João 21.15-19

Prédica

João 21.15-19 - MISERICORDIAS DOMINI

Depois de terem comido, Jesus falou a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Respondeu-lhe ele: Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros. (E) tornou a perguntar-lhe, pela segunda vez: Simão, filho de João, amas-me? - Respondeu-lhe ele: Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo. Ele lhe disse: Pastoreia as minhas ovelhas. Jesus lhe perguntou, pela terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? E Pedro entristeceu-se porque lhe perguntava pela terceira vez: Amas-me? E ele lhe respondeu: Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade, te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando no entanto, fores velho, estenderás as tuas mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres. Disse isto, para indicar com que tipo de morte Pedro haveria de glorificar a Deus. E, dito isto, falou-Lhe: Segue-me!

Prezada comunidade! 

Caminhando junto ao mar da Galileia, viu (Jesus) dois irmãos, Simão chamado Pedro, e André, que lançavam rede ao mar, porque eram pescadores. E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então eles deixaram imediatamente as redes, e o seguiram. (Mt. 5) 

E Jesus perguntou aos seus discípulos: Mas vós, .... quem dizeis que eu sou? Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue quem to revelou, mas meu Pai que esta nos céus. Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecera° contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; e o que ligares na terra, terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra, terá sido desligado nos céus. (Mt.16)

E, quando Jesus disse que lhe era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas ..., ser morto e res suscitado no terceiro dia, ... Pedro, chamando-o á parte, — começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecera. Mas Jesus voltando-se disse a Pedro: Arreda! Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e , sim, das dos homens. (Mt.16) 

Antes de ser preso, Jesus disse aos discípulos: Esta noite todos vós vos escandalizareis comigo, Disse-lhe Pedro: Ainda que venhas a ser um tropeço para todos, nunca o serás para mim. (Ou, como diz Marcos: Ainda que todos se escandalizem, eu jamais!) Replicou-lhe Jesus: Em verdade te digo que nesta mesma noite, antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei! 

Então, começou (Pedro) a praguejar e a jurar: Não conheço esse homem! (tinha sido a terceira negação) E imediatamente cantou o galo. Então Pedro se lembrou da palavra — que Jesus lhe dissera: Antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. E, saindo dali, chorou amargamente. (Mt 26) 

Pela terceira vez, Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as cousas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas. 

II

Está aí a movimentada e abalada vida de Pedro, como discípulo de Jesus. Uma vida com impressionantes altos e baixos. São seis etapas colocadas numa sequência altamente elucidativa, que nos diz muito a respeito da relação entre o homem e Jesus.

1ª. etapa: a vocação. Jesus chama. E Pedro e seu irmão largam as redes na hora, e o seguem. 

2ª. etapa: o ponto alto, o ponto culminante. Pedro, numa posição de destaque entre os discípulos. E em nome deles ele diz, no momento certo, a palavra certa. A afirmação ousada, que antes dele ninguém ousara formular: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E, como resposta, ele ouve aquela palavra grandiosa, inesquecível de Jesus: Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja. ( ... o que ligares na terra, terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra, terá sido desligado nos céus). A coroação de um período, de um caminho cheio de abnegada dedicação a Jesus. 

3ª. etapa: o começo da queda. Aquele mesmo homem, que pouco antes ouvira: Sobre ti edificarei a minha igreja, aquele mesmo homem procura impedir que Jesus realize sua obra de salvação: Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá! E a resposta de Jesus: Arreda! Satanás! No mesmo capítulo de Mateus, essas duas palavras: Sobre ti edificarei a minha igreja, e Arreda! Satanás! 

4ª. etapa: Pedro não desiste, não se dá conta de sua situação. É a personificação da auto-suficiência. É o exemplo típico do homem ciente de seu valor, de sua integridade: Ainda que todos se escandalizem, eu jamais! Depois de tudo Pedro ainda consegue até ser orgulhoso! Os outros, talvez. Eu, jamais! Ainda que seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei! 

5ª. etapa: o fim da queda, o fundo mais fundo do abismo: Não conheço este homem! Antes: Ainda que seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei! Agora: Não conheço este homem! Então cantou o galo. Pedro se lembrou. E Pedro chorou amargamente. É Pedro, sentindo, vivendo seu abismo. Pedro, o baluarte da igreja; Pedro, o ser humano falível, indigno de confiança. Pedro, um amontoado de debilidade e desespero, como cada um de n6s. Pedro, o baluarte da igreja, é o Pedro sem qualidade, o Pedro sem nada, como todos n6s, porque como todos nas, diante de Deus ele não tem o que apresentar. 

6ª. etapa: o cúmulo dos cúmulos: Deus não o deixa na mão. Aquele tratante, aquele sujeito-garganta, aquele homem aniquilado pela sua própria atitude, volta à tona, conduzido precisamente por aquele que traiu. O alvo de sua traição, o traído, retorna e tem, se assim o quisermos, a pouca vergonha, o descaramento, sim, o Jesus ressuscitado tem o descaramento de perguntar, depois de tudo isso: Simão, filho de João, tu me amas? É um descaramento cheio de amor. Aquele que foi apunhalado pelas costas, olha para o que o apunhalou, e diz: Tu me amas? 

Prezada comunidade, só mesmo Jesus para fazer isso: Com essa pergunta - Tu me amas - ele busca aquele Pedro aniquilado do fundo do abismo, como que para dizer-lhe: Te dou mais uma chance. Vamos tentar de novo. Mas agora, bem diferente. Agora, experimente sem confiar nas suas forças, sem pensar: Se os outros não podem, eu já vou dar conta. Experimente agora, confiando em Deus. E só. E, realmente, agora Pedro não diz: Senhor, eu te amo mais do que qualquer outro; podes contar comigo: Agora Pedro adota a única atitude legítima diante de Deus. A da humildade: Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo. Estas são palavras autênticas, que dizem ao mesmo tempo: Eu te amo, eu me esforço por te amar, aluda-me a te amar; tu sabes que este meu amor não é sempre 100%. Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo! 

III

É preciso salientar que este texto não fala só de Pedro? Talvez seja. Pedro é, a um só tempo, representante do cristão individualmente e da direção da igreja. Sua vida em relação a Jesus, como foi exposta acima, é um espelho do que se passa conosco, em nossa relação com Jesus Cristo. Falando de nós, refiro-me aos que creem, aos que têm fé em Jesus Cristo. 

É extremamente salutar olharmos para este Pedro para ver o que houve com ele. Olhar para Pedro, mas sem dizer: Mas que sujeito! Como é que pode? Não assim! Vamos olhar para Pedro, reconhecendo Realmente, assim sou eu. Como Pedro! Também eu, como Pedro, entro na igreja e confesso: Creio em Deus, Pai, Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra E em Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus, nosso Senhor, ... Creio no Espírito Santo. E eu também confesso diante de Deus os meus pecados e prometo fazer tudo para mudar a minha vida. Também saio depois lá fora e me esqueço. Também eu prefiro o comodismo a salvação - Tem compaixão de ti, Senhor! Também eu prefiro não gastar, prefiro minha segurança a seguir a Jesus como deveria, a me entregar pelo outro, como Jesus fez. Também eu nego a Jesus, como Pedro o fez, ou ainda pior do que Pedro, Também eu perco a coragem na hora H. Também eu digo: Não conheço este homem! Talvez não com estas mesmas palavras, mas no meu modo de agir, de calar-me, de me omitir, de faltar com a palavra certa no momento certo. E também eu, como Pedro, choro, então amargamente; sou um amontoado de debilidade e desespero; aniquilado pelo reconhecimento da minha falta de fé. 

Sim, Pedro sou eu. E Pedro é a igreja. O mesmo que eu disse de mim, poderia dizer da igreja, da sua direção, de toda a comunidade. Bastaria apenas trocar o sujeito das minhas afirmações. 

Mas, e agora vem o importante. Pedro sou eu também num outro aspecto. Depois de tudo isso, depois de toda essa minha traição, Jesus diz, como a Pedro, também a mim: Nelson Kirst, Hans Schmidt, Maria da Silva, tu me amas? O Novo Testamento está cheio desta pergunta. Desta pergunta do apunhalado ao que lhe mete o punhal nas costas: Tu me amas? Depois e apesar de toda traição, ele pergunta: Tu me amas? E me busca, me dá outra chance: Vamos tentar de novo! 

E, então, nos resta sé uma coisa. Responder. Não responder: Tá na cara! Responder como Pedro: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo: Senhor, tu me conheces até a última curva do meu cérebro, tu sabes como eu sou.: Eu quero ter fé, eu quero te amar. Ajuda-me na minha falta de fé, aluda-me na minha falta de amor. Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo!

E, estejamos certos, se for esta a nossa resposta uma confissão e uma súplica - ouviremos de Jesus o que Pedro ouviu. Aquela palavra, que expressa sua aceitação, seu amor imerecido: Segue-me! Amém. 

Oremos: Senhor, tu sabes todas as coisas. Também sabes que te buscamos e te traímos, que temos fé e não temos fé, que te amamos e não te amamos. Ajuda-nos a te amar, a ter fé, a não trair-te. Ajuda-nos a seguir-te. Amém.

Veja:
Nelson Kirst
Vai e fala! - Prédicas
Editora Sinodal
São Leopoldo - RS


 


Autor(a): Nelson Kirst
Âmbito: IECLB
Natureza do Domingo: Páscoa
Perfil do Domingo: 3º Domingo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 21 / Versículo Inicial: 15 / Versículo Final: 19
Título da publicação: Vai e fala! - Prédicas / Editora: Editora Sinodal / Ano: 1978
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 20308
REDE DE RECURSOS
+
Um coração repleto de alegria vê tudo claro, mas, para um coração triste, tudo parece tenebroso.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br