autor(a): Valmiré Martin Littig
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: Domingo de Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 20 / Versículo Inicial: 19 / Versículo Final: 23
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2014
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 26214
REDE DE RECURSOS
+
Vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se revestiram com as qualidades do próprio Cristo.
Gálatas 3.27
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br